Dúvida sobre compra de notebook: migrar para ARM ou continuar com x86?

Olá, comunidade do Tecnoblog!

Estou com uma dúvida sobre a compra do meu próximo notebook e gostaria de contar com a ajuda de vocês. Estou considerando três opções: duas da Dell (Inspiron 16 Plus e Inspiron 14 Plus) e uma da Apple (MacBook Air 2024 com chip M3). Minha dúvida principal é sobre migrar para a arquitetura ARM (Apple M3 ou Dell com Snapdragon) ou continuar na consolidada arquitetura X86, com Intel.

Os notebooks que estou considerando são:

1. MacBook Air 2024 - 13 polegadas, Chip M3, 8 GB de RAM, 256 GB SSD – R$ 8.264,97.
  2. Dell Inspiron 16 Plus - Intel Core i7-155H, 32 GB DDR5, 1 TB SSD, NVIDIA GeForce RTX 4060 – R$ 11.399,00.
  3. Dell Inspiron 14 Plus - Qualcomm Snapdragon X Plus, 16 GB LPDDR5X, 1 TB SSD – R$ 8.999,00.

Tenho algumas dúvidas:

1. Migrar para ARM: Vale a pena fazer essa mudança? Especialmente em relação a compatibilidade de softwares e desempenho para trabalho com edição de textos e mídias no ambiente de ensino (sou professor e trabalho com ensino de jornalismo). Caso eu opte por ARM, devo ir de Apple, mesmo com uma configuração mais modesta, ou o Dell com Snapdragon seria uma escolha interessante?

2. Custo-benefício: Considerando um orçamento de no máximo R$ 10.000 e que quero aproveitar uma promoção na Black Friday, qual dos três modelos oferece o melhor custo-benefício para minhas necessidades? Além do uso no dia a dia, também trabalho com programas de edição leves, produção de conteúdo e um uso multitarefa relativamente intenso.

Gostaria que, ao darem suas sugestões, vocês explicassem as motivações por trás de suas escolhas, seja com base na experiência pessoal, uso de determinados softwares, desempenho, etc. Isso me ajudará a entender melhor as razões por trás de cada recomendação.

Muito obrigado pela ajuda!

1 curtida

Se for migrar para ARM, só posso recomendar os MacBooks, pois o Rosetta 2 parece funcionar de maneira muito mais satisfatória do que a camada de emulação x86 do Windows on ARM. Mas não pegue com 8 GB, mínimo aceitável hoje em dia (ainda mais em um equipamento nesse valor) é 16 GB.

Sobre os notebooks Windows com ARM, não recomendo nenhum. Dos poucos modelos que chegaram no Brasil, todos estão com preços estratosféricos e não justificam as dores de cabeça que você vai ter com softwares incompatíveis. Eles só brilham ao rodar programas compilados nativamente para ARM (que está aumentando, mas no momento não são muitos), se depender da emulação, o desempenho é terrível (novamente, para um equipamento nesse valor).

Em outras palavras, dos modelos citados, vá de MacBook Air (mas com 16 GB), ou se for permanecer no Windows, vá de Dell Inspiron 16 Plus…

7 curtidas

@mbc07 obrigado pela resposta. Quanto aos 16GB de ram, essa é minha pretensão. O problema é um que um MacBook com 16GB de RAM está acima de R$ 13 mil, então é uma valor alto para investimento. Quem sabe na Black Friday apareça uma oportunidade :wink:

Eu sou designer gráfico e tenho dois MacBooks Air 8GB (M2 e M3). Antes eu tinha um MacBook Pro 16GB com Intel.

Honestamente, a dificuldade de migração pro ARM foi zero e estou totalmente satisfeito.

O desempenho de ambos os MacBooks é ótimo para 99% do que eu faço. Melhor inclusive do que era meu Pro 16GB. Apenas nos outros 1% (edição de imagens ou vídeos muito pesados) é possível notar um pouco de lentidão. Se a sua principal atividade for captura e edição constante de vídeos, sugiro realmente tentar pegar um 16GB.

2 curtidas

Tenho pensado em investir um pouco mais e ficar nos 16GB de RAM. Fico receoso de 8GB de RAM ser pouco para os novos sistemas da Apple com a Apple Inteligence.

1 curtida

Não sei se no seu trabalho ocorre o mesmo, mas no meu caso preciso ficar com várias abas abertas do navegador, documentos Word/Writer, sistema da justiça, etc, e o PC aqui fica próximo dos 16 GB consumidos.

Hoje, em 2024, quase 2025, eu pensaria em 32 GB de RAM, como é meu caso, posso trabalhar em multitarefa tranquilamente com memória de sobra. Veja se acontece o mesmo com você, assim pode decidir melhor.

1 curtida

Se você faz questão de Windows, eu esperaria os Lunar Lake aparecerem no Brasil.

2 curtidas

Independente de ser Mac ou PC, antes de você ir pra ARM é essencial saber se os apps que você usa já estão compilados para esta arquitetura. Apesar de Windows e macOS terem emuladores (sendo o da Apple o melhor), há ainda softwares que ficam bugados; lentos ou se quer funcionam.

Cheque isso primeiro antes, conferindo se há versões ARM nos sites oficiais ou checando testes de terceiros nesses dois repositórios:

Se houver muitas opções (principalmente críticas) ainda não compatíveis, eu recomendo ir de Windows x86.

Se você busca por extrema portabilidade, o Macbook é a melhor opção, já que conta com um design compacto; leve e melhor autonomia de bateria, porém a falta de uma GPU dedicada pode impactar no tempo de execução de tarefas mais avançadas (edição de vídeo mais complexas, por exemplo). O macOS também lida bem melhor com um multitarefa agressivo sem travar. E há ainda o fator revenda, já que produtos Apple desvalorizam bem menos mesmo após anos do lançamento.

Agora, se você quer poder bruto acima de tudo, o Dell com RTX 4060 é a indicação certa, e nessa configuração deve envelhecer bem, sem apresentar desgate pelos próximos 5 anos, compensando o alto valor investido na máquina hoje. Por ter uma boa GPU dedicada, o preço de revenda também se manterá melhor por mais tempo.

Se tiver com verba pra pagar à vista no Pix, tem ofertas em importadores com um preço mais barato:

Vale dizer que Macbooks recentes não costumam ter descontos na Black Friday, mas ficar a atento a promoções de cashback/pontos nas grandes lojas e marketplaces pode ser uma opção (apesar que raramente os valores baterem dos importadores).

2 curtidas

Já disseram o que vou dizer com palavras mais bem colocadas que explicam melhor a situação, mas serei sucinto para fazer coro: fuja de Windows ARM.

1 curtida

Olha, vi uns reviews, do Leon tbm, dizendo que o Win ARM está bom, principalmente em relação a bateria.
Porém, o preço está ainda muito alto, e se depender de softwares específicos você certamente terá problema.
Seria interessante você pesquisar mais a respeito.

1 curtida