Dúvida com fonte de alimentação de PC

Eu fiz um upgrade de PC nessa BF mas mantive minha fonte antiga. Eis que essa fonte não possui 8 pinos para alimentar a placa-mãe, livres, apenas 1x4 e 1x6.

Eu sei que poderia comprar um adaptador de 6 para 8 pinos, mas eu nunca acho uma boa ideia adaptar “pra cima”.

Então gostaria de saber o seguinte, seria possível colocar os cabos de 4 e 6 pinos num adaptador 2x6 para 1x8?

(Antes eu usava apenas 4 pinos, mas nessa nova configuração eu pretendo tirar o máximo do PC, até fazendo OC. E nesse caso, eu li que é recomendado utilizar os 8 pinos.)

que placa mãe é essa para precisar de conector 8pinos? geralmente 8 pinos é conector PCI-E, até na minha fonte corsair CX650 o conector CPU é apenas 4 pinos.

Tem várias placas-mãe com conector extra de 8 pinos (ao invés do de 4 pinos). Não sei exatamente quando ou qual empresa saiu com essa (acredito que foi a Intel). As mais recentes, até onde sei, são tudo 8 pinos já.

E respondendo ao @gd_lpsm: não, não dá pra adaptar. Essa linha de 8 pinos tem um esquema de alimentação próprio. O mínimo que pode acontecer se você tentar “adaptar” é a placa-mãe não ligar. Ou pode mandar energia pra uma conexão que seja um neutro e/ou aterramento da placa e danificar. Você vai ter que partir pra uma fonte nova.

1 curtida

@LekyChan é como o @trovalds falou, a maioria, pra não dizer todas, placas hoje são 8 pinos. E pode ter sido a Intel mesmo, porque minha placa-mãe anterior era para Intel de 4ª e 5ª geração e já era 8 pinos.

Faz sentido. Eu não levei em conta que a ordem dos pinos fossem diferentes, dei uma conferida e a sequência é de fato diferente.

Mas eu consegui achar um adaptador 6 para 4 pinos, que era o meu problema. Eu já estava um bom tempo procurando e não encontrava, por isso pensei nessa gambiarra. rsrs

Vou deixar o link do adaptador pra caso alguém passe o mesmo que eu (só é meio “salgado”).

Posso dar minha experiência empírica só, não sei se aplica a outras configurações e placas, o pessoal mais técnico possivelmente dará mais informações.

Minha fonte, apesar de ser boa, uma OCZ de meados de 2009/10, só tem 4 pinos nesse conector pra CPU. As placas-mãe que usei todas eram de 8 pinos e como não tinha opção colocava só 4, tanto no meu antigo Core 2 Duo E8400 quanto no atual, qua já é bem antigo também :sweat_smile:, AMD FX-8320e, funciona bem de boa. Vale notar que sempre os usei em stock, nada de overclock.

Meu CPU atual é ainda bem antigo, um FX6300 e a minha placa mãe uma MSI Gaming 970 que ainda só tinha conexão 4 pinos, por isso não estava por dento de que atualmente é comum 8 pinos.

Por pretender fazer OC e não ter falado o modelo da tua fonte eu concluo que tu precisa de uma fonte nova.

Minha Seasonic S12II-520 tem conector 8 pinos e a minha GA-AB350M-DS3H V1 usa ele… Alias, a minha Corsair VX450W também possui esse conector, mas a GA-970A-DS3P REV2 não precisa dele…
Em ambas as fontes, o conector é formado por dois conectores de 4 pinos que saem do mesmo cabo.

1 curtida

Bom, boa sorte aí pra ti. Eu, particularmente, não gosto de adaptações. Principalmente se for o componente mais importante do computador. Eu já tive aborrecimento com fonte antes e aprendi que é o único componente que não pode se economizar na hora de montar um setup. E pelo seu relato é uma fonte antiga. E por mais qualidade que ela tenha, ela com o tempo perde eficiência e os componentes degradam.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.