Dropbox, OneDrive ou Google Drive?

Gente, será que rola um update do artigo abaixo, que já tem 5 anos? @higa @mobilon

https://tecnoblog.net/192524/dropbox-melhor-servico-nuvem/amp/

Na época eu tb era usuário do Dropbox porque o OneDrive, apesar de melhor integrado ao Windows e ao Office, não tinha sincronização diferencial, ou seja, fazia upload do arquivo inteiro de novo a qualquer salvamento. Isso gerava muitos erros pois eu sou o louco do Control B, salvando um arquivo a todo momento e o OneDrive não se entendia com os próprios arquivos do Office, gerando duplicatas e, bem, não tinha esse tipo de sync para arquivos fora do mundo Office, coisa que só apareceu ano passado.

Por causa disso, passei a usar apenas o Dropbox, mas estou cogitando voltar ao OneDrive, nem tanto pelo espaço oferecido pelo MS 365, mas pela integração com o sistema e por ter soltado o diff sync pra todo tipo de arquivo. Esse era o item que sempre foi essencial pra mim, que gero arquivos de 100Mb a mais de 1Gb (relatórios, arquivos BIM, imagens de satélite de altíssima resolução, etc).

Vocês teriam algo a atualizar nesse artigo, além do que eu citei?

O tamanho do chunking de arquivos tb era melhor no Dropbox em relação aos outros. Será que a concorrência melhorou?

5 curtidas

Acompanhando. Aliás, é sabido se OneDrive adotou o sincronismo via rede local que o Dropbox tem? É um recurso matador que eu usei bastante no passado.

Tem de atualizar ou refazer isso sim. @mobilon bora versão atualizada. =D

2 curtidas

Não vejo o porque atualizar já que não é um TB responde, mas seria uma boa uma nova comparação para ver quem atualmente seria o melhor

Também gostaria de uma matéria mais atual. Uso os três. O Google Drive tem mais arquivos. Perdi o Interesse no Dropbox pq o tamanho de armazenamento é muito limitado,a compressão é uma das piores e a qualidade das fotos fica muito ruim na versão que tenho.

Tambem acho válido um update na matéria. Eu usei o Dropbox por uns anos e acabei migrando pro OneDrive faz uns 5 anos +/- e foi a melhor coisa que eu fiz.

O que me fez migrar pro OneDrive na época foram 2 fatores: custo e files on-demand (arquivos sob demanda).

No Dropbox pra ter recursos como o On-Demand e outros recursos úteis, na época pelo menos, era só no plano Business que era o dobro do valor do Personal.

Fora a questão do custo, que na assinatura anual do Office 365 familia, se for dividir o valor entre as 6 pessoas, o preço fica ridiculamente baixo pelo que oferece (office 365, 1T OneDrive e 60min/mês no Skype). Se pegar promoção, consegue achar a anuidade por 150 reais pra dividir em 6 pessoas, 25 reais pra cada POR ANO. No Dropbox eu pagava 25 por mês só pelo armazenamento.

1 curtida

Tecnicamente falando, é o que a gente quer… hahaha

1 curtida

Eu também me enquadro nessa situação. Antes era Dropbox + Google Drive/Photos “desde criancinha”, agora estou no OneDrive e satisfeito. Realmente os problemas que existiam na solução MS deixaram de aporrinhar e tem funcionado sem maiores problemas. Passei até a usar meu e-mail @outlook em detrimento ao @gmail velho de guerra, pela integração.

Alguns erros que eu tinha no OneDrive antigamente:

  • Como eu salvava arquivos constantemente, o OneDrive não aceitava o salvamento até sincronizar a versão anterior. Como eram arquivos grandes, isso demorava (sem sync diferencial) e me obrigava a salvar fora do diretório e depois mover de novo.
  • O Windows Defender bloqueava o salvamento por parte de aplicativos que não fosse o Office, me fazendo gastar tempo com configuração de antivírus pra liberar os softwares que eu utilizava
  • O resume de upload era ruim e começava do zero caso eu parasse o upload no meio.

Me parece que o OneDrive resolveu isso tudo.
Mas seria bom avaliar esses aspectos com o Dropbox (que sempre funcionou) e com outros como o Drive.

Eu estou usando a pelo menos um ano, sai do google e migrei totalmente para o OneDrive, principal motivo foi os preços, pego 1 ano por 150 na Kalunga para 6 contas, cada uma com 1Tb + todo o pacote office incluso, bem mais vantajoso que o Google Drive pago.

A sincronização está bem eficiente, a do Google, não nego que era melhor, mas hoje em dia está bem bacana, principalmente a sincronização de fotos, permitindo q eu largue o Google Fotos que logo mais irá cobrar.

Mais um aqui que usa o plano familiar do 365.

E salvo tudo de trabalho na nuvem, inclusive com salvamento automático dos documentos do office.

Eu usava o Dropbox no estágio, mas era meio traumatizante.

Lembro que uma coisa que achava até um absurdo era que ELE CONSUMIA DADOS 2x, tanto no lado da pessoa que compartilha o arquivo, quanto o da pessoa que está recebendo o arquivo. Enquanto o OneDrive só consume armazenamento para a pessoa que está compartilhando a pasta/arquivo.

Outro ponto positivo do OneDrive é que ele é integrado ao Windows e me permite usar o placeholder, que é atualmente foi o único serviço pra pessoas comuns que vi fazer isso, quanto também ganha o Salvamento Automático do Office, que já me salvou de grandes perrengues.

Eu em termos de funcionalidades e usabilidade, preferia utilizar o dropbox. Mas o dropbox é muito caro e a Microsoft hoje oferta 1TB de One Drive junto com a assinatura do office 365.

2 curtidas

Uso todos os três porque sou meio noiado com perder dados :stuck_out_tongue: , porém eu prefiro o OneDrive porque tem integração com o Office, apesar de possuir apenas 5GB no plano gratuito.

Impressionado com o número de “OneDrivers” aqui.

Gosto do Google Drive mesmo, pela facilidade de já ter bastante coisa por lá mesmo.

1 curtida

Eu cheguei a usar o OneDrive e o Dropbox através de links simbólicos.
Salvava nos dois ao mesmo tempo.
Mas fui deixando isso de lado com o tempo, pelos problemas q citei acima.

Sou grande fã do Dropbox e Google Drive, ambos uso no plano grátis e nem estou perto do limite, já que tenho bônus de espaço em ambos (11GB e 19GB respectivamente).

Considero a sincronização do Dropbox melhor, mas o Google Drive é bem integrado aos serviços da gigante, então adoto um pro armazenamento pessoal e outro para projetos.

Tb uso as versões grátis: 18gb no Dropbox (muitas indicações ao longo dos anos), 40gb no Outlook (promoções diversas) e 19 gb no Google Drive (tb algumas promoções).

Estourei o Dropbox e gerencio o espaço no Google Drive pois uso só as fotos e o e-mail.
O OneDrive expliquei o porquê não usava e agora cogito retornar. Os 40gb quebrariam um galho inicialmente, mas a ideia é mais pela integração com o Office. Espaço não é algo que me incomode pois em todos basta comprar mais.

1 curtida

Eu ainda acho a integração do OneDrive com o Windows ruim. (IRÔNICO) kkkk

Aqui com frequência dá erro.
Prefiro usar Google drive por conta de mais espaço

Mas falam bem do Dropbox, porém o armazenamento é caro

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.