Download de apps fora da App Store terá "sistema altamente controlado"

Epic Games rindo a toa

8 Likes

Play store vira e mexe tem porcaria na loja. Agora imagina você podendo instalar por fora sem precisar permitir explicitamente. Apple eu tenho é pena. iOS/iPadOS eram menos inseguros justamente por causa da rigidez da loja. Agora acabou.

Os APPs vão abusar da espionagem nos aparelhos dos usuários e a UE vai culpar Apple e Google por “permitirem” isso. MAS como é que vai controlar os apps se você pode baixar de qualquer lugar sem restrição?

Pra variar a UE inventando coisa pra “proteger o cidadão” mas na verdade o monstro vai ser maior.

2 Likes

Sai do fake, Steve Jobs

8 Likes

Espero que não valha somente para a Europa…

4 Likes

“Com isso, o Google também deve deixar que os usuários de Android baixem apps de outras lojas além da Play Store.”
Ué no Android já pode.

1 Like

Cara, cada um faz o que quiser com o seu próprio celular. Se o cara quiser baixar um aplicativo modificado com malware, é problema dele. A Apple não deveria poder impedir que todos os usuários e desenvolvedores sérios fiquem presos a loja de aplicativos dela, em nome da segurança de todos. Se um aplicativo sério, sem malware, quiser ser oferecido em uma loja de terceiros porque a taxa é menor, tudo bem. Isso é monopólio. E a Apple adora monopólio, muito mais que o Google, Facebook, Microsoft ou qualquer outra.

7 Likes

Para maioria dos usuários não vai mudar em nada, vão continuar baixando da AppStore normalmente.

É só olhar a Google play, a grande maioria continua nela.

Além de que Apple deverá fazer uma propaganda massiva para as pessoas continuarem usando a Apple Store

4 Likes

Quem realmente preza pela liberdade de fazer o que quiser, não usa iPhone.

2 Likes

A dona :apple: vai fazer igual ela faz com o Safari, limitar ao máximo a execução de PWAs kkkk

2 Likes

Precisa configurar o aparelho pra permitir. No caso a partir do ano que vem isso vai ter que ser padrão: baixa e instala de onde quiser.

Pros demais: sideload é desligado por padrão no Android não é à toa. Google AD com anúncio malicioso tem aos montes. E adivinha se a empresa se preocupa. Daqui pra frente o sideload vai ter que ser padrão. Então nem preciso dizer o desastre que vai ser. Apple pelo menos era imune a isso. Agora com o Google injetando bilhões na Apple pra se manter na frente em buscas e anúncios, preciso dizer que vai dar ruim no iOS/iPadOS?

E adivinha quem vai pagar a conta de tudo isso? Quem compra smartphone. Alguém acha mesmo que Google e Apple vão assumir esse prejuízo?

Sim, é sobre ganância. Você vai pagar mais caro porque a UE precisa bedelhar sobre coisas que não lhe convém.

PS: a UE é crítica horrores sobre privacidade. Com o sideload isso tudo vai pro espaço. E adivinha de quem vai ser a culpa?

2 Likes

Você tá soando como o Hair Force One falando (e eu diria, mentindo) que o macOS tem problema de malware só pra justificar os 30%.
macOS tem o XProtect que é basicamente o “anti-vírus” embutido, nada impediria de expandirem para o iOS.

Ai, tadinhos, não vão poder pagar um jatinho pros executivos ano que vem. :crazy_face:

“agora”. Esses acordos tem mais de uma década.

Sideload não implica que o sistema de permissões do iOS e Android deixe de funcionar. Se você instalar um apk no Android o app continua tendo que pedir permissões do mesmo jeito que se viesse da Play Store, e o usuário pode continuar negando. Se tiver buracos, falhas, loopholes, exploits, a culpa é de quem desenvolveu o sistema.

Deviam é agir mais, aplicar umas multas, acertar onde dói: na carteira.

4 Likes

Ótimo. Mais uma coisa pra tirar autonomia da bateria. No Android já tem dezenas de apps parecidos.

Sarcasmo, sério?

meu “agora”: o Google está injetando MAIS dinheiro ainda.

Confundiu alhos com bugalhos aqui. No Android pra instalar um APK de fora da loja você precisa configurar no SO pra que isso aconteça. Não vem liberado por padrão. Permissão qualquer APP pede, seja de dentro ou fora da loja. Na OneUI, quando você tenta instalar, ele pergunta se você de fato quer fazer aquilo. Com o sideload liberado, isso aí nem vai poder existir na prática. Quando à permissões, 99% sequer leem que permissões o APP pede. Vai abrindo geral e pronto. E ainda marcam o “sempre permitir”. E falo por experiência: NUNCA subestime o usuário.
EDIT: a culpa é da loja se o aplicativo tem buracos e deixa passar batido. Tanto que na App Store aplicativo mal-feito não entra. Aliás a crítica maior sobre a rigidez é justamente pra evitar programador preguiçoso e más práticas de desenvolvimento. Mas com o sideload quem vai ligar pra isso? Se o APP drenar a bateria de canudinho, a culpa é da Apple e do Google que não enfiam bateria maior nos seus aparelhos.

OneUI (a exemplo):

Sim. O negócio é culpar Apple e Google com os furos de privacidade que a medida vai causar ao invés de olhar pro próprio bloco se desmantelando em crises (de imigração, financeira, etc). Inglaterra foi esperta e pulou fora. Sobrou pra Alemanha e França pagarem a conta (enquanto podem). França já tá arregando, diga-se de passagem.

1 Like

Aí você tem um ponto, mas também vale pra apps nas stores.

Apesar disso, Google apertou um pouco pra dar privilégios de acessibilidade, que dão acesso bastante profundo, no Android 13.

Ué, então por que os MacBooks tem algumas das melhores baterias do mercado? XProtect é parte do macOS, não é app de terceiros.
Google tem o Play Protect, parte do Play Services.

4 Likes

Cada um faz o que quiser com seu smartphone, sim. No entanto imagina que um amigo seu decide instalar um WhatsApp cor-de-rosa no telefone dele? Você pode ser exposto indiretamente se o app fizer uso malicioso dos dados que lhe dizem respeito também. Algo que permita explorar uma falha na rede local da sua casa como por exemplo envenenamento de DNS no roteador?

Enfim, muitos vetores de ataque se abrem que podem afetar outras pessoas indiretamente.

Pode ser um ganho para a liberdade, mas em troca perde-se segurança. E pelo menos para mim a segurança vale mais.

1 Like

Tirando a parte de instalar por fora do Android, no iOS tem esses mesmos problemas.

Acha mesmo que não têm propagandas maliciosas no iOS e aplicativos fuleiros, a diferença fica que a base do aplicativo usa o sistema da Apple em vez de ser desenvolvido pelo desenvolvedor e por isso apresenta ser mais bem trabalhado visualmente, mas é pelo iOS e não pelo aplicativo

2 Likes

Cara, eu tenho um Android e não instalo aplicativos modificados com funções Premium justamente porque sei dos riscos de malware. Entretanto, é justamente pelo Android permitir instalação de fontes externas, que eu posso instalar aplicativos de código aberto da loja F-Droid. Muitos desenvolvedores de pequenos aplicativos de código aberto não querem ou não podem pagar a taxa para manter um app dentro da PlayStore.

Ou seja, na sua cabeça era melhor o Windows também ser fechado. Todo mundo que quiser baixar um .exe deveria ser obrigado a baixar pela loja da Microsoft. E somente por lá. Microsoft essa que é conhecida por tentar prejudicar concorrentes em várias áreas, como de navegadores, para privilegiar o seu próprio navegador.

Ou Apple essa que já barrou atualização do Telegram por várias semanas e não deu explicações para os desenvolvedores do porquê. Só depois do CEO do telegram fazer uma reclamação pública da demora da Apple em analisar os aplicativos da Appstore para publicação é que no dia seguinte eles aceitaram a nova versão do telegram que estava há mais de 30 dias parada em análise.

Em nome da segurança, você prefere criar verdadeiros monopólios que sufocam a inovação e a concorrência? Eu entendi o seu lado, porém mais uma vez você trata os usuários como bebês que precisam de um adulto para auxiliar e nesse caso os adultos são 3 bigtechs (apple, google e Microsoft) que teriam extremo poder nas mãos. Hoje só a Apple tem esse poder, já que windows e Android permitem fontes externas. É exatamente por causa desse poder que a Apple não lança Imessage para android e nem suporta RCS no celular dela, então em países como EUA se você não tem um iphone você é excluído do grupo de amigos, porque todo mundo usa Imessage e quem não usa, a mensagem é derrubada para SMS/MMS automaticamente.

Outro exemplo foi o cabo que ela foi obrigada a mudar para o USB-C recentemente. Antes ela lançou um cabo específico para vender mais cabos ao invés de permitir que as pessoas comprassem ou usassem um cabo usb c qualquer que já tivesse em casa. A retirada do plug de fone de ouvido também foi controle de mercado, lá nos EUA haviam dispositivos que se conectavam naquele plug para transformar o celular em um leitor de cartão de crédito (que competia com o sistema de pagamento digital dela). Por isso ela retirou, obviamente que deu a desculpa de fazer isso para melhorar a qualidade áudio. E não podemos nos esquecer do carregador que não vem de série em nome do meio ambiente.

Ela faz controle de mercado em várias frentes em nome do lucro a todo custo. Não conheço outra empresa como ela. Até mesmo a Microsoft na época que ela tinha a liderança do browser com o internet explorer, ela já permitira instalar softwares externos, tanto foi assim que o google Chrome cresceu.

Só digo uma coisa: tomara que ela seja obrigada a abrir o iphone para aplicativos externos e também seja obrigada a implementar o RCS no Imessage.

3 Likes