Originally published at: Domínio público do Mickey em 2024 tira Disney da zona de conforto – Cultura – Tecnoblog
Mickey mudou a legislação para evitar cair em domínio público; propriedade da Disney sobre Steamboat Willie acaba em 2024
Muito interessante a máteria. Mas acredito que o Disney e Mickey estão corelacionados e dificilmente isso mudará, então não vejo adaptações de terceiros tendo algum impacto, pelo menos não nos Estados Unidos, no meu ponto de vista.
Impacto eu acho difícil. Como citei, o poder de distribuição da Disney é grande. Talvez veremos algo como a Coca-Cola faz: se for algo tão bom quanto os dela, ela compra os direitos do autor independente.
Mas entra o ponto de produzir conteúdos sem medo: camisetas, bonecos, vídeos para o YouTube e por aí vai
Que forma mais eufemista de falar que a Disney gastou mais de 4 milhões de dólares em suborno…
Excelente texto !!!
Lá fora o lobby é legalizado por lei
Uma dúvida: mas e em relação a algo feito no brasil, Os eua respeitam as leis brasileiras? e se muda as o prazo nos eua… oq vale para os outros países?
Prevalece a lei do país de origem da obra. No caso do Brasil, a legislação define 70 anos para entrar em domínio público. Tanto o Brasil quanto os Estados Unidos fazem parte da Convenção de Berna, a qual estabelece essas regras de validade do direito autoral.
Nos EUA a legislação permite o ato de fazer lobby, então não foram subornos, porque até se fossem não é algo que ficaria registrado tão facil em balanços para um site achar.
Bem observado
Mas a lei dos EUA não vale para o mundo inteiro. No Brasil vence quando?
No Brasil vence após 70 anos de publicação da obra. Mas, Brasil e Estados Unidos fazem parte da Convenção de Berna e isso define que os outros países (que estão na união) respeitem as leis de origem do trabalho sob direito autoral.
Não sei se dá pra chamar bem de “disputa” do Aranha entre a Marvel e a Sony. A primeira vendeu os diretos pra segunda, quando estava mal das pernas. Como o reboot dos dois filmes “O Espetacular Homem- Aranha” (com a Emma Stone e o Andrew Garfield) não deu certo, as duas empresas avisaram de trabalharem juntas, mas os direitos continuam com a Sony. Teve aquela novelinha da renovação do acordo, mas acertaram fazer mais alguns filmes juntos. Venom e Morbius são exclusivos da empresa japonesa até o momento.
Obrigado pelo esclarecimento. Usei o exemplo só para ilustrar que não precisaria desse rolo caso o personagem estivesse em domínio público.
70 anos, igual aos EUA. Pacto de Berna.
O Mickey tá tão enraizado na Disney, que acho difícil alguém conseguir explorar ele fora das assas dela.
Acho que a Disney não precisa se preocupar em perder os direitos dele, e demais personagens.
Matéria extremamente bem feita, muito detalhada e bem explicativa. Parabéns ao autor.
Espero estar vivo para ver As Crônicas de Nárnia e outras obras entrando em domínio público e ganhando um adaptação justa de alguma produtora.
Mas, falando do tema em questão, a Disney já nem tá ligando mais, passou-se o reinado do Mickey. Como o cara falou acima e digo aos meus amigos, Disney tá na pegada da Coca-Cola e do Facebook.