DNS com menor ping e maior velocidade

Na minha época de usuário Vivo, DNS da Vivo era mais rápido que do Google, etc hahahah

1.1.1.1 aqui é uns 16ms
8.8.8.8 13ms
NextDNS 13ms
Do meu provedor (Persis): 4ms

189.85.147.11 (Persis)

1 curtida

DNS primário e secundário dele, por favor.

200.189.58.254
189.85.147.11

Dando 3ms aqui agora… É dificil vencer DNS de provedor local [pois tá com server na sua cidade…].

2 curtidas

Essa ferramenta vai te dar a resposta. Leia com calma como usar pra tirar o melhor proveito dela.

https://www.grc.com/dns/benchmark.htm

1 curtida

DNS com menor ping SEMPRE será o do provedor, me referia em velocidade de resolução dos dominios. (Só sendo muito a BrTelecão [faliu, thanks] pra conseguir fazer algo que em teoria deveria ser a primeira coisa à ser pingada demorar mais que os outros à kms do lugar…)

1 curtida

Eu tenho meu próprio servidor DNS com PiHole. Sendo local é muito mais rápido hahahah. E uso Cloudfare e Google como alternativas. O bom que o PiHole bloqueia muitos anúncios (dependendo das listas que escolher).

Aqui é em casa fiz o servidor com notebook super velho e parado, mas dá pra fazer com Raspberry Pi.

2 curtidas

Seu provedor de internet permite você usar DNS de terceiros? Ou não fornece DNS próprio e fica a seu critério qual escolher?

2 curtidas

Eu tava pensando em fazer isso, mas o Raspberry Pi tá com um preço ridiculo demais pro meu gosto.
Será que rola comprar um Netbook com Atom single core pra tal fim? hahaha

3 curtidas

Em tese, qualquer máquina que tenha suporte pra Linux serve.
Mas mesmo se você encontrar um netbook mais barato do que um RPi, no longo prazo pode sair mais caro porque o consumo de energia de um RPi vai ser bem menor.

3 curtidas

O Atom em questão consome 0.65W. hahaha

3 curtidas

Eu uso Vivo. Quanto a permissão, não sei exatamente que tipo está falando. Obviamente eles tem DNS, mas eu tenho possibilidade de trocar, inclusive no modem fornecido pela operadora. Eu busquei trocar de DNS porque além da questão da privacidade (bloquear APIs da Xiaomi por exemplo), alguns jogos não se davam bem com o DNS da Vivo.

O notebook que estou usando vinha com um Celeron, mas depois fiz um upgrade para um Core 2 Duo. Mas como o @centauro disse, qualquer máquina deve servir. Teoricamente daria até pra fazer com máquina virtual, Azure, AWS e etc.

Edit: @Keaton de uma olhada no Orange Pi, é uma versão alternativa mais barata que tem no Aliexpress

1 curtida

Estou pensando em fazer isso também! Dá muito problema com as listas de bloqueio (falso positivos)? Queria algo que fosse só configurar uma vez e nunca mais me preocupar de vez em nunca.

1 curtida

Eu tive alguns problemas com certos sites, o último que me lembro era algum serviço relacionado ao Descomplica. Mas da mesma forma que existem listas de bloqueio, você também encontra listas de permissão comuns (eg: GitHub - anudeepND/whitelist: A simple tool to add commonly white listed domains to your Pi-Hole setup.).
Eu não devo ter adicionado mais que 20 endereços manualmente

1 curtida

A minha dúvida era com o modem desbloqueado mesmo. Tem operadora que manda modem bloqueado e/ou que não grava esse tipo de mudança.

2 curtidas

Eita, eu não sabia dessa. Tenho internet fixa da Net / Claro e sempre deixaram alterar o DNS no modem. Bizarro esse bloqueio de algumas empresas.

1 curtida

Pior é quando a operadora faz sequestro de DNS, não importando qual servidor tu consulte ela sempre redireciona para o dela, isso é uma mer**, por sorte acho que nenhuma das operadoras grandes fazem isso.

2 curtidas

Oi? 12344567890

Eu já tive problema no começo com o PiHole, agora tô usando o Adguard no Raspberry Pi - o que eu recomendo é pegar leve nas listas, eu já tive uma lista de 5 milhões de domínios e afins bloqueados e bloqueava muita coisa desnecessária.

Mesmo com o Adguard foi meio chatinho no começo, mas se tu percebe que algo tá travado e pode ser o DNS é só ir nas configurações, ver o que foi bloqueado por último naquele dispositivo e destravar, dalí pra frente para de ser problema. Depois de dois dias usando já foi super tranquilo, 0 manutenção e rola tranquilo em todos os dispositivos :slight_smile:

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.