DNS com menor ping e maior velocidade

Saudações! Adoraria saber qual DNS que possui menor ping e maior velocidade! Uso atualmente DNS Cloudflare 1.1.1.2. Tem outro melhor? Aguardo respostas…

ping depende da sua distancia física até o servidor, então vai variar muito.

3 curtidas

O que você quer não é o que o Keaton respondeu nesse outro tópico?

6 curtidas

Depende. Na teoria o DNS da operadora vai ser melhor. Mas aí tem questão de privacidade, etc.

O DnsBench é meio ultrapassado em algumas coisas, tipo nos resultados onde diz que é errado usar o DNS no router apenas, e não no DHCP. O que não faz o menor sentido hoje em dia.
Também não adianta fazer o teste sem antes adicionar manualmente os DNS da tua operadora, para então ter um resultado mais confiável.

Se o DNS da Vivo funcionasse 100% do tempo, eu nem perderia tempo procurando outro DNS. hahaha

5 curtidas

Usar o DNS alternativo no roteador em vez de distribuir ele por DHCP tem o problema de aumentar consideravelmente o tempo de consulta, pq o teu roteador tem um ping baixo, mas durante uma consulta DNS ele vai ter de consultar outro servidor, esperar a resposta, processar ela e depois te responder, tornando o processo muito mais lento do que consultar diretamente o servidor externo.

2 curtidas

O roteador vai funcionar como cachê. Depois da primeira consulta, todos que estiverem na rede podem aproveitar de menor tempo.

E de qualquer forma estamos falando de milissegundos, nada de exageros.

Fora que deixar no DHCP o IP do roteador ajuda a não zoar a resolução de nomes na LAN

E claro, há casos e casos, estou falando de casas ou até mesmo pequenas empresas.

2 curtidas

Descobri que o Next DNS é mais rápido que o Cloudflare e Google aqui. Além de ter várias features, como bloqueador de anúncios, trackers, rastreio de fabricantes/sistema, etc.
O do meu provedor ainda é mais rápido, mas é mais instável. É o grande dilema.

3 curtidas

Qual DNS de seu provedor?

Eu não conhecia esse NextDNS, porém mais rápido que o CloudFlare até o DNS da Vivo. hahaha

2 curtidas

Na minha época de usuário Vivo, DNS da Vivo era mais rápido que do Google, etc hahahah

1.1.1.1 aqui é uns 16ms
8.8.8.8 13ms
NextDNS 13ms
Do meu provedor (Persis): 4ms

189.85.147.11 (Persis)

1 curtida

DNS primário e secundário dele, por favor.

200.189.58.254
189.85.147.11

Dando 3ms aqui agora… É dificil vencer DNS de provedor local [pois tá com server na sua cidade…].

2 curtidas

Essa ferramenta vai te dar a resposta. Leia com calma como usar pra tirar o melhor proveito dela.

https://www.grc.com/dns/benchmark.htm

1 curtida

DNS com menor ping SEMPRE será o do provedor, me referia em velocidade de resolução dos dominios. (Só sendo muito a BrTelecão [faliu, thanks] pra conseguir fazer algo que em teoria deveria ser a primeira coisa à ser pingada demorar mais que os outros à kms do lugar…)

1 curtida

Eu tenho meu próprio servidor DNS com PiHole. Sendo local é muito mais rápido hahahah. E uso Cloudfare e Google como alternativas. O bom que o PiHole bloqueia muitos anúncios (dependendo das listas que escolher).

Aqui é em casa fiz o servidor com notebook super velho e parado, mas dá pra fazer com Raspberry Pi.

2 curtidas

Seu provedor de internet permite você usar DNS de terceiros? Ou não fornece DNS próprio e fica a seu critério qual escolher?

2 curtidas

Eu tava pensando em fazer isso, mas o Raspberry Pi tá com um preço ridiculo demais pro meu gosto.
Será que rola comprar um Netbook com Atom single core pra tal fim? hahaha

3 curtidas

Em tese, qualquer máquina que tenha suporte pra Linux serve.
Mas mesmo se você encontrar um netbook mais barato do que um RPi, no longo prazo pode sair mais caro porque o consumo de energia de um RPi vai ser bem menor.

3 curtidas