Gosto do Ubuntu, mas o Ubuntu não tem a estabilidade para sistema automotivo.
Sempre que tento usá-lo algo dá errado. Dá ultima vez simplesmente perdi todos os arquivos após uma reinicialização
antes, era só instalar qualquer versão do ubuntu que dava mensagem de erro no começo, as vezes, logo em seguida ao login
a versão 22.04 LTS já não dar mais erro, as versões não LTS eu já não sei, tem tempo que dei uma olhada
Em todo meu tempo de internet eu lia comentários falando mal do Windows, em 2022 eu comecei a usar Ubuntu e em um mês tive mais travamentos que havia tido no Windows 10 em anos.
Achei que poderia ser falta de ram, pois só tinha 8gb e geralmente o sistema travava quando tinha muita coisa aberta, mas aumentei pra 16gb e continuou travando com bastante ram livre. E não são travadas iguais as que eu tinha no Windows, onde um programa parava de funcionar mas o sistema continuava funcionando, no Ubuntu o sistema todo trava, nem a seta do mouse mexe.
Eu uso um HD portátil as vezes e já aconteceu duas vezes de dar problema no HD, aí fui pesquisar e tem uma linha de comando pra rodar no terminal que resolve o problema. Na primeira vez eu fiquei com raiva achando que tinha perdido tudo.
Como hoje em dia é possível rodar o terminal Ubuntu no Windows, acho que tem ficado cada vez menos necessário sair do Windows.
Pior que é assim mesmo, as vezes travava que não saia, só desligando forçado pelo botão