Dismorfia corporal: como os apps moldaram nossos rostos

Originally published at: Dismorfia corporal: como os apps moldaram nossos rostos – Comportamento – Tecnoblog

Em quarentena, tivemos que nos confrontar diariamente por meio videochamadas – e, aparentemente, não gostamos do que vimos

Tema de extrema importância.

Minha namorada tá há um bom tempo querendo fazer harmonização facial, botox e colocar silicone. Eu acho incrível como as pessoas estão cada vez ficando mais parecidas: boca, nariz, formato do rosto, dente mentex, corpos definidos e siliconados. Acredito que isso é uma moda e daqui alguns anos quando as pessoas reduzirem a quantidade de horas diárias no instagram e a maioria das pessoas estiverem iguais a tendência é que a moda volte a ser natural.

1 curtida

por isso fico longe de redes sociais, para mim só cria ilusões de corpo perfeita, vida perfeita, acho nojento e horrível. eu apaguei todas os redes sociais menos app de msg para manter contato com minha família.

1 curtida

Nunca gostei de tirar fotos, pq sou tímido.
Mas nunca me considerei feio - acho q dou pro gasto. :smiley:

Mas o mundo hoje está exagerando demais…problema nenhum usar um filtro pra tirar aquela espinha vermelha.
Mas as pessoas estão muito dependentes da sua própria imagem, com medo de serem rejeitadas.
Isso é uma doença!

4 curtidas

Tenho uma amiga que é viciada em fotos, porém 97% de suas fotos estão com algum filtro. Nas fotos, ela mostra uma pele facial que não é dela. Como eu a conheço, eu sei que o rosto dela não é como as fotos mostram. Acredito que muitas pessoas se sentem bem com as mentiras que elas mesmas criam. Esse caso dela é um comportamento generalizado. Tenho uma prima que só tira fotos com filtro.

Com filtro, todo mundo é bonito!

Sobre desconectar-se, o maior problema pra mim é falta do que fazer. Estudo durante a tarde e tenho o resto do dia livre, geralmente estou no whatsapp conversando e no twitter/instagram. É basicamente o que tenho pra fazer no tempo livre, já que não sou muito de ver TV ou filmes/séries, então enquanto tenho conteúdo pra consumir (tweets novos ou stories pra assistir) até que não ligo muito, mas pra mim o pior é quando não tem nada de novo, mas ainda assim continuo dando refresh na timeline procurando coisa nova, fico rodando de uma rede social pra outra procurando algo. Pra mim isso é indício muito forte de um vício, mas eu fico pensando que é total falta de opção do que fazer. Já pensei em ler livros ou fazer algo pra ocupar a mente, mas infelizmente não consigo colocar nada em prática pois requer concentração por muito tempo (um dos motivos que não consigo ver séries/filmes), é eu tentar fazer algo assim e em 2 minutos já estou entediado e pegando o celular pra ver algo. Acho que o maior atrativo das redes sociais (e também algo péssimo para nós) é que seu conteúdo é extremamente dinâmico, você não precisa gastar mais que 30 segundos em um tweet ou story e já parte para outro conteúdo. Com isso entramos em um ritmo frenético e no final não conseguimos fazer mais nada que precise de nossa atenção por muito tempo, ainda mais no meu caso que tenho déficit de atenção, parece ainda mais complicado encontrar uma solução.

Faz 2 meses que estabeleci horário para uso do smartphone. Eu estava igual a você. Ficava procurando algo novo no telefone o tempo todo. Parecia um zumbi. Tente fazer isso que eu fiz.

Comprem um Kindle e sejam felizes.
Melhor do que ficar dando refresh em rede social.

2 curtidas

Se você for estudante a melhor coisa que você pode fazer é ler e aprender coisas novas. Se não sabe inglês estude online, tente aprender o básico de programação, compre um kindle e leia muito sobre diversos temas. Tenho certeza que isso irá abrir um monte de portas para você no futuro não muito distante.

livros são a vida!!

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.