Diferenças entre Soundbar, caixa de som e Home Theater

Uma pergunta de um leigo no assunto, mas qual a diferença de um soundbar pra uma caixa de som normal pra ela cuatar 2k? Ainda, por que uma soundbar e não um home theater ?

De maneira bem simples.

Soundbar preza mais pela estética, valorizando uma construção menor e que caiba em espaços reduzidos (normalmente logo abaixo da TV). Eu acho que eles ganharam mais mercado com o emagrecimento das TVs.
Isso significa que eles vão possuir uma qualidade de som inferior porque física. Som precisa de espaço pra reverberar e como o soundbar tem um corpo menor, tem menos espaço pra reverberar e a qualidade fica pior.

Caixa de som resolve esse problema de física simplesmente sendo maiores, mas o problema disso é o espaço que ocupam. Fora que o fato de ser maior significa que você tem espaço para colocar um falante maior.

Home theater geralmente é um conjunto com várias caixas de som (incluindo um subwoofer pros graves) que ajuda a criar uma som mais envolvente porque você consegue distribuir as caixas de som no espaço. O número de caixas depende do tipo de sistema (2.1, 3.1, 5.1, 7.1).

3 curtidas

Uma soundbar utiliza uma tecnologia aonde o efeito surround (ou o som que te rodeia) é gerado de forma virtual a partir de técnicas baseadas no redirecionamento do som.

Muitas vezes isso é feito com a ajuda do próprio quarto aonde o som ricocheteia nas paredes fazendo o som parecer vir de outras direções.

O surround verdadeiro, oferecido por home theaters decentes, também chamado de surround discreto, é aquele que depende de mais de duas caixas de som sem contar o subwoofer, normalmente sendo no mínimo 5.1 (frontal direita, frontal esquerda, traseira direita, traseira esquerda, frontal central e subwoofer).

Esse sistema é mais caro por usar mais caixas de som e um componente para conduzir o sinal para as caixas., O investimento pode compensar se você quiser buscar um efeito surround verdadeiro e tiver espaço pra isso.

Além das caixas um home theater também acompanha um receptor de áudio e vídeo que é mais robusto em opções de codec do que uma soundbar, além de oferecer uma qualidade sonora mais limpa. Pense neles como hardwares dedicados para o tratamento e reprodução dos sinais de áudio e vídeo.

4 curtidas

Muito obrigado, @centauro e @R_F , pelo esclarecimento!

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.