Dicas de investimento com liquidez rápida?

Pra algum investimento com liquidez rápida (até uns 20, 30d vai), o que recomendam? :o

Você vai resgatar em 20-30 dias ou quer ter a possibilidade, para quando precisar, resgatar neste prazo?

Se for o primeiro cenário, com a certeza de ter que resgatar daqui 30 dias, qualquer um que seja “seguro”, renda fixa, até os 100% CDI da Nuconta.

Mas se for a segunda opção, varia muito conforme o seu perfil e o seu risco. Até onde sei, os fundos de investimento tem liquidez menor que essa. Uso a Monetus que tem D+1 pro FIA deles.

1 curtida

2a opção :slight_smile:
Vou procurar mais sobre a Monteus que falou, thanks! :))

1 curtida

Vc não citou rendimento, ainda mais nesse espaço muito curto de tempo.

Deixe na poupança ou algum CDI com liquidez diária.

Risco não combina com liquidez e necessidade curta.

Algumas contas rendem valores mixurucas, mesmo deixando o dinheiro na conta corrente.

4 curtidas

Bom lembrar que poupança só vale se for deixar por mais de 30 dias com certeza, porque o rendimento só acontece no aniversário do investimento.
Se quiser rendimento diário, é CDI com liquidez diária mesmo.

2 curtidas

Não é recomendação, até porque a composição de carteira muda, a minha inclui renda fixa, multimercados e fundo. Mas os últimos meses tive essa rentabilidade:

3 curtidas

Correto, mas o prazo é demasiadamente curto e mesmo em algum CDB, vai render miséria, a não ser que a pessoa esteja colocando alguns milhões, o que duvido muito.
Eu, particularmente, deixaria na conta corrente mesmo.

Como disse, as opções são essas e investimentos mais arriscados ou não tem liquidez diária, ou são muito arriscados pra um prazo tão curto.

Considere tb que para muitos investimentos, antes de 30 dias haverá incidência de IOF e o imposto de renda regressivo será com a alíquota mais alta (isso não incide sobre poupança, claro).

3 curtidas

É importante você pensar também no objetivo, mesmo com resgate abaixo de 20-30 dias, não adianta você esperar que em um ano um fundo de ações vai ter lucro. Quanto mais curto o objetivo pense em renda fixa, quanto mais longo da pra ir considerando proporções maiores em ações, FIIs, multimercado.

Dito isso, além do Monetus que gosto bastante tem a Warren que tem carteiras muito boas também, enquanto ações e renda fixa tem um tempo de resgate curto, outros tipos como multimercado podem chegar a 30 dias.

E se você tiver interesse e paciência pra gerenciar ativos, recomendo também uma casa de análise, a Nord Research. Eles tem diferentes carteiras de recomendações que você pode se interessar.

Poupança não vale a pena não. Mas você tocou num ponto importante, nos investimentos de renda fixa (e se não me engano fundos também) tem IOF nos primeiros 30 dias após investidos, então não vale a pena retirar antes disso.

1 curtida

Tem que entender TB o objetivo desse dinheiro.
Se é dinheiro de pinga, que não tem importância perder, pode arriscar mais (bem mais).
Mas se é um dinheiro que vc não pensa em perder (já está perdendo por causa da inflação), melhor ser conservador.

2 curtidas

IOF incide durante os primeiros 30 dias corridos em todos os investimentos exceto, acho, em algumas rendas fixas que são isentas como debêntures incentivadas, mas esses geralmente você fica com o dinheiro preso por mais de 30 dias mesmo então tanto faz.

1 curtida

Compra de ações diretamente não tem IOF também. Não lembro se FIIs tem ou não.

1 curtida

Acho que hoje, em relação a investimento de curto prazo com liquidez diária e com boa segurança ninguém bate o CDB 200% do CDI do Pagbank. Os “poréns” dele são que vc pode colocar no máximo 5 mil reais e ele vence em 3 meses, quando obrigatoriamente o dinheiro volta pra sua conta e vc precisa reinvestir (se quiser) nas opções disponíveis nessa ocasião

2 curtidas

Somente Tesouro Selic.

Reserva de emergência não tem que ter rentabilidade, se um banco desses quebra, você vai demorar mais do que 30 dias pra recuperar o dinheiro pelo FGC (se recuperar).

Vale lembrar também que a Selic está em 2,75%, então render “150%” do CDI eleva a rentabilidade bruta para ~4,12%. Descontando IPCA e IR continuaria uma rentabilidade real negativa.

Foca em buscar risco com investimentos de longo prazo, com ações, FIIs, etc. Pra reserva eu só confio em Tesouro Selic e deixo uma fração no Nubank pra usar de fim de semana.

5 curtidas

Ah e vale lembrar que o Tesouro Direto está sofrendo deságio por conta do cenário econômico atual: alto endividamento público, pandemia, pataquadas do desgoverno, etc.

Po ex, o Tesouro Selic 2027 está pagando, nesse exato momento, a Selic + 0,3454%. A taxa DI hoje está em 2,65% (B3). A Selic em 2,75.

(2,75 + 0,3454) / 2,65 == 1,1680

Ou seja, o próprio Tesouro Selic está pagando hoje o equivalente a ~117% do CDI, sendo ele mesmo o ativo com o menor risco do Brasil e com liquidez D+1.

5 curtidas

Acho importante ter uma parte em “liquidez imediata”, para utilizar débito ou saque em emergências, como o Nubank que você comentou. Ideal mesmo (pela segurança) é poupança de um banco grande.

1 curtida

Pode ser, também! Mas nessa fração a prioridade é a liquidez. O risco está mitigado pelo tamanho do fundo. Eu deixo no mesmo app do meu banco principal (nubank). Se fosse um bancão, escolheria a poupança do mesmo.

O que não vale a pena é deixar em outra instituição e ter que transferir pra conseguir usar na emergência. O Pix pode estar fora do ar, ou pode dar algum lag pra compensar, sei lá…

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.