Desmanche do Sony DualSense mostra como controle do PS5 funciona

Originally published at: Desmanche do Sony DualSense mostra como controle do PS5 funciona – Jogos – Tecnoblog

Gatilhos adaptáveis no controle DualSense são usados por jogos como Fortnite; vídeo detalha feedback tátil da Sony no PS5

1 curtida

Não sei se é a forma como a pessoa estava apertando ou o jogo q estava rodando, mas estava esperando uma resposta mais linear dos gatilhos

Estou curioso para as comparações com o controle remoto do Xbox One. Até agora “feedback tátil” “haptic dual sense” e etc me parecem nomes pomposos para algo que a concorrência já faz desde a última geração.

Eu costumo jogar bastante Overwatch, e com o controle do Xbox é nítida a diferença entre usar o arco e flecha do Hanzo, a cadência dos tiros do Lúcio, o impacto dos tiros do Sigma/Roadhog e etc. Queria ver o quão superior é o Duansense nesse aspecto.

Quero ver o que vai ter de pessoa quebrando isso ou machucando o dedo nesse troço. hahaha

@igor_meloil
Você diz no vídeo de desmanche? Ou em algum outro vídeo específico?
Porque o gatilho em si é pra ser adpatável, com a adaptabilidade sendo possível ser ajustada de acordo com o jogo. No caso, o desenvolvedor precisa definir isso.

@marcosoliveiran
O Dave Lee (do Dave2D) deu as impressões dele sobre o haptic dual sense e pelo que ele disse, a resposta está em outro nível, já que usa um outro tipo de motor que consegue dar respostas bem mais variadas. Mas também vai depender de os desenvolvedores programarem isso direito nos jogos.

Será que esse motorzinho vai aguentar a força do “odio” dos jogadores? Sei não

1 curtida

Digo no vídeo do tweet que tem na matéria. Estou supondo que é uma reação causada pelo jogo, se for num arco imagino que a resistência seja mais linear.

Nunca percebi essa diferença. Vc usa o original do xbox? (o meu é o que veio com o onefat)

Edit. Em tempo, a ideia é legal, agora resta saber se é um grande diferencial ou apenas uma feature que ngm vai dar bola

1 curtida

Os controles de Xbox, começando pelo Xbox One, tem motores de vibração independentes nos gatilhos (Impulse Triggers), mas a força necessária para a ativação do gatilho é sempre a mesma, enquanto no Dual Sense isso pode ser ajustado dinamicamente pelo jogo (Adaptive Triggers). Vários sites (incluindo alguns bem famosos) não entenderam essa diferença e reportaram os Impulse Triggers, já existentes no Xbox, como sendo a mesma coisa dos Adaptive Triggers do PlayStation 5, sendo que se trata de um recurso inédito no Dual Sense.

Mesma coisa em relação ao feedback háptico, o Dual Sense usa atuadores ressonantes lineares ao invés de motores de vibração convencionais, utilizados em praticamente todos os outros controles. Único feedback háptico comparável ao Dual Sense no momento é o HD Rumble presente nos Joy-Con e Pro Controller do Nintendo Switch, que também usam atuadores ressonantes lineares ao invés de motores de vibração convencionais…

3 curtidas

Sim, como eu disse no meu comentário, a resposta do gatilho é adaptável, mas depende do desenvolvedor implementar isso.

Eu uso o do ONS S. Para mim é uma feature muito bacana, faz bastante diferença já xbox. Imagino no Dual Sense que promete uma experiência aprimorada.

Interessantíssima a resposta. Vou dar uma pesquisada mais a fundo para entender melhor essas diferenças, mas julgar pelo seu comentário realmente parece ser uma diferença mais profunda do que eu imaginava.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.