[DESABAFO]Meu odioso provedor de internet

OBS: O texto está bastante desconexo, foi escrito em diversos dias durante momentos de raiva.
Tenho treinado muito minha paciência nos últimos meses. Devido à quarentena (sim ainda estou em quarentena) tive de sair da cidade grande e retornar para a casa de minha mãe interior de SP numa cidade com pouco menos de 10.000 habitantes. Nesta pacata cidade há dois provedores de internet, um deles cobra 100 reais por 10mb (e não entrega nem metade), o outro, relativamente novo no mercado tem opções melhores, assino um plano de 50mbps (em fibra, ponto importante logo mais) por módicos 90 reais mensais. Assinei este plano em fevereiro e para uso “comum” ele é bem proveitoso. Os 30mbps do “wifi” servem para whatsapp e netflix sem gargalos porém, para algo minimamente hard é uma decepção. Boa parte das minhas aulas online (agora em formato ead)é ministrada pelo Teams, mas seja via Meets, Zoom, mConf(serviço interno da universidade), Skype ou até mesmo chamada de vídeo de WhatsApp é inviável manter o upload. É demorado estabelecer a conexão e uma vez em chamada é possível ver vários pixels onde deveriam estar rostos ou slides. Logo que cheguei (e presenciei a péssima qualidade do serviço) contatei o provedor, que delicadamente me enviou a mensagem

“Atenção houve rompimento de fibra em uma de nossas operadoras. No momento estamos Trabalhando Somente com Link de Redundância, podendo gerar lentidão”.

Ponto 1: A redundância não deveria justamente cobrir este problema?
Isso colocado, vamos ao real absurdo: suponha que eu notei o problema dia 5 e a velocidade se reestabeleceu dia 10. Me informaram que seria proporcional, pois bem, dia 25 do mês em questão e veio o valor INTEGRAL, reclamei novamente e recebi “desconto” referente a 5 dias, minha raiva é: o “rompimento no link” ocorreu sabe-se lá que dia e eles não informaram pois a maioria dos clientes não iria notar mesmo, e deram o desconto nos dias que eu reclamei que estava abaixo do esperado. O suposto problema poderia estar ocorrendo há uma semana, um mês, não tenho como saber pois eles não informaram e meu uso não foi “intenso” (intenso ao nível de usar 50% do que contratei). Como era meu primeiro mês realmente usando (até então era apenas minha mãe, que não consome praticamente nada) decidi não buscar ainda mais briga e simplesmente paguei o valor total. No mês seguinte fiz testes de conexão diariamente em diversos horários, sempre enviando ao provedor e solicitando abatimento proporcional. No fim do 2º mês de uso tive 20% de abatimento pois “é o que o jurídico liberou”, mais uma vez briguei pelo valor correto e no fim paguei 55% do valor da fatura original (pois as medições estavam péssimas).
Todos os meses tenho essa mesma discussão com eles e virei um escravo da ookla pra não ser roubado. Não tenho como mudar de operadora pois não há concorrência.

Ponto 2: o roteador
Até o momento da contratação a casa não tinha roteador, e claro que eles tinham a solução: nós te vendemos um e parcelamos o valor na fatura, até então ok, o problema é que cobraram 270 em um Intelbras IWR 3000N, um modelo básico com duas antenas e nenhuma entrada para fibra (ou usb).
Uma outra coisa que sempre me incomodou: o serviço é vendido como fibra ótica porém a fibra chega até o modem, onde há uma “conversão ethernet” para o roteador. Conversei com os técnicos da empresa e eles disseram que é normal, como não entendo tanto de infraestrutura meio que aceitei o fato.
Em dado momento quis mudar a senha do wifi, claro que eles oferecem esse serviço por módicos 20 reais. Sabem como descobri? Quando entrei digitei 0 168.192.0.1 no navegador e os usuários e senha do roteador sempre davam como incorreto. Entrei em contato e soube que:

“Bloqueamos o acesso ao roteador para evitar possíveis transtornos.”

No mesmo momento comecei outra discussão e eles se negaram a dar o usuario e senha, tive de ir até o escritório assinar um termo de responsabilidade pra isso.
Aceitei grande parte disso pois estava “previsto em contrato” que minha mãe assinou sem ler. Solicitei então uma cópia do mesmo porém claro que não poderia afinal “não estava em meu nome, legalmente eles não poderiam fazer isso”. Semanas depois, consegui mudar a titularidade do contrato, passando ao meu nome (o que foi feito em 5 minutos, tive de assinar o boleto do mês seguinte, pra eles não faz diferença o trouxa que tá pagando), assim que assinei solicitei minha cópia do contrato e curiosamente eles não tinham acesso pois “apenas o setor jurídico pode abrir estes arquivos”. Depois de demasiada briga consegui minha cópia (onde não constava bloqueio do roteador ou nada citado acima). Pulamos para hoje, 25/09 e eu enfrento os mesmos problemas, todo dia mando mensagem, todo mês tenho desconto por descumprimento contratual e é isso, não tenho para onde correr pois o único concorrente consegue ser pior.

1 curtida

Eles te venderam o roteador e não querem dar a senha? Sério, eu teria perguntado se eu tinha comprado o roteador por um preço superfaturado para não poder mexer nele.

1 curtida

Normal isso mesmo, pelo menos aqui todos os provedores que usam fibra trabalham dessa maneira. E também não há grandes problemas, 99% do caminho foi percorrido na fibra, pouca interferência vai ocorrer do modem pra o roteador.

Aqui meu provedor é comodato, na época que instalei resolvi ficar com o meu, justamente pra ser livre e fazer o que quiser com ele, passou alguns anos a internet tá em 100mb e o roteador simples tá no fim da vida depois de uns 10 anos. Fui pedir pra instalar o roteador do provedor e falaram que só forneciam na hora da instalação, depois eu tinha que pagar pelo serviço de wi-fi, 20 reais por mês e tem suporte remoto com um monte de besteira. Deixei pra lá, até pq prefiro comprar o meu e continuar com controle total sem ninguém incomodar.

Tirando esse problema com roteador, sou muito satisfeito com o provedor atual, só fico de olho na qualidade da conexão para reportar os raros problemas. Mas no meu provedor anterior estava igual a você, sempre reclamando, e toda vez que ligava era promessa que iriam melhorar e colocar fibra.

Eles cobram pra mudar senha do roteador/wi fi ? eu não acredito que eu tô lendo isso, que absurdo cara, a que ponto chegou a ganancia do ser humano, aqui onde moro tem provedores que bloqueiam o roteador mas se o cliente não quiser não é bloqueado, e caso peça a senha eles dão, outra coisa não cobram por roteador é emprestado pelo provedor.

Isso da fibra é natural ela chegar até a ONU (dentro da tua casa) e ser entregue ao roteador por cabo ethernet, e é até melhor assim, já que a oferta de roteadores wifi com fibra é pequena e são mais caros.

De resto, tu tem 110% de razão em ser chato, o problema é que não vão mudar, eles venderam mais capacidade de banda do que tem pra entregar, e provavelmente os roteadores deles devam ser fracos e mal configurados, ai fica dando esses gargalos mesmo, o honesto ai seria vender 20 e entregar os 20, mas o cliente médio é burro, gosta de pagar por algo que não vai receber e nem precisa.

Também to numa briga aqui pra trocar de radio pra fibra sem ter de engolir o modem bloqueado da operadora.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.