Depois da Samsung, Oppo promete atualizar celulares Android por quatro anos

1 curtida

mais um adendo para a maçã, ela continua atualizando o iPhone 6s continua sendo atualizado, recebeu o IOS 15.7.2 na semana passada

não sei o que foi que aconteceu com a Apple, mas 7 anos é um bom tempo para um smartphone, a questão fica agora com os notebooks se vão ficar os setes anos ou se vão aumentar como vem aumentando nos smartphones

1 curtida

Sempre bom lembrar que a Samsung não atualiza todos os celulares com 4 anos. A maioria recebe só duas atualizações.

1 curtida

Só que o buraco é bem mais embaixo. Diversos apps deixam de funcionar em iPhones antigos por exigirem uma versão mais recente do iOS, atualização menor de segurança não resolve isso, independente da idade do aparelho.

O Android, por mais fragmentado que seja, tem muito menos problemas com isso por conta do Google Play Services, que inclusive já levou vários recursos novos para aparelhos até mais velhos que o iPhone 5s.

Você dificilmente ficará sem acesso a algum app no Android por conta de versão antiga do sistema. Já nos iPhones que não são suportados pela versão atual do iOS, boa sorte (você vai precisar)…

8 curtidas

É aquele negócio, pra empresa é claro que é mais vantajoso atualizar/dar suporte apenas aparelhos absurdamente caros no catálogo dela, os demais clientes (que são a maioria) que se f*dam.

Capetalismo.

A maioria recebe 3. Fora que o custo de atualizar vem embutido no custo do aparelho.

Logo, se quer mais atts = pague mais caro. Nada de mais.

3 curtidas

Verdade verdadeira !

Eu creio que só linha A pra cima ( a 33 pra cima ) e linha M nenhum aparelho… tudo com 2

Enquanto isso, sigo usando meu Mi A2 de 2018, atualmente com Android 12 via Custom ROM, e já olhando as com Android 13.

Se as fabricantes não fazem, a comunidade da seus pulos.

Aí vem uns devs, e cria uma rom personalizada de graça.

No tempo livre, por hobby e sem nenhuma grande responsabilidade ou consequência em caso de dar algum problema (embora muitos se dediquem bastante para lançarem roms de alta qualidade e a resolver os problemas que surgirem).

Diferente de uma empresa que precisa pagar pros funcionários para fazerem isso no tempo de trabalho, que é limitado e (em tese) precisam se preocupar com a qualidade por obrigação.

É uma questão de gerenciamento de recursos.

1 curtida

Não vou fingir que sei como a empresa x ou y funciona. Mas falando como CONSUMIDOR:
Já vi 1 único dev criando rom personalizada totalmente funcional, e corrigindo problemas. Um dev fez uma ROM Android 13 pro Moto G6 Plus (tecnicamente beta, mas totalmente funcional com pequenos erros) em 2 meses. Eu duvido que o custo pra isso seja absurdo pra uma empresa que já tem funcionários pagos exatamente pra fazer isso. Ainda mais sendo que poucos funcionários já poderiam fazer. Atualizações do sistema Android pela Google são anuais, as empresas entregam (quando entregam) em mais de ano na maioria das vezes.

Defender uma empresa de porte grande que VENDE aparelhos, TEM lucros de milhões/bilhões, como se ela não tivesse como pagar uns poucos devs (que já paga) pra atualizar o OS do aparelho por pelo menos uns 3 anos (que são apenas 1x ao ano) é sacanagem… E olha que como vc disse, os devs de rom personalizada fazem “No tempo livre, por hobby”

Mais fácil ser sincero e dizer que a empresa pouco se importa com o pós venda ao cliente e que querem mesmo a obsolescência programada pra vender mais.

Elas podem diminuir bastante o trampo com pós venda diminuindo a porrada de variação inútil lançado anualmente. Diminuindo a quantidade absurda de modificações desnecessárias no sistema.

Resumindo, é o de sempre, a empresa só quer saber de venda e lucro, e o pós venda/cliente q se f*da.

Sim, porque a empresa prefere direcionar os seus recursos em outro setor, como o de desenvolvimento de novos produtos.
Volta no que eu falei, gerenciamento de recursos por parte da empresa. Se você quer ver essa simples constatação de um fato como “defender uma empresa”, beleza. Eu vejo como uma simples afirmação.

2 curtidas

Comparar atualizações de Android com iOS não faz mais sentido. A Apple libera atualizações de segurança pra iPhones antigos, sim, mas a Google faz o mesmo por meio do Google Play Services e Google Play System Update. O patch de segurança, liberado pela fabricante, é só uma parte do sistema de atualizações de segurança do Android.

2 curtidas

Updates de versão não, mas update de segurança sim, ainda tem celular da falecida linha J recebendo (esporadicamente).

Os nerds com tempo livre™ também não tem gastos com certificações e testes que são necessários em algo oficial.

3 curtidas

Tá ai o teu custo, pelo menos 10 mil reais por modelo de aparelho.

Nem tão poucos né, pela pressa que os clientes tem de que lancem quase que imediatamente a atualização, vai precisar de pelo menos um dev para cada aparelho, a Samsung deve ter uns 100 aparelhos atualmente elegiveis para atualização, então vira um time bem grande de pessoas sim.

Fora que cada modelo tem várias versões regionais diferentes, alguns chegam a ter 10.


(esse daqui são as versões do S22)


O cara paga 700 reais num celular, não entende nada do funcionamento interno da empresa, e quer ficar reclamando do cronograma de atualizações.

Eu tenho um modelo da linha A.
Recebi att? Ainda não.
Vou ficar chorando? Não pois se que paguei por um dispositivo custo-benefício que não é prioridade da empresa. Visto que estou pagando mais barato por ele e existem pessoas que pagam mais caro em outros modelos. Se cobrassem o custo da atualização a parte (como a MS faz com o Office 20xx quero ver quem pagaria pra atualizar)

Eventualmente vou receber a att e vai ficar tudo bem. Fora que além da Samsung, Google e agora Oppo mas nenhum empresa sequer tem um cronograma organizado desses.

Quer mais atualizações = :sparkles: pague mais caro :sparkles:
Nada fora do mundo normal.

10 mil reais pra empresa multimilionária com lucros de milhões/bilhões de dólares por ano é troco de pinga. Se converter então…

Pressa essa que só fica na vontade do cliente, a empresa sempre demora meses beirando a ano. Eu até entendo se demorar um pouco desde que não libere já com o outro SO sendo lançado (Versão 12 no lançamento da 13). O importante seria ter a atualização, que se traduz em bom pós venda e não obsolescência programada.

:arrow_down:

10 mil por aparelho por pais, se a samsung tiver 100 aparelhos sendo atualizados em uns 50 paises, já virou 50 milhões.

A solução racional é desenvolver em um país, testar, lançar e depois ir atualizando os outros, só que isso leva tempo e o povo fica enchendo o saco nos foruns como esse daqui achando que tudo é muito barato para a empresa e que fariam melhor, só que não fazem m**da nenhuma, nunca ajudaram em nenhum grupo de software livre.

3 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.