Dell anuncia no Brasil PC com AMD Threadripper e até 1 terabyte de RAM

1 curtida

Caramba, 2k dólares pela opção de entrada. É um valor muito interessante! Com certeza a opção com o processador de 64 núcleos vai custar muito mais. Mas ainda, assim, é um valor relativamente atraente.
Como deve ser bom morar num lugar onde se pode pensar em ter uma máquina como essas. Enquanto isso, meu i7 de 9a geração vai ter que aguentar o tranco por mais um longo tempo…

até que a Dell demorou de lançar, a Lenovo já tem um já bastante tempo.

Só que até agora, a Dell não lançou o novo XPS de 13

Seria legal entrevistar alguém que usasse uma workstation dessas para entender o que eles fazem com ela.

Porque 1 TB de RAM não me entra na cabeça.

2022 e você não sabe o que é um servidor?

Na própria matéria fala que não é servidor.

Não sou da área, mas um dos usos possíveis é na simulações de física de alta resolução/precisão, seja de partículas (como correntes de ar ou líquido) ou de campos (magnético, por exemplo).
Eu imagino que o uso pra renderizar animações 3D com simulador de física ligados também seja um possível uso que requeira uma tonelada de memória também.

1 curtida

O top deve sair algo entre um e dois carros populares…

Essa máquina não é servidor, está na própria notícia.

Mas não é para entrar na cabeça… geralmente a gente enfia 1TB de RAM na placa mãe mesmo…

Mas falando sério… tem certas simulações que fazem um uso absurdo de memória e processamento… por exemplo, os que simulam a aérodinamica comem muita memória e processamento. (Sim Flow, Flowsquare, etc)
Já o Linus usou para abrir o Chrome.

Como somente 2k de dólares? Se só o processador custa o preço de um carro popular usado.

A versão 3995WX pode ser encontrada por R$ 40k. Além disso, a placa de vídeo RTX fica na caso dos 4.5k de dólares

Tá certo isso Arnaldo?

Esse é o preço do modelo base, que vem com um 5945WX de 12 cores e 24 threads.
Seria uma evolução do 3945WX, e não do 3995WX.
Os outros componentes eu imagino que sejam básicos também, como 8GB de RAM e HD ao invés de SSD.
As especificações possíveis estão no kit pra imprensa que a Dell soltou:

2 curtidas

E olha que essas máquinas vão ter sim uma saída relevante aqui no Brasil! Muitas empresas as usam para modelagem e softwares de simulação, que precisam de muitos núcelos e uma quantidade gigantesca de RAM.

1 curtida

Na tabela que eu tinha acessado aqui, não me atentei que o valor se referia ao processador somente, então estava realmente estranho. Eu atualizei o texto chutando algo inicial na casa dos US$ 5 mil. O chip de início é o 5945WX, como já apontaram aqui, seguido de uma GPU Nvidia T400, que é baratinha. Então acho que esse é um valor mais realista, mas só mesmo quando lançarem pra confirmarmos.

Usa, mas é para nicho específico de algumas áreas. Tipo editor de filme 8k imax, geofísico, simulação de aerodinâmica com muitas funções e variáveis, algo do nível.

Uma comparação simples, é que para nós, 128GB já é algo absurdo, para esses caras é mais ou menos um computador de 4GB, então 1 tera é o que precisa para trabalhar

Quem deve usar muito aqui no Brasil deve ser a Embraer e Embraer Defesa que deve fazer muitas simulações de como o avião funcionaria enquanto estivesse voando, dizem que essas simulações no desenvolvimento fazem eles economizar no mínimo dois anos no desenvolvimento de um novo avião, pois fazem várias simulações de estresse em aviões e peças e calcula a vida útil também

1 curtida

Eu acho engraçado que um computador desse tem conectores PS/2 e porta serial ainda… hahahah

Provavelmente por causa de sistemas KVM

Não encontrei o link, mas esses tempos eu caí em um vídeo explicando essa questão.

No final dos anos 90, a Intel introduziu um novo barramento (LPC) para simplificar a conexão de dispositivos antigos, que ainda dependiam do antigo barramento ISA. Com o passar dos anos, o controlador LPC eventualmente foi “absorvido” pelo Super IO, que está presente em todos os PCs, por ser responsável por várias coisas (ventoinhas, sensores de temperatura, LEDs, etc.).

Visto que todo PC tem um controlador Super IO, que por extensão, oferece suporte ao barramento LPC, é trivial incluir conectores PS/2 e portas seriais, mesmo em computadores mais recentes…

2 curtidas

Geoprocessamento precisa de máquinas desse calibre aí. De preferência com RAM de sobra. Um mapa de satélite bruto chega na casa das centenas de gigabytes fácil.

Outra área: qualquer coisa relacionada a CAD. Projetos 2D/3D enormes que podem ser carregados de uma vez só sem comprometer a máquina por falta de memória e processador.

Enfim, é equipamento que tem público.

2 curtidas

Eu uso 512GB de RAM. Processamento de imagens. Trabalhamos com aerolevantamento, muito usado em Topografia e Engenharia Civil.
Pesquisa aí, AGISOFT.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.