De quem é a culpa quando os resultados do Google não nos ajudam?

Eh… tu respondeu isso no artigo errado. hahaha

Nem tudo é “encontrável”, no Google.

Matérias como Análise Matemática (e outras) em ambiente de Bacharelado, Mestrado e por aí vai, dificilmente terá exercícios resolvidos por lá. Tem exercícios em que a solução sai em duas ou três folhas totalmente preenchidas. Eu mesmo assisti uma aula online da UFBA onde a professora levou uns 40 min direto escrevendo uma solução de um problema de Cálculo III (se a minha memória não estiver falhando). Terminado esse tempo, deu um intervalo de 10 min aos alunos, quando um deles se pronunciou:

  • Professora, ao voltarmos qual será o próximo exercício?

Ao qual ela respondeu:

  • Essa foi só a primeira parte do problema. A segunda, que é bem mais complexa, ainda vai levar mais de uma hora.

A partir de um determinado nível mais alto de complexidade, o Tio Google ajuda bem pouco.

Minha filha, que atualmente está ingressando no Doutorado de Matemática na UFRJ, usou um dos dois volumes de um livro de Física na UERJ, na época da pandemia (2019/20 se não me engano), cuja última movimentação daquele exemplar havia sido em 1974. E foi bem pouco usado (escrito em lingua inglesa). Na época ela fazia estudos sobre sistemas caóticos.

Perguntei se o Google não ajudaria nos trabalhos, o que ela respondeu: “Papai, até os períodos iniciais das matérias avançadas, você acha muita coisa no Google. Depois, é uma escuridão total. Só pesquisando muito nas publicações alemãs, francesas e outras mais, é que se consegue material útil. Eu nem me dou mais ao trabalho de buscar certos assuntos no Google. Tem que ralar para aprender, mesmo”.

Longe, bem longe, de ser o dono da verdade, mas é muito por aí.

Não seu como será, a partir da IA. Só vivendo, para saber.

5 curtidas

Kkkkkkk nem reparei

Se a pessoa não estiver pesquisando sobre noticias, informações recentes, artigos ou um site é melhor usar o ChatGPT.

2 curtidas

É a grande expectativa, promissora por sinal!

1 curtida

Tenho notado ultimamente sites, inclusive este, que colocam no final do título uma frase de efeito do tipo ‘entenda’, ‘saiba mais’, ‘veja’, etc. Acredito que seja mais um ‘truque’ de SEO descoberto e isso é um exemplo da pasteurização da internet.

Não tenho uma informação analítica precisa, mas tenho experimentado melhores resultado no Chatgpt do que no google (a depender da necessidade, claro). Localizar uma notícia mais antiga é praticamente impossível. Muitas vezes tenho a sensação de que ele não retorna o que preciso e desisto. Isso vale para as pesquisas no youtube tbm. Comecei a testar o duckduckgo para comparação.