DC-Roma é um curioso notebook que traz chip RISC-V e Ubuntu Linux

RISC-V é o nome da quinta versão de uma arquitetura de conjunto de instruções (ISA, na sigla em inglês) para chips chamada Reduced Instruction Set Computing.

RISC-V não é uma quinta versão

2 curtidas

“RISC-V” stands for Reduced Instruction Set Computing (RISC) and the “V” represents the fifth version of the RISC architecture.

7 curtidas

o DC-Roma RISC-V Laptop II entrará em pré-venda no site da DeepComputing com preço equivalente a US$ 1.000

Claramente usar um chip livre de licenças não ajudou muito a baratear o equipamento, chego até a dizer que foi ele que encareceu o produto, visto que a concorrência consegue entregar coisas parecidas usando Intel, AMD e até ARM com preços melhores.

Pelo menos serve como um demonstrador inicial de tecnologia, visto que ainda será preciso que os desenvolvedores lancem versões compiladas de seus apps para esta arquitetura fora dos padrões de PCs.

5 curtidas

Demanda baixa. No começo é assim mesmo!

Mas em 5 anos a coisa pode mudar de figura.
Temos que lembrar que isso é na china, país com problema em comprar chips comuns…

Eu mesmo sonho em comprar um notebook com RISC-V(mas em uns 8 anos)
Eu creio que o farei e pagarei um preço normal com o mercado!

7 curtidas

Uma duvida, qual o chip de video?

Agora é questão de tempo notebook desses cair nas mãos de Jeff Geerling ou do Explaining Computers para ter um review! Eu também queria um desses!

1 curtida

É uma GPU IMG BXE-2-32, da Imagination Technologies

1 curtida

com preço equivalente a US$ 1.000 (R$ 5.365 na conversão atual do dólar).

Mas a gente vai pagar a pechincha de R$ 10730… lembra, já passou dos 50 dólares. hahaha (Isso se importar direto, caso contrário 16095 reais…)

2 curtidas

Creio que não será nada legal esse review. Vão cair em cima de todos os lados em cima do aparelho.

2 curtidas

Vale o preço pedido? não
Eu queria um? com certeza.

2 curtidas

Ganhos de escala fazem diferença. Provavelmente por isso que o povo dos microcontroladores tá adotando RISC-V, já que são produtos que são fabricados em grandes quantidades e tem margem menor que um chip de pc/celular, então não pagar royalties ajuda.

Mas como curiosidade e plataforma de desenvolvimento, continua interessante.

3 curtidas