Dá pra confiar em apenas 1 serviço de backup?

Concordo. Mas ainda que exista o remoto risco de perder a conta, você tem a possibilidade de deixar os dados “baixados” no local também…

O ideal é você ter no mínimo um backup local e outro remoto. Quem tem apenas 1 backup não tem nenhum backup.

Apesar dos serviços de armazenamento terem redundância, mantendo cópias dos seus dados em vários data centers ao redor do mundo, a qualquer momento eles podem decidir encerrar sua conta e apagar tudo. Neste caso o backup local te salva.
Se der algum problema no seu backup local (falha de hardware, raio, incêndio, etc.) você tem o backup remoto para restaurar tudo.

2 curtidas

Acho pouco provável que isso aconteça nessas empresas gigantes. De qualquer maneira, como eu falei acima, há a possibilidade de deixar os dados “baixados” no local também, o que resolveria essa hipótese.

Backup sempre depende da importância e sensibilidade do que você tem a armazenar.

Pras frugalidades do smartphone (fotos, vídeos e bobagens afins) e coisas do tipo no Windows fica na nuvem gratuita mesmo. De tempos em tempos faço um limpa nas inutilidades pra não ficar sem espaço.

Pro resto: depende do nível de importância e da necessidade da disponibilidade em caso de uma pane. Mas basicamente: nuvem local + nuvem remota, pelo menos.

Destas grandes empresas (Microsoft, Google, Apple, AWS) ter uma solução apenas de backup é mais que suficiente se considerarmos que eles possuem no serviço as redundâncias necessárias para que os dados nunca sejam perdidos.

Particularmente, ter o pacote Office junto da assinatura do OneDrive é um diferencial que me faz manter eles como serviço principal (uso notebook Windows) e o iCloud como serviço secundário, para os backups dos iPhones e Fotos (Fototeca do iCloud).

1 curtida

Eu utilizo vários serviços como backup, mas só um pra cada coisa. Pretendo trocar o Google Fotos assim que ele passar a ser pago, mas tô verificando isso ainda.

Sem dúvidas. Um dia desses vi um comentário no Reddit de um usuário desesperado porque teve a conta do Google deletada sem aparentes motivos e perdeu todas as fotos do Google Fotos. Fiquei bastante receoso com isso kk

2 curtidas

Quanto maior a empresa, maior é a chance de algo assim acontecer. Nós, usuários comuns, somos apenas números para esses gigantes.

O Google é famoso por deletar contas sem nenhum aviso e motivo aparente. E quando deletam, tudo que estiver associado à conta vai embora junto (gdrive, youtube, play store, etc). E depois você não consegue contato com um humano lá dentro pra resolver o problema.

https://tecnoblog.net/409693/produtor-de-terraria-perde-conta-do-google-e-cancela-versao-para-stadia/

Esse aí conseguiu recuperar porque é famoso e fez um fez um estardalhaço no Twitter. Quase todo mês vejo um relato de alguém que perdeu a conta e não sabe o que fazer.

1 curtida

Meu Deus. Bem tenso… Pior que o suporte do Google é péssimo mesmo. Para conseguir falar com um ser humano, é extremamente difícil e, quando consegue, ele só reproduz alguma mensagem do FAQ.

“Nunca coloque todos os ovos numa mesma cesta” – O famoso ditado popular é igualmente válido para backups.

Minha recomendação @Norub é sempre fazer um backup local (HD externo, pen drive) regular e usar 1 ou 2 serviços em nuvem (Google Drive, Dropbox) como meio principal de armazenagem.

1 curtida

Eu tenho tudo no iCloud, e tudo em um HD externo, que atualizou de tempo em tempo.

eu estudo trocar há tempos, mas a IA é imbatível :confused:

1 curtida

Mesma situação haha. Não só a IA, mas o próprio aplicativo excelente tbm. O OneDrive é péssimo, mal otimizado, feio e não tem nenhuma IA descente.

Por isso o Google decidiu cobrar, simplesmente não tem concorrente no mesmo nível dele, pra quem só quer um backup burro até tem opções, mas um gerenciador de fotos não tem nenhum outro.
E sejamos sinceros, é uma vergonha a Microsoft não ter nada nesse nível, afinal eles tem uma considerável clientela por conta do Office 365.

3 curtidas

OneDrive também tem serviço pago com maior velocidade On Demand.
Uso conta paga sem assinar Office dela. Nem tenho app do Office instalado. Só One Drive.

Sobre o foco desse tópico, uso 3 backups em nuvem além dos HDs físicos.
2 serviços On Cloud, uso instantaneamente.
O 3º serviço On Cloud, faço mensal e os HDs físicos a cada trimestre.

1 curtida

Melhor forma de trabalhar sem dúvidas! Se você precisa muito dos dados você tem que ter em 2 providers diferentes, fora de preferência uma cópia local por segurança, uma pena que em muitos casos acaba saindo caro essa segurança extra…

Hoje em dia tenho trabalhado com cópia local + One Drive, porém no futuro pretendo pegar o que tiver de importante mesmo e contratar o Google Drive de 100GB para fazer um terceiro backup neles, por agora não dá.

Eu já vi casos de roubarem conta de email da pessoa e trocarem todos os dados e a pessoa ficar sem email e ter que ir desesperada avisar a todos os conhecidos que não era mais dela. Até hoje não recuperou o hotmail. =(

Como usuário de linux eu uso pcloud e dropbox, não sinto falta do Google Photos !!

Eu tenho as coisas no iCloud mas sempre mantenho cópias locais no meu próprio HD.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.