Dá pra confiar em apenas 1 serviço de backup?

E ai pessoal,

Há muitos anos, venho mantendo meus backups, principalmente de fotos, em mais de um serviço ( OneDrive, Google Fotos e iCloud). Devido a premissa do backup de “Quem tem um, não tem nenhum

Eu vi que o Google Fotos vai passar a ser pago, e também pretendo mudar meu notebook com Windows 10 para um Macbook M1 até o meio do ano. Então eu estava pensando em centralizar os backups apenas no iCloud.

Será que 6 anos depois do Tecnocast 024, alguma coisa mudou e da pra confiar apenas em um único serviço ?

Vocês fariam isso? Como estão gerenciando os backups de vocês ?

2 curtidas

Nunca vai da pra confiar em apenas 1 backup se os dados forem realmente importantes.

Mas o segundo backup não precisa ser em nuvem, deixa ele num HD e atualiza ele a cada alguns meses, afinal as fotos vão ser sempre as mesmas.

3 curtidas

Se o arquivo é importante, pelo menos dois backups sendo um deles em minha posse (hd externo, pen drive, sei lá)
Se não for importante, tanto faz.

2 curtidas

Os serviços de nuvem mais populares dessas empresas gigantes possuem redundância de servidores espalhados pelo mundo que garante que se algo acontecer em um servidor, seu arquivo não será perdido. Além do mais, a grande maioria possui histórico de mais de 30 dias. Então por mais que você delete seu arquivo por acidente, ele poderá ser recuperado. Visto isso, não vejo porque não confiar 100%. Mas note que eu estou falando de empresas confiáveis, como Microsoft, Google, Apple, Amazon…

Btw, eu uso OneDrive e Google Photos. 100% nuvem há muitos anos… Basicamente deixo os arquivos tanto no local quanto na nuvem (função On-Demand do OneDrive). E no caso das fotos/vídeos, ficam duplicadas mesmo (OneDrive + Google Photos) por gostar muito da experiência do Google Photos.

3 curtidas

Problema é tu perder a tua conta.

Sem falar que apesar de altamente improvável, essas empresas não garantem os teus dados, se der uma merda muito grande só vão te da um tapinha nas costa e pedir desculpas.

1 curtida

Aí não é um problema com a empresa e sim com a pessoa
Eu pelo menos nunca vi alguém perder conta dessas empresas assim aleatoriamente…

Quem faz analise de riscos tem de pensar em todos os fatores possíveis, por isso existe a tanto tempo a máxima de que quem tem 1 backup não tem nenhum, pois é muito fácil deixar algo passar e perder dados de enorme valor (seja financeiro ou emocional)

1 curtida

Concordo. Mas ainda que exista o remoto risco de perder a conta, você tem a possibilidade de deixar os dados “baixados” no local também…

O ideal é você ter no mínimo um backup local e outro remoto. Quem tem apenas 1 backup não tem nenhum backup.

Apesar dos serviços de armazenamento terem redundância, mantendo cópias dos seus dados em vários data centers ao redor do mundo, a qualquer momento eles podem decidir encerrar sua conta e apagar tudo. Neste caso o backup local te salva.
Se der algum problema no seu backup local (falha de hardware, raio, incêndio, etc.) você tem o backup remoto para restaurar tudo.

2 curtidas

Acho pouco provável que isso aconteça nessas empresas gigantes. De qualquer maneira, como eu falei acima, há a possibilidade de deixar os dados “baixados” no local também, o que resolveria essa hipótese.

Backup sempre depende da importância e sensibilidade do que você tem a armazenar.

Pras frugalidades do smartphone (fotos, vídeos e bobagens afins) e coisas do tipo no Windows fica na nuvem gratuita mesmo. De tempos em tempos faço um limpa nas inutilidades pra não ficar sem espaço.

Pro resto: depende do nível de importância e da necessidade da disponibilidade em caso de uma pane. Mas basicamente: nuvem local + nuvem remota, pelo menos.

Destas grandes empresas (Microsoft, Google, Apple, AWS) ter uma solução apenas de backup é mais que suficiente se considerarmos que eles possuem no serviço as redundâncias necessárias para que os dados nunca sejam perdidos.

Particularmente, ter o pacote Office junto da assinatura do OneDrive é um diferencial que me faz manter eles como serviço principal (uso notebook Windows) e o iCloud como serviço secundário, para os backups dos iPhones e Fotos (Fototeca do iCloud).

1 curtida

Eu utilizo vários serviços como backup, mas só um pra cada coisa. Pretendo trocar o Google Fotos assim que ele passar a ser pago, mas tô verificando isso ainda.

Sem dúvidas. Um dia desses vi um comentário no Reddit de um usuário desesperado porque teve a conta do Google deletada sem aparentes motivos e perdeu todas as fotos do Google Fotos. Fiquei bastante receoso com isso kk

2 curtidas

Quanto maior a empresa, maior é a chance de algo assim acontecer. Nós, usuários comuns, somos apenas números para esses gigantes.

O Google é famoso por deletar contas sem nenhum aviso e motivo aparente. E quando deletam, tudo que estiver associado à conta vai embora junto (gdrive, youtube, play store, etc). E depois você não consegue contato com um humano lá dentro pra resolver o problema.

Esse aí conseguiu recuperar porque é famoso e fez um fez um estardalhaço no Twitter. Quase todo mês vejo um relato de alguém que perdeu a conta e não sabe o que fazer.

1 curtida

Meu Deus. Bem tenso… Pior que o suporte do Google é péssimo mesmo. Para conseguir falar com um ser humano, é extremamente difícil e, quando consegue, ele só reproduz alguma mensagem do FAQ.

“Nunca coloque todos os ovos numa mesma cesta” – O famoso ditado popular é igualmente válido para backups.

Minha recomendação @Norub é sempre fazer um backup local (HD externo, pen drive) regular e usar 1 ou 2 serviços em nuvem (Google Drive, Dropbox) como meio principal de armazenagem.

1 curtida

Eu tenho tudo no iCloud, e tudo em um HD externo, que atualizou de tempo em tempo.

eu estudo trocar há tempos, mas a IA é imbatível :confused:

1 curtida

Mesma situação haha. Não só a IA, mas o próprio aplicativo excelente tbm. O OneDrive é péssimo, mal otimizado, feio e não tem nenhuma IA descente.