CPF na hora da entrega

Boa partes das entregas da Amazon, ML, Shopee exigem CPF na hora da entrega de um pedido.

Agora que este vai se tornar número único em documentos é ainda mais importante evitar ficar espalhando o número por aí (sim, eu lembro dos vazamentos, mas isso não deveria fazer a gente ter menos cuidado).

Não seria hora de considerar um sistema diferente? Como no Uber ou iFood que existe a opção de pedir uma senha pra entrega, seria bem mais seguro.

5 curtidas

O jeito vai ser reduzir ainda mais os serviços utilizados, já era por falta de segurança e vazamentos. Agora vai ser pelo número de documento

Ah… O bom é que é o porteiro que recebe. Então eu nem ponho o meu CPF. hahaha
Mas sim, o ideal seria uma confirmação no app… mas seria ruim pros porteiros, que o pessoal não estaria em casa para confirmar… etc…

Imagino que a tendência também seja diminuir muito o número de porteiros, com vários edifićios optando por portaria remota principalmente pra diminuir os custos.

Meu prédio sem porteiro fisico:

1 curtida

O CPF é um documento de identificação.

Se você compra um domínio brasileiro (um .com.br, por exemplo) como pessoa física, seu CPF fica exposto no whois. É possível achar o CPF de diversos políticos e advogados em processos que o judiciário torna publico e que são publicados pela imprensa (nesse caso é possível argumentar que são pessoas publicas, mas mesmo assim). Médicos usam o CPF pra assinar uma receita médica (seja no carimbo físico ou uma receita assinada eletronicamente). Se você abre um CNPJ como MEI, o seu nome e CPF ficam no nome empresarial.

Se o CPF é um documento de identificação, então ele deve ser utilizado para te identificar, o que é o caso. O fato de ser possível cometer um estelionato apenas com o CPF de uma pessoa não vai ser resolvido deixando de usar ele.

12 curtidas

Alias, quem vai usar CPF de assinatura de encomenda? Tudo já vazou mesmo… tá tudo na internet ainda…

Nem considero o CPF como um dado privado mais. Já fica exposto em tudo quanto é canto, então parei de esquentar a cabeça com algo que não está mais no meu controle.

Seria interessante o governo fornecer alguma forma de proteção, como um portal para configurar o que pode ou não ser feito com seu CPF. Uma verificação de identidade mais efetiva também seria uma boa para atividades específicas, como abrir contas bancárias ou empresas, talvez um 2FA ligado direto a esse portal do governo.

3 curtidas

Unica falha nisso… do jeito que o Brasil é, o governo faz isso nas coxas e algum infeliz faz a conta com teus dados antes e configura pra tudo… e tu não tem acesso à conta. hahaha

1 curtida

Agora que o cpf vai virar identidade unica nossa ele precisa de uma senha ou um 2fa pra ser usado, tipo email, ele é de conhecimento geral, mas para acessar vai precisar de uma senha.

1 curtida

O sistema gov poderia ser usado para isso, até como validação, acho que se liberasse a API

Olhando assim, diminuiria bastante as fraudes se desse para os sites usar, mas aí teria que fazer uma educação com ética a nível nacional

3 curtidas

Sou da época do cheque. Ali tem o cpf, a sua conta, o seu banco e a sua assinatura.

Quer pior?

3 curtidas

Eu tenho visto o inverso, prédio retornando a portaria física, porque não deu certo essa ideia de portaria remota ou apenas a biometria.

E, sinceramente, não tem sentido um prédio que não tem porteiro. Pagar condomínio e não ter uma portaria para tomar conta e receber encomendas e visitantes, melhor morar em casa mesmo e nem pagar condomínio…

Quem procura condomínio quer certas comodidades e mais segurança e muita gente desiste de comprar ou alugar quando vê que o condomínio tirou a portaria.

1 curtida

Perfeito! Seria o mesmo que deixarmos de usar placa no veículo, porque podem usá-la…

O que precisam ser melhorados são sempre os meios de validar se quem está apresentando aquele documento, realmente é quem diz ser.

E para isso já existem várias formas, análise comportamental, biometria facial, biometria de voz, etc, etc.

Deixar de usar não vai adiantar em nada. Seria o mesmo que deixar de sair de casa pq alguém pode tirar uma foto sua na rua e usar em serviços que pedem apenas o envio de foto…

1 curtida

Absurdo a exigencia. Nenhuma empresa esta realmente preocupada com os “vazamentos” ou ataque racker. Mercado livre exige envio fotos dos documentos. Deixei de usar. Cada passo alguem vaza os dados ou vende, sei lá. Não da pra confiar nos seus dados voando por ai. Não tem uma empresa sequer preocupada em proteger a segurança e privacidade dos seus usuários.

Mas eles já estão voando…

1 curtida

Não significa que você precisa estar sempre os atualizando para facilitar a vida dos fraudadores.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.