Correios têm lucro de R$ 102 mi e alta em encomendas do exterior

Originally published at: Correios têm lucro de R$ 102 mi e alta em encomendas do exterior – Negócios – Tecnoblog

Correios tiveram queda de 37% no lucro e alta de 41% em encomendas internacionais; estatal está em processo de privatização

E vamos de outras empresas, o Correios chegou num nível tão ruim, que nem o Sedex presta, você paga um dinheirão e ele chega como se fosse um PAC!

2 curtidas

Como os Correios tiveram lucro líquido de R$ 102 mi se na matéria diz que o faturamento foi de R$ 19 mi?

To ficando doido ou algo de errado não tá certo. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Não sei quanto ao PAC,mas nas vezes que usei o Sedex no final do ano passado,o serviço atendeu plenamente as minhas expectativas. Isso não quer dizer que eu seja contra a privatização. É do tipo de empresa que tem que ser ,sim, privatizada.

1 curtida

Faturamento = receita (não lucro)

2 curtidas

Então ele lucra mais do que fatura? A conta não fecha, a não ser que consideremos os imóveis dos Correios em bairros de alta valorização e isso entrar na conta. E nem assim vai fechar.

Então, faturamento sempre vai ser maior que o lucro. Porque o lucro tá embutido no faturamento.

Se o faturamento foi 19 milhões, não tem como o lucro ter sido 102 milhões. Essa é minha dúvida, entende?

1 curtida

A receita líquida foi de 18,3 bi. A matéria contem um erro.

https://www.google.com/amp/s/www.sunoresearch.com.br/noticias/correios-registram-lucro-liquido-de-r-102-milhoes-em-2019/amp/

1 curtida

Ah, agora entendi! O texto foi corrigido.

3 curtidas

No texto mencionamos apenas a receita bruta (R$ 19,1 bilhões), que os Correios detalham por serviço (Sedex, PAC etc.). Eu troquei a expressão “receita total” por “receita bruta” pra deixar isso mais claro, obrigado pelo toque.

2 curtidas

Empresa estatal que opera com lucro, pq fazer um processo de privatização?

Lembrando que Correios não tem monopólio de encomendas. Ele tem monopólio de correspondências.

Acho que as pessoas confundem muito isso e reclamam de entregas que poderiam ser feitas por outras empresas. Se os correios são sua única opção para encomendas é devido a falta de interesse ou capacidade da concorrência.

2 curtidas

Se fosse privatizar com prejuízo iam dizer que sucatearam os Correios pra vender barato.

2 curtidas

18.5 - Prejuízos acumulados
O prejuízo acumulado ao final do período é de R$ 2.412.374, tendo em vista a absorção do lucro líquido no exercício de R$ 102.121, conforme estabelece o artigo 189 da Lei n° 6.404/1976 e a realização do ajuste de avaliação patrimonial de R$ 25.959, que juntos diminuíram o prejuízo acumulado de exercícios anteriores de R$ 2.540.454.

Eu posso estar fazendo uma leitura totalmente errada, mas o lucro líquido é de 102 mil reais, não milhões.

Do Diário Oficial:

Os Correios utilizam o real como moeda funcional para elaboração das demonstrações contábeis individuais e consolidadas, as quais são apresentadas em milhares de reais, exceto quando indicado de outra forma.

Ou seja, todo valor em R$ precisa ser multiplicado por mil; o lucro foi de R$ 102.121.000.

1 curtida

Você pode discutir a relação do monopólio de correspondências e o mercado aberto de encomendas, se isso cria uma concorrência desleal, sem falar na privatização dos correios. O próprio texto que você colocou diz que não estou mentindo, o monopólio é apenas para correspondências.

“A ECT é detentora do monopólio de cartas no Brasil desde 1978. A chamada Lei Postal prevê que, no território nacional, a União é responsável pelo recebimento, transporte, entrega e expedição de cartas.”

E privatizar não significa o fim do monopólio de correspondências, você só vai tirar das mãos do Estado e colocar na mão do mercado. Importante destacar que na mão do Estado está operando com lucros, o nosso dinheiro dos impostos estão tendo retorno.

Mas ela está sendo sucateada, antes do início do processo de privatização o lucro era ainda maior como dito no início da notícia.

“A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) divulgou nesta quarta-feira (17) seu resultado financeiro de 2019: a estatal teve lucro líquido de R$ 102 milhões, queda de aproximadamente 37% em relação ao ano anterior, em parte devido aos gastos relacionados ao plano de desligamento de funcionários. A empresa está em processo de privatização.”

Você é adorável.

Todos os outros vieram com essa mesma falácia do verdadeiro escocês, e foram devidamente inteirado do quanto essa empresa é um lixo, e usou o judiciário pra manter monopólio na entrega de encomendas.

Não vou discutir de novo esse assunto que tá mais do que batido. :man_shrugging:

2 curtidas

Tranquilo, também não vou discutir com você, acho que já coloquei os pontos que acho mais importantes.

Uma última observação é que esse “lixo” de empresa na minha visão é um patrimônio da sociedade brasileira. Para os municípios que não possuem agência bancária o Correios é uma possibilidade de pagar suas contas, sacar dinheiro da conta do Banco do Brasil. Hoje o Correios também é uma possibilidade para pessoas que não tem acesso a internet se cadastrarem e receberem o dinheiro do auxílio emergencial em meio a pandemia. Para municípios que não tem uma loja física de operadora de celular o Correios é a possibilidade do atendimento para contratação do Correios Celular.

A capilaridade dos Correios é algo que pode ser colocada em cheque com a privatização, por mais que atualmente a empresa consiga operar com lucros.

3 curtidas