Correios, Telebras, Dataprev e Serpro serão privatizados em 2021, diz governo

2 curtidas

A maioria dessas privatizações já parecem um erro, pelo que foi divulgado até agora. Mas privatizar o Serpro e o Dataprev já é outro nível de tolice.

2 curtidas

Engraçado o governo não por logo a EBC para venda, parece que curtiram ter uma emissora pra ficar fazendo propaganda… Cada dia que passa vejo mais e mais similaridades entre esse governo e os passados, dá pinta de liberal mas só enganou galera que caiu no canto da sereia…

1 curtida

Quais não seriam erradas na sua opinião?

Ao meu ver, algumas seriam menos críticas que outras, como a CBTU e a Ceagesp.
Apesar de muitas pessoas pensarem na eficiência e na lucratividade dessas estatais, eu acredito que todas são empresas importantes pois tem como objetivo principal o serviço ao povo e ao bem-estar social.

Falta muita coisa ainda, mas já é um bom começo.

3 curtidas

Ele vive criticando a EBC, mas falou que os custos de desligamento seriam enormes, alem disso são funcionários publico. Lamentavel…

1 curtida

Ótimo.
20caracteres

Realmente complicado a privatização do Serpro e Dataprev, mas reconheço que as duas não possuem mais espaço para crescimento enquanto continuarem nas mãos do Estado.

O que me preocupa é com o tipo de dados que elas trabalham, visto que as duas são parte crítica da infra de TI do país e tornar isso de propriedade privada é f*da, já que a caracterização como estatal faz com que nenhuma delas precisem do consentimento do cidadão para coletar, analisar e quantificar dados, o que já muda totalmente se elas passarem para a iniciativa privada (LGPD pra quê?). Eu poderei dizer que não quero que meus dados sejam coletados? Fica o questionamento…

Esperar para sair o edital de ambas e analisar bem o que está especificado ali

2 curtidas

CBTU me faz pensar que pode acelerar a reutilização das linhas férreas que foram desativadas com o passar das décadas.

Aqui em SP, quando a FEPASA era a empresa responsável, ela tinha linhas intermunicipais e interestaduais.

A CPTM tá ensaiando um retorno disso, testando linhas que vão para Santos e Sorocaba, mas está MUITO lento, como tudo o que é estatal.

2 curtidas

Exatamente!
O Brasil deveria reativar/reconstruir boa parte de sua linha férrea, mas somente com essas privatizações não sei se mudará muito o cenário. :slightly_frowning_face:

O nosso ilustríssimo presidente lambe botas do Trump, deveria pegar como exemplo os EUA, que tem uma malha ferroviária que corta o país inteiro, tanto de passageiros como carga. A mobilidade aqui seria muito melhor se tivéssemos algo parecido.

Com certeza vai acelerar o processo.

A malha ferroviária está lá, mas ou foram abandonadas ou são utilizadas para transporte de carga exclusivamente.

Óbvio que muita malha vai ter que ser substituída, mas ao menos não vai ter entraves como licenças ambientais nas já existentes.

E se for como a Linha 4-Amarela do Metrô de SP, vai ser uma construção rápida e com poucos problemas operacionais.

1 curtida

Privadas continuarão como objetivo de serviço ao povo e bem estar e até com melhores serviços.

No relatório da diminuição do rombo do déficit do governo as empresas públicas estão lá, junto com o aumento da arrecadação e as cessões onerosas ajudando a diminuir o buraco, só administrar bem que o negócio é uma mina de dinheiro…
Em vez de vender, faz um choque de gestão, tira político vagabundo e o bando de assessores que ganham o dobro do funcionário concursado, enxuga a empresa que foi toda inchada pelo governo anterior e a “magia” acontece, porque capacidade têm de sobra…
Outro dia estavam estudando incorporar a Dataprev ao INSS, agora tem até data para vender. Acho que os caras estão é perdidos, principalmente esse Salin Matar que falou que o Serpro valia R$ 180.000.000,00 quando isso é o valor só de alguns servidores que estão rodando alguns dos 5.000 sistemas do governo srsrsrsrs. É de doer o nível de informação desses caras.

2 curtidas

Empresa privada visa o lucro, único e exclusivamente, bem estar da população só se for pagando muito bem.
Vou contar uma história aqui: O governo Temer (tentam privatizar o Serpro desde sempre, Collor quase vendeu e o processo trabalhista e legal rola até hoje e já custou milhões para empresa por decisões políticas tomadas erradas, contra o parecer dos técnicos) encomendou um estudo orçando tirar o SIAFI, SIAPE e SIGPLAN (que cuidam da folha de pagamento e da contabilidade do governo, custos, e tudo que envolve grana) do Serpro e passar para a iniciativa privada. Pois bem, o tal estudo, conduzido pelo BNDES, informou que a prestação desses serviços por outra empresa, custaria 10,2 vezes o valor pago ao Serpro, sem contar a enorme complexidade de migrar/repassar os dados para elas… e o projeto foi devidamente engavetado. Pessoal aqui adora falar como se iniciativa privada fosse solução para tudo, quando não é sempre assim, pelo contrário, tem coisa que não faz. Dentro destas empresas públicas, “orbitam” centenas de empresas privadas e suas soluções para atender determinada necessidade do governo, são parcerias que funcionam e se passarem totalmente para a mão do privado pode não ser mais assim. IBM, HP, Google, Amazon, Schneider, Huaway, Microsoft, centenas de milhares de desenvolvedores internos e externos nas mais diversas plataformas e linguagens, é um mundo de gente e soluções, para citar apenas uma fração disso tudo que é o Serpro. Enfim, o conceito do liberalismo está sendo seguido a risca, meu maior temor é o risco disso tudo, vide o enorme problema que já está dando no INSS e a desculpa esfarrapada de que ta faltando é gente, na realidade é a Dataprev e toda a insegurança criada pelos políticos com a sua venda. Quem paga, são os velhinhos, os inválidos, os que perderam o emprego que não conseguem ter acesso aos seus direitos e estão sofrendo um absurdo com tudo isso :frowning: população que se lasca.

3 curtidas

Vamos lá:

• Governo Temer é o governo Dilma, pois era o vice dela.
  • “custaria 10,2 vezes o valor pago ao Serpro” carece de fontes.
  • Sim, a iniciativa privada é a solução para tudo e não um monte de burocratas dentro de uma sala dando canetadas.
  • Se o processo é tão oneroso e burocrático tá mais que na hora de simplificar.
  • Todos os países que seguiram o liberalismo nem que seja por algum tempo prosperaram.
  • O problema do INSS não é de agora e nunca foi, o Brasil sempre teve problemas.
  • Alarmismo desnecessário, “o que vai ser dos velhinhos”, “vamos todos morrer”, “o mundo vai acabar”, etc.

Tudo que fizemos até agora no Brasil está na cara que não deu certo. Vamos ter que experimentar o liberalismo, igual aos países desenvolvidos fizeram.

Explica isso para os 1,4 milhões de pessoas que estão na fila do INSS. Não sou contra o liberalismo, pelo contrário, o estado tem que cuidar de quem ele serve, ou seja, a população. Se pra fazer isso ele tem que ter uma empresa de Ti, o que tem de errado aí? Não preciso citar a fonte pois o estudo não foi divulgado, só te asseguro, eu tava na mesa, se quiser acredite, não me preocupo com isso, nada a ver com Dilma e esse tipo de gente.
Todo processo é burocrático pois exige controle, burocracia só é ruim a partir do momento em que ela é desviada e torna-se o controle pelo controle sem se preocupar com o resultado… há muito as empresas de Ti governamentais trabalham com as modernas metodologias de produção, Kanban, fluxo contínuo, controle de entregas, Scrum, etc, (não sei todas). Enfim, acho errado a privatização destas empresas, tem muito mais coisa a ser resolvida antes disso.

1 curtida

image

Espero que esse governo caia antes dessa desgraça acontecer. São absurdas essas privatizações.