Confessar que jurava que a exigência já era de praxe faziam anos.
Como o CPF “ajuda no rastreamento das encomendas”? Não consigo visualizar o que uma coisa tem a ver com a outra.
Com isso deve ser obrigação o CPF receber a encomenda.
Teve uma entrega do Mercado Livre,não era do correios, sem brincadeira, foi a noite e deixaram no vizinho. kkk me mandaram uma mensagem dizendo, como você não nos recebeu deixamos no vizinho.kkk
O pessoal reclama dos Correios, mas vão lá trabalhar em uma transportadora concorrente. Sem direito algum.
Mas a declaração de conteúdo já não obrigava o CPF?
Se vc baixar o APP dos correios e criar uma conta com seu CPF, ele lista todos os pacotes registrados em seu CPF, normalmente quando compro do Ali eles aparecem lá sem eu nem ter o código de rastreio.
Não acho essa prática tão ruim (melhor do que falhar em várias tentativas e depois não entregar mais), mas acho que deveriam sim confirmar com a gente previamente se aceitamos ou não. Mais ainda o ML, que ele mesmo entrega, colocar isso no processo de pedido, mesmo que sem destaque, seria algo legal
Verdade, bem lembrada a questão do Ali. Se não me engano no app da Shopee acontece a mesma coisa. Obrigado pela resposta.
Famoso “antes tarde do que mais tarde”. Empresas de transporte e logística já exigem CPF e/ou CNPJ pra despacho há tempos, assim como nota fiscal.
E pra quem perguntou sobre a lógica: impostos. Você pode tentar enviar uma mercadoria via Correios que por outro meio seria certo o recolhimento do DIFAL (diferença de alíquotas de ICMS entre Estados) pra tentar driblar a diferença pra mais do imposto agora vai ter um olho em cima da prática.
Como acontece hoje na logística: se você envia uma mercadoria de um Estado com ICMS hipotético de 9% pra um que cobra 17%, você tem obrigatoriamente que recolher a diferença. E se não recolher o Estado de destino retém a mercadoria até que a situação seja regularizada. Algumas transportadoras inclusive nem aceitam fazer o despacho se o DIFAL não estiver recolhido pra não atrasar os prazos com retenções em postos fiscais.
No resumo: a exigência vai facilitar Estados a terem mais uma fonte (mesmo que pequena) de impostos. Só que na contramão disso vai tornar os Correios ainda mais preterido como opção de envio de mercadorias.
dados não ficarão expostos nas etiquetas
Pelo menos não nas etiquetas, mas em outros lugares… quem sabe? hahaha
Eu já precisava do meu CPF associado ao meu endereço mesmo…
deve ser para encomenda fora do ml e afins, normalmente n pedem nada, só o endereço do destinatário e remetente
E isso é ruim? É bem comum isso com o ML, deixar com vizinhos.
Depende o vizinho haha
Até onde eu saiba as informações da declaração de conteúdo não são inseridas no sistema dosCorreios. Você não manda sem a declaração, mas a declaração pode estar em branco ou com dados aleatórios e eles vão mandar sem grandes problemas.
Já essa nova determinação dos Correios vai fazer com que o CPF/CNPJ sejam inseridos no sistema deles, permitindo fazer a ligação entre a encomeda e o CPF/CNPJ.
Exatamente. Declaração em branco ou ilegível é a coisa mais normal que tem nos Shopee da vida.
Faz sentido.
É só um CPF, não vai pagar nada mais.
O indivíduo só vai pensar um pouco mais antes de postar merda e coisa ilícita.
Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.