Correios entram em plano de privatização com decreto de Bolsonaro

Originally published at: Correios entram em plano de privatização com decreto de Bolsonaro – Legislação – Tecnoblog

Documento indica que privatização dos Correios ainda depende aprovação do marco legal dos serviços postais

3 curtidas

Vou falar como usuário dos correios e não como alguém que trabalha na empresa, pois nunca trabalhei lá.

Eu sempre era favorável a privatização devido ao fato de encomendas sumirem, péssima experiência tecnológica, funcionários preguiçosos etc…
Sempre comprei e vendi muito pelos correios, e ultimamente minha experiência tem sido muito satisfatória, zero problemas nos últimos 3 anos, mas eu uso uma agência “privada” quando vou postar algo, e a experiência é outra, na agência pública os “CDDs” da vida, parece que fazem de tudo pra você não usar o serviço. E não tenho do que reclamar quanto a entregas, sempre funcionam bem.

Sei que muita gente gostaria de ver um mercado livre assumindo, mas tenho certeza que não seria legal, só quem já vendeu ali no ML sabe que você tem literalmente zero chances de ser atendido se não for por um robô, você vende algo e paga 30 de frete no mercado envios e quando vê a nota nos correios, custou 12. Pra quem compra é uma maravilha, pra quem vende, e usa de fato a plataforma, sabe que o suporte é péssimo.

A Amazon tem diversos problemas tbm, inclusive está sendo acusada nos Estados Unidos de explorar os trabalhadores, onde muitos mijam em garrafas pra conseguirem entregar para os clientes a tempo, pq aqui seria diferente?

Eu sei que tem muita mutreta nos correios, mas assim que uma empresa comprar eles, é questão de tempo pra começarem a chiar r não querer entregar nos cafundó do Judas, fora que tenho certeza que o valor das encomendas vão aumentar.

Produto importado? É uma zona cinzenta de como isso vai funcionar, pode literalmente inviabilizar comprar qualquer coisa num Aliexpress da vida, ou você acha que o ML ou Amazon se adquirirem os correios vão facilitar sua encomendas da china?

Enfim, eu acho que deveriam conceder sim a gestão pra iniciativa privada, mas não deveriam vender a empresa, talvez aos moldes de concessão de rodovias, aeroportos e similares, de qualquer forma, só espero que alguma empresa de logística assuma, fico com pé atrás quando empresas se tornam grandes de mais em muitos setores distintos. E há muitas questões a serem debatidas ainda neste processo.

3 curtidas

Acho uma péssima ideia.

Prefiro que vendam 100% e não deem mais um pio na gestão.

Sou totalmente contra governos terem autonomia sobre empresas, ainda mais se for o Brasil. Só ver a bagunça que é a gestão da Petrobras, alguém de cima não gosta de algo e muda tudo ao sabor do vento, isso gera uma instabilidade tremenda e uma enorme desconfiança dos investidores.

Sei que não dá pra comparar os correios com a Petrobras, mas o meu ponto é que nem sempre o que é bom para a empresa é bom para o país e vice versa, daí fica nessa guerra de cada um puxando de um lado. Sem contar que com o país quebrado desse jeito não sobra dinheiro para investir nas estatais e o lucro de algumas não é suficiente para reinvestir em melhorias.

4 curtidas

Eu odeio os Correios. Pense numa empresa que só me dá raiva!
Espero que a privatização aconteça.
Aqui eles mentem que o pacote saiu para entrega e não tinha ninguém em casa pra receber. Daí acumula uma fila enorme de pessoas para retirar encomendas na agência, nisso atrapalha quem quer apenas postar uma encomenda. Um atendimento péssimo, demorado… Reclamar??? Nem adianta!
Nem vou criar expectativas. Coisas boas nesse país são difíceis de acontecer. Mas se e quando acontecer, será comemorado com uma bela cerveja gelada.

2 curtidas

Ainda é pouco. Tinha que privatizar 100% e privatizar o resto da Petrobrás.
Se é pra melhorar ou pra fuder tem que ser completamente.

3 curtidas

Se já tá difícil achar quem queira nessa altura, imagina esperar ainda esse marco legal…

1 curtida

Se não privatizar agora o futuro da empresa será a liquidação.

1 curtida

Rapaz, no dia a dia você usa muitso serviços que são sob concessão sabia? Radio, TV, Energia, saneamento basico(é o mais novo da turma), estradas, aeroportos… E todos eles funcionam, claro alguns melhores outros piores, mas na iniciativa privada é do mesmo jeito. E preferir é uma coisa, tem que argumentar em cima sobre a preferencia, pq você prefere privado e não como concessão? Este é o ponto que o conrgesso vai debater.

E a petrobras não é uma empresa privada, nunca foi, ela tem ações na bolsa, o que é bem diferente, assim como a vale. Nas duas o governo tem capital votante pra mandar e desmandar, BB segue a mesma linha.

E não se engane, o governo sempre é o dono de qualquer empresa, afinal quem regula o mercado são os orgãos do governo. Mas eu concordo que prefiro ver o governo ausente do comando de empresas, eu só acho que neste caso a concessão me parece um caminho melhor do que simplesmente vender, pelos fatos que citei anteriormente.

2 curtidas

Essa é a questão. Pra mim estado não tem que gerir empresa. Mais especificamente se essa empresa em questão tiver relação conflitante de interesses.

2 curtidas

Espero que essa privatização não vá pra frente. Acho bem mais inteligente colocar uma administração melhor (apesar de conhecer o país que eu moro, as vezes ainda tenho alguma esperança), até por que mesmo com todo o sucateamento que os Correios vem sofrendo, se mantém lucrativos. Se for pra frente, que pelo menos siga o modelo do BB de empresa de economia mista, até por que não acredito muito que caso privatizados os Correios vão mudar da água pro vinho como muitos sugerem

1 curtida

Tarde demais. Agora ML e outros e-commerce já usam 95% transportadoras e resto correios. Vi uns relatos nas redes sociais e as transp andam entregando em mais lugares que os correios, algo q era o vende-pão deles. Agora vão vender por pechincha pq decaiu até o fundo do poço.

Vai ser engraçado privatizar e o serviço continuar sendo menos pior.

Meu motivo maior de querer a privatização desses Correios a qualquer custo.

Aconteceram com TODAS as entregas maiores que um envelope. Se não cabe na caixinha de envelopes, simplesmente ignoram. E olha que desde março/2020 estou de home office em casa.

Resumo da ópera: tenho que ir num CDD longe pra cacete de minha residência e perder, no mínimo, 1 hora em pé numa fila fora da agência, tomando chuva, sol e o que tiver fazendo na hora, pra pegar a encomenda.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.