Cooler aguenta ficar 24h ligado?

Comprei um cooler USB para resfriar minha TV box, pois, mesmo em stand-by, ela esquenta.

Então, pensei em deixar o cooler ligado sempre.

Será que ele aguenta?

Ah, eu coloco dois coolers lixo da DEX ligados na fonte do modem da vivo por gambiarra e muita fita isolante pra resfriar a bost… digo… o incrivel modem da Claro.

Só uma coisa… dependendo de onde ele fica, o cooler começa a virar uma crosta de sujeira e não adianta colocar filtro. Tu tem de limpar ele de tempos em tempos.

Tu mata o desempenho colocando filtro nos dois lados e colocar só do lado que ele puxa ar não resolve. Eu já tentei. (colocar só no lado que sopra ar seria burrice)

Se for fan normal, como os que eu uso, tu também pode precisar limpar o exterior do TV Box. A cada 6 meses eu tenho de limpar o modem, pq fica uma camada grossa de poeira.

Manda foto do teu cooler. O seu é de 5v?

Cooler e fonte 12V. Os coolers são essas bos da DEX que eu paguei 7 reais cada (tavam desencalhando estoque e tinha 7 unidades a venda. O lesado aqui comprou tudo jogando 50 reais no lixo):


Aviso: NUNCA COMPRE ESSA VENTOINHA. ELA NÃO MOVE AR COM FILTRO E É PIOR QUE OS RISEMODE. (e os risemode já são um lixo)

1 curtida

Deveria aguentar, na média, pelo menos até o MTBF do cooler.

Kkkkkkk bom saber, estava pensando em pegar dois da Risemode por 10 reais cada kkkkkkk

Existem fatores a se considerar.

Com o tempo, as hélices e o eixo vão acumulando poeira. O eixo possui óleo mineral para reduzir o atrito e melhorar a capacidade de rotação e esse óleo vai secando. O maior atrito do eixo e maior resistência das hélices reduzem as rotações por minuto, reduzindo a eficiência energética da conversão da energia elétrica da bobina em cinética. A bobina, portanto, passa a aquecer mais, pois precisa de cada vez mais corrente para manter a rotação e o excesso da energia, não podendo desaparecer, converte-se em térmica. De quebra a fonte da ventoinha também aquece, porque está precisando fornecer mais corrente ao circuito.

Esse aquecimento pode e vai reduzir a eficiência desse sistema de resfriamento, já que você estará aquecendo o ar antes que ele chegue aos componentes da TV Box.

Uma ideia talvez fosse usar placas de Peltier para resfriamento. Aplique uma pequena voltagem na Peltier e um dos lados ficará gelado, enquanto o outro esquentará. É uma forma ativa e relativamente eficiente de transferir o calor de um lado para o outro. Use-o em conjunto com a ventoinha e esta jogará o ar quente da TV Box para o lado frio da Peltier.

Além disso, limpe frequentemente as hélices bem como troque o óleo mineral presente no eixo da ventoinha.

1 curtida

Eu optaria por um dissipador de calor passivo. Não gastaria energia e não precisaria ficar se preocupando em limpar com frequência.
Algo neste estilo:

Dependendo do gabinete usado na TV Box (se for muito fechado, por exemplo), o calor não teria como ser trocado em um dissipador passivo.

Impossível utilizar isso na minha TV box, pois ela é muito fininha.

Qual é sua TV Box?

Sim, não é algo muito simples, demandaria algumas habilidades. Mas é mais “bonito” que colocar um fan pregado nele.

Mas não é dentro, teria que fazer adaptações também.

Meu Raspberry Pi tem uns 6 meses comigo e fica com o cooler 24h ligado. O problema disso é que acumula MUUUUITA sujeira mesmo. Impressionante. Tô até pensando em deixar sem fan apenas com o resfriamento passivo.

Bom, se for basear pela experiência do meu PC, pode. Quase 9 anos, até 1 mês atrás ficava praticamente 24/7 ligado.

Eu tenho um ligado 24 horas por dia a 4 anos resfriando o modem da internet. Uso um de 12v ligado a uma fonte de 12v. A cada 2 ou 3 meses eu desligo para tirar o pó dele.

Toda fonte aquece. Toda conversão de energia gera perdas em forma de calor.

Se a manutenção preventiva (não corretiva) for feita, não terá problema algum.

Peltier REQUER resfriamento na parte que esquenta ou ele queima… tu vai precisar de fan de uma forma ou de outra… além disso, peltier é energeticamente super ineficiente… Pelo que lembro, para retirar 25W de calor, tu precisa de 25W de energia + fans…

Vale lembrar que “óleo mineral” não quer dizer “óleo de cozinha”… o que eu já vi de lifehack de colocar oleo de girasol em fan não é brincadeira…

Não é melhor comprar um filtro de poeira no ML ?

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.