Configuração drivers, BIOS Dell G15

Comprei um Dell G15-A0500-Mm10p 15.6 Fhd Amd Ryzen 5 5600h 16gb 512gb Ssd Nvidia Rtx 3050 Windows 11, poderiam me indicar um vídeo de alguém ensinando a baixar drives atualizar, mecher na bios, e configurar o resfriamento pra que não esquente tanto, pelo que pesquisei essas coisas parecem ser necessárias e eu não entendo nada, alguém me indica um vídeo ou canal no youtube pfv

Como qualquer Dell, você consegue os drivers na página de suporte. Só pesquisar o número de modelo ou digitar a Service Tag (deve estar na parte de baixo ou na caixa, serve como número de série também) https://www.dell.com/support/home/pt-br

2 curtidas

Já é pra vir de fabrica com os drivers instalados

1 curtida

Se tu não reinstalou o Windows, ele já deve estar com os drivers funcionando. Nem precisa se preocupar com isso, a maioria dos drivers que a Microsoft tem (via WIndows Update) já funciona de boa. (E se tiver atualização critica, dá para baixar via Windows Update também.)

Já o BIOS, se tu não tem idéia de como funciona, é melhor deixar bem quieto… se não pode ser futuras dores de cabeça.

Instala o FanControl, que é muito menos dor de cabeça. Ele é super intuitivo e funcional.
Mas, pelo que dizem, os Dells gamers sempre sofreram de superaquecimento…

Valeu, perguntei da BIOS porq eu vi um vídeo falando que era interessante mecher nele. O windows update avisa quando precisa atualizar algum drive ?

O Windows Update as vezes tem alguma atualização opcional de drivers. Mas é bom manter o WIndows todo atualizado. E já que o WIndows que veio no note provavelmente é original, então seria bom tu aproveitar. hahaha
Se tu quiser manter certas coisas mais atualizadas, dá pra procurar os drivers mais recentes no site da Dell ou da nVidia.

Deve ter video explicando certinho (undervolt, curvas do fan, etc), se tu seguir sem mexer em nada que não é dito, pode ser uma boa. Mas processador não é tudo igual e pode não funcionar exatamente como no tutorial. Se der problema e o BIOS não conseguir se recuperar automaticamente, tu pode precisar resetar o BIOS. Ai pra achar o Clear CMOS/Jumper CMOS no laptop… tem uns que é fácil, é só tirar o HD e a RAM que tu acha lá. Mas em outros tu tem de desmontar inteiro.
Pessoal fala que não dá problema, mas quando dá não é no deles… hahaha
Mas, ao meu ver, o controle por software é melhor opção se tu não tem experiência com manutenção e/ou não quer arriscar.
FanControl pode fazer curvas de fans mais agressivas (por exemplo: 100% do fan @ 50ºC), acho que para undervolt tem o Ryzen Master (faz tempos que não mexo no meu Ryzen - não lembro direito, mas acho que o Ryzen Master era chatinho de mexer tbm).

Desativa o turbo boost na bios (fica em “performance” se não me engano) que não terá problemas de aquecimento.

Valeu rapaziada

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.