Conexão mesh cabo + W-Fi no terciário

Bom dia pessoal.
Gostaria de saber se seria possível a seguinte configuração mesh.
Ponto primário ( wan )
Ponto secundário conectado via ( lan )
Ponto terciário conecta via wi-fi no secundário.

Minha dúvida é se seria possível fazer um encadeamento, 1 - 2 - 3.
Ao invés de 1-2, 1-3.

Não sei se fui claro, mas a ideia era extender o alcance da rede conectando nós em série. Do que eu pesquisei não é recomendado conectar nós que não sejam no ponto principal, mas não sei se isso é proibitivo ou apenas uma recomendação.

Alguém poderia me ajudar?

Até onde eu lembro, o mesh é exatamente pra isso, não? Repetição de sinal.

Acredito que essa recomendação seja para casos onde o secundário já se encontra no wi-fi e não no cabo.
Só lembrando que não são todos os roteadores mesh que suportam fazer mesh via cabo.

No caso o roteador aceita conexão fia cabo mesmo em mesh.
A dúvida mesmo é que diz que não é recomendado conectar um novo roteador no secundário, todos precisariam ser adicionados no primeiro.

Assim,entendo eu, que funcionaria tendo um roteador central e os outros conectados a ele.

1-2, 1-3, 1-4.

Mas tanto na FAQ do Google wi-fi quanto na da Huawei não específica se poderiam ser adicionados novos ao secundário. Como expliquei.

1-2-3, 1-2-4, por exemplo.

No caso, como o secundário ficaria distante do primário, eu fazer a primeira conexão via cabo, 1-2. E depois os demais a partir do secundário via wi-fi.

Acham que funciona?

Sim, funciona normalmente, eu já tive um conjunto mesh que estava na configuração 1-2-3.

Não usam como exemplo, pois sobe um pouco as latências, já que estará passando por 2 nós até chegar no principal. Nada absurdo, mas pode ser que se for conectar no 3º nó dispositivos pra jogar, o ping suba um pouco.

Boa.
Comprei os roteadores e estou aguardando chegar!
Assim que chegarem vou fazer a configuração e deixo aqui a experiencia compartilhada.
Comprei um HUAWEI AX3 Pro pra servir de master e 2 HUAWEI AX2S pra servir de secundário e terceário.

1 curtida

Ótimo roteador, tenho 2 funcionando em mesh aqui, que substituiu 3 Tendas (que ficaram no esquema 1-2-3).

Pessoal,

Finalmente os roteadores chegaram e a conexão deu certo.
Fazendo 1-2-3, sendo 1- primário AX3 PRO / 2- AX2S - via cabo / 3- AX2S - via wi-fi ligado no ponto 2.

2 curtidas

Adoro quando o pessoal testa e compartilha a experiência com a comunidade.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.