Conexão internet: 5 GHz ou cabo de Ethernet?

Boa noite!
Meu notebook somente consegue ter acesso a conexões Wi-fi 2.4Ghz.
Por causa de localização de onde o uso, é bem chato fazer o cabo de internet chegar até aqui.
Sendo assim, acabei por ficar usando o Wi-fi 2.4Ghz mesmo por algum tempo.

Hoje, estou proposto a ter o trabalho de fazer com que o cabo de rede chegue até aqui. Todavia, hoje em dia, o modem suporta a conexão Wi-fi 5Ghz. Fiz uns testes aqui, os resultados que obtive foram esses:

Conexão: Velocidade: Dispositivo:
Wi-fi 2.4GHz 80Mpbs Notebook
Wi-fi 5Ghz 250Mbps Celular
Cabo de Rede 150Mbps Notebook

Se for assim, não vale a pena usar o cabo de internet mais. Simplesmente comprar um adaptador Wi-fi 5Ghz USB no Mercado Livre, além da melhor a velocidade, é muito menos trabalhoso.

Vocês concordam com esse conclusão? Que sugestões tem a me dizer? Há diferenças entre suportar o 5Ghz nativamente (celular) ou pelo adaptador (notebook)?

OBS:

  1. No terceiro exemplo, eu levei o notebook até o modem, então não passei o cabo até onde uso normalmente ainda.
  2. Sobre a pequena distância que o 5Ghz alcança, não é um problema. O notebook está em si próximo ao modem (3metros), no outro lado do quarto, porém o que é casa é antiga e passar fios é bem chato de se fazer.
2 curtidas

Tu deve estar usando o cabo de ethernet errado, ou isso ou o modem/note não suporta gigabit. Se teu modem E teu notebook tivessem porta gigabit, tu deveria conseguir até 1Gbps usando um cabo CAT5E. (assumindo que tu não esteja trocando MB por Mb)

Discordo completamente. Tu fez um teste (ao meu ver) meio falho, não mencionou os aparelhos, o modem, o cabo e nem nada… não dá para ter certeza de aonde está o problema. (Meu chute é que tu está usando um cabo CAT5 ou um CAT5E de pior qualidade/não blindado, mas enfim)

Quanto à diferença do 5GHz nativo ou por USB, só depende da qualidade do adaptador. As vezes o adaptador é pior, outras vezes o embutido é pior. Mas adaptador bom, é mais caro.

Outra coisa… se o espectro 5GHz estiver (ou começar à ficar) super saturado aonde tu mora, vai ser uma maravilha.

2 curtidas

Sem saber os modelos dos aparelhos (especialmente os roteadores e modems) fica difícil saber se eles tem gigabit ethernet ou não.

Melhor é cabo por estabilidade, qualidade e por aí vai

O note já tem uma velocidade aí pré definida sem saber os requisitos de 150
E Wi-Fi pelo USB sempre vai estar limitado a velocidade da entrada, além de ter uma entrada a menos.

Não acho que seja por limitação de hardware. Na real quando tá com o cabo a velocidade fica uns 230Mbps na média. Aquele momento, por algum motivo, estava mais baixo, mas agora ficou bem próximo ao 5Ghz do celular. O plano de internet em casa é 250Mbps mesmo.

Do hardware:

O modem/roteador é um CG8568
O cabo indica que é CAT-5E
O note suporta certamente:
image

A rede 5Ghz não vai saturar porque é quase só meu celular que fica conectado por causa da proximidade.

Daria passar até que limite de velocidade uma entrada USB suporta?

Se o modem/roteador (não achei esse modelo no Google) e o notebook suportam gigabit, minha desconfiança passa pro cabo. Se não foi bem crimpado ou se for de má qualidade, você vai ter problemas.

Vou testar outro cabo amanhã e ver se faz alguma diferença

USB depende da versão

Vai de cabo, se aumentar o plano de internet um dia o cabo não vai te limitar, o wifi vai.

WiFi 5GHz aguenta só 800Mbps, no cabo qualquer PC/notebook aguenta no mínimo 1Gbps e os mais novos estão vindo com suporte a 2,5Gbps, além do cabo ter uma estabilidade melhor e menor ping

Espero que não seja um controlador mais antigo da Realtek.

Náo encontrei esse modelo de modem e absolutamente nada sobre tal id… o mais próximo que eu encontrei foi CBN CH8568, que parece ser um dos modem padrão da Claro.

Também não, nem nos papeis que vêm junto há a informação de velocidade.

Mas, de qualquer forma, o limite só será 1000Mbps mesmo já que passou o limite de 100Mbps faz tempo.

Vou usar o cabo então! Obrigado a todos que responderam

1 curtida

Err, não, isso depende da combinação do roteador e placa wireless. As placas Wi-Fi lançadas pela Intel de 2017 pra cá, por exemplo, alcançam até 1,73 Gbps no Wi-Fi 5 e os modelos mais novos com Wi-Fi 6 chegam a 2,4 Gbps, basta utilizá-las em conjunto com um roteador moderno, que suporte canais de 160 MHz na banda de 5 GHz. Modelos mais recentes da Mediatek, Qualcomm e Realtek também atingem esses números sem dificuldades…

Já que ces tão falando de adaptador 5GHz aí… compensa colocar isso no meu notebook que não suporta essa frequência? Se sim, alguma marca para indicar?

Acho melhor trocar a placa wifi do seu notebook, em questão de preço é quase a mesma coisa e vc não perde uma entrada USB para isso.

@mbc07 sempre que vejo roteadores que dizem entregar 1200Mbps ou mais é sempre somando a velocidade das 2 redes.

Sim, um roteador simples não consegue entregar muito, teria que partir para modelos intermediários ou avançados para ter suporte a canais de 160 MHz e consequentemente as velocidades acima de 1 Gbps no Wi-Fi de 5 GHz…

Se teu notebook não tiver uma whitelist na BIOS te impedindo, compra uma Intel AX200 (cuidado, existe a AX201, que é quase a mesma coisa mas precisa de CNVio 2) da China e seja feliz.

1 curtida

Rola muito dessas pedaladas fiscais no marketing. Se você souber ler inglês, esse texto aqui é excelente 802.eleventy what? A deep dive into why Wi-Fi kind of sucks | Ars Technica

2 curtidas

CABO, se for cat-6 ou um cat-5e, melhor.

Os cabos de rede têm especificações, também:

Tem vendedor que oferece os cabos de pares trançados para alarmes de segurança como cabos apropriados para redes: esses cabos atendem o sistema de alarmes, mas a qualidade para redes é péssima. Sim, só descobri depois de comprar.