Computador reiniciando - problema na fonte? placa mãe?

Bom dia, galera!

Tenho um computador antiguinho mas que até hoje me serviu muito bem. Comprei um novo e quero repassar ele pra minha irmã mais nova, mas ultimamente ele vem dando uns problemas e não consigo identificar o que é.
Há um mês mais ou menos ele começou a dar problema na iniciação. Dava erro no boot do windows. Levei as pressas em um técnico que tava meio enrolado no dia e não conseguiu fazer muita coisa. Ele deu reset no jumper da placa mãe e aparentemente resolveu. Fez alguns testes mas não identificou nenhum problema físico. Usei sem problemas do mês passado pra cá.
De ontem pra hoje ele começou a reiniciar sozinho. Não dá mensagem de erro nem nada, só reinicia e em momentos aleatórios (ás vezes quando estou jogando, às vezes assim que ligo o pc, às vezes quando estou usando o navegador e o pc tá ligado há horas).
Ele também tá dando alguns erros nos periféricos. Às vezes algumas portas usbs não funcionam bem. Tenho um SSD de 120 gb e um HD de 1tb, o SSD funciona normal, mas o HD às vezes para de ser reconhecido e, com medo de dar problema, acabei tirando ele e só estou usando o SSD.

Há um mês troquei a pasta térmica do processador e limpei as memórias. Elas não parecem dar erro e o processador não está esquentando fora do normal.
Já passei antivírus que não acusou nada.

Estou desconfiando ser problema na fonte, mas não entendo o bastante pra ter certeza. Com essas infos, vocês acreditam que pode ser isso?
Quando coloco a mão na fonte, a temperatura tá bem suave. Não sei se essa info é relevante.

As configurações do pc:

Processador AMD FX6300
8gb de ram
Placa mãe ASUS m5a78l-m lx/br
Placa de vídeo GTX 750 Ti
Fonte Aerocool 500W VX-500

Em tempos: alguém tem alguma indicação de técnico de confiança no Rio de Janeiro (preferência pra zona sul ou Niterói)? Queria muito dar uma geral nesse pc antes de passar ele pra minha irmã, mas não consigo achar um técnico pra fazer isso.

Agradeço desde já a ajuda <3

Tente fazer uma faxina nele (daquelas de tirar poeira), pode ser acúmulo de sujeira no cooler, na fonte e na placa-mãe e em todo ele. O meu tava assim esses dias, abri e limpei e resolveu.

Além de limpeza física, faça também limpeza virtual (daquelas de eliminar arquivos inúteis). Use o CCleaner que é um ótimo programa para isso.

Você também pode usar o próprio programinha do Windows de fazer limpeza. Para facilitar: Abra a sua pasta “Meu Computador”, clique com o botão direito sobre a unidade *C:* e escolha “propriedades”, na aba Geral, clique em “Limpeza de Disco” e aguarde fazer a checagem, na janelinha que se abrir selecione todas as opções (inclusive aquelas com muitos arquivos para limpar) e clique em OK. Você também pode, antes de dar OK para fazer a limpeza clicar em “Limpar Arquivos do Sistema” (dentro desta mesma janelinha), aguarde faze a checagem, depois na janela que se abrir, aconselho primeiro ir na aba “Mais Opções” e clicar no botão LIMPAR da opção “Restauração do Sistema” e clique em Excluir para confirmar, depois volte para aba anterior (Limpeza de disco), selecione todas as opções e clique em OK. Aí é só aguardar (o tempo de limpeza depende do tanto de arquivos a serem excluídos, mas não se preocupe, assim que terminar a janelinha desaparece automaticamente)

Pelo seu relato isso esta me cheirando a pente de memoria danificado.
Se o PC novo tbm for DDR3 eu testaria os pentes de memoria dele no PC velho, se continuar reiniciando pode ser placa mãe.

Fonte Aerocool… já to chateado com isso. Já chutaria essa fonte.

De ontem pra hoje ele começou a reiniciar sozinho. Não dá mensagem de erro nem nada, só reinicia e em momentos aleatórios (ás vezes quando estou jogando, às vezes assim que ligo o pc, às vezes quando estou usando o navegador e o pc tá ligado há horas).

Eu chutaria ou fonte, ou placa mãe. Dá uma olhada nos capacitores e VRMs da placa mãe… ve se não tem nada estranho.
image
Verifica esses capacitores, vê se não tem nada estufado (mesmo que ligeiramente) ou vazando (sei lá de quem é a foto)

Às vezes algumas portas usbs não funcionam bem. Tenho um SSD de 120 gb e um HD de 1tb, o SSD funciona normal, mas o HD às vezes para de ser reconhecido e, com medo de dar problema, acabei tirando ele e só estou usando o SSD.

Aqui pode ser tanto a placa mãe quanto a fonte, mas no caso eu ainda chutaria a fonte… que é uma fonte bomba…

troquei a pasta térmica do processador e limpei as memórias.

Verifica a temperatura dele depois que reinicia entrando no BIOS. (cooler pode estar mal colocado, acontece. - mas acho pouco provável tendo em vista que tu disse que ele reinicia de vez em quando e o FX-6300 esquenta super rápido… já fiz a bobagem de deixar mal encaixado, nem chegou a bootar o Windows. hahaha)

Estou desconfiando ser problema na fonte, mas não entendo o bastante pra ter certeza. Com essas infos, vocês acreditam que pode ser isso?

Eu estou entre a fonte e a placa mãe… mas chutando um terceiro problema… tenta jogar nele ou fazer um teste de stress com o gabinete sem as tampas laterais e com o HD.

Tu tem multimetro? Até aqueles de 15 reais servem pra ter uma idéia… dá uma olhada nas voltagens (ok, tensões!) do +12v e +5v…

Se eu fosse chutar uma coisa, começaria chutando essa fonte à 200m do PC…
Edit:
image
Como a AeroCool conseguiu 500W? Essa fonte é ~450W…

Também chuto na fonte como causa mais comum do problema, não confio em fontes que não tenham PFC ativo, (se tem chave seletora de tensão sei que é uma fonte básica na melhor das hipóteses).

Como teu um PC novo, pega o fonte dele e testa no velho ver se o problema persiste ou some.

Liguei ele com a tampa aberta e percebi que uma das ventoinhas do cooler da placa de vídeo não tava girando. Limpei tudo e ela voltou a girar. Até agora não reiniciou, mas não acho que o problema era esse. Talvez fosse a limpeza de alguma outra coisa, não sei… Mas as portas USBs ainda estão dando problema :\

As do pc novo são DDR4. O que consegui fazer aqui foi testar os pentes separados nos dois slots e eles parecem estar funcionando.

Tudo parece normal. Nada estufado nem estranho. Também sem nada vazando. Também acho que é a fonte. Quando levei no técnico disse que achava que a fonte estava com problema, mas ele disse que não viu nada de errado. Acho que na real ele não verificou muita coisa. Nem me cobrar ele cobrou, só fez o reset do jumper da placa mãe e me entregou o pc. :frowning:

Assim que liguei ele de manhã verifiquei a temperatura do processador e ela tava em 80º mas caiu logo depois e se estabilizou. Tá variando em 35~40º.

Vou fazer isso!
Acho que depois dos conselhos de vocês já vou encomendar uma fonte melhor, independente de ser esse o problema ou não.
Obrigada pela ajuda!

O FX-6300 nem deveria estar perto dos 80°C no boot, deveria estar próximo à temperatura ambiente. Tá super quente isso, ainda mais levando em conta que ele suporta apenas até 85°C…
Tenta trocar a pasta termica e arrumar o cooler que provavelmente tá ligeiramente frouxo (odeio o sistema do AM3+…)
Que pasta térmica tu usou no cpu? Qual o cooler?

Hoje liguei ele e abri o hwmonitor logo em seguida. Ficou em 58º e logo baixou, agora tá em 45º.

Meu irmão entende um pouco mais de PC do que eu, da última vez que fui na casa dele (há pouco mais de um mês) ele trocou a pasta térmica pra mim. A que tava antes eu mesma tinha trocado, era uma pasta térmica dessas baratinhas. A que ele colocou é melhor, mas não vou te saber dizer qual é. Depois posso perguntar pra ele.
O cooler é um desses mais simples. Esse pc foi repassado pra mim, então não sei te dizer exatamente qual é :frowning:

Tinha suspeitado do cooler porque tu disse que tinha atingido 80°C, coisa que não deveria acontecer com um processador que aguenta no máximo 85°C. (Ainda mais que até o cooler box consegue manter em 65°C)
Bom, 58°C no boot até é normal se for o cooler box ou um cooler mais simples. E 45°C não é uma temperatura tão ruim. (Ainda mais que estamos indo pro verão, assumindo que tu more no Brasil. hahaha)

Depois desliga esse PC e vê se o suporte do AM3+ (aquela peça de plástico) não está bamba. As vezes ela desgasta com o tempo. Não deveria acontecer com coolerbox, mas pode acontecer com o pessoal que usa cooler mais pesado.

Então eliminado o superaquecimendo como problema, de volta à fonte… acho que essa fonte já deve ter dado o que tinha que dar.

Não só no Brasil como no Rio de Janeiro e tá fazendo bastante calor aqui hoje hahaha

Vou verificar o suporte do AM3+ então.

Vou encomendar uma fonte hoje mesmo. Estou pensando em pegar essa aqui https://www.terabyteshop.com.br/produto/13094/fonte-redragon-rgps-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-gc-ps001
Você acha que vale a pena? É uma que cabe no meu orçamento e tem pfc ativo.

Edit: só pra atualizar a situação do PC, ontem ele não reiniciou nenhuma vez. Hoje, por enquanto, também não mas as portas USBs traseiras não funcionam bem. Reinstalei todos os drivers pendentes porque vai que, né… mas não mudou nada.

Redragon? Provavelmente fonte bomba.

Adiciona 40 reais e pega Corsair. Muito melhor.
https://www.terabyteshop.com.br/produto/9491/fonte-corsair-vs450-450w-cp-9020170-ww-80-plus-pfc-ativo
Como não sei o que tu tem de hd/ssd, coloquei 4x SATA 10krpm e 2x SSD SATA, 100% do TDP e 100% de jogo 24/7 no PSU Calc e deu 371W, recomendando 427W. Então essa fonte de 450W da Corsair deve aguentar bem.
Tuas tomadas são 127v ou 220v? Se for 220v, uma outra fonte interessante é a https://www.terabyteshop.com.br/produto/16287/fonte-silverstone-sst-st50f-es230-500w-80-plus-pfc-ativo-sst-st50f-es230
(não funciona em 127v, não é bivolt)

Mas antes de tu comprar uma fonte nova, seria interessante fazer o seguinte: tu não sabe de alguém que possa emprestar uma fonte de boa qualidade em boas condições?
Apesar de eu estar quase certo que é a fonte, seria uma boa idéia eliminar a placa mãe como fonte de problema antes de trocar a fonte. Ainda mais que é uma placa mãe mais antiga.

1 curtida

Eu tinha visto essa da SilverStone, mas as tomadas são 127V. Eu pensei em pegar a fonte porque, pelo que vocês falaram, por mais que a fonte não seja um problema agora ela vai ser um problema em breve. Minha linha de raciocínio foi: troco a fonte. Se o problema for a placa mãe, trocar ela agora sem trocar a fonte em pouco tempo vou ter problemas por conta da fonte. Então trocaria a fonte e se o problema for a placa mãe eu reaproveito a fonte e ajudo minha irmã a montar um pczinho pra ela. Ela não joga, usa o pc só pra assistir Netflix, estudar e ver redes sociais, então acho que compensa mais montar um pc simples, mas mais novo do que trocar fonte e placa mãe desse pc que já é bem antigo.

No caso, tu teria de ver quanto o novo PC consumiria. Dependendo do caso, 450W podem não ser suficientes. Se for algo simples, com video onboard só para estudos/internet/videos, acho que dá pra montar um PC básico que a fonte de 450W aguente.
O FX-6300 até aguenta essas tarefas básicas com um SSD… mas se a placa mãe estiver morrendo, é complicado. No caso, estou usando um FX-6300 com uma mobo problemática como PC secundário. Dá bem pra home office, etc.

Tava pensando em montar um com ryzen 5, 8gb de ram e um ssd de 240gb. Acha que uma fonte de 450W aguenta?

Qual Ryzen 5? 3400G? Acho que aguenta sim.
Eu tenho um Ryzen 5 1600AF com uma GTX 1650 e 512GB SATA (M2), que estava usando a Corsair VX450W, mas reiniciava as vezes por causa da placa de video consumir um tanto a mais… levando em conta que tu disse que não vai ter placa de vídeo e que o 5 3400G consome menos que o 1600AF… aguenta sim.

Só uma dica: Ryzen 5 de primeira e segunda geração não se dão muito bem com 4x RAM. (o 1600AF que é praticamente de segunda, fica limitado à 2133MHz com 4 módulos… embora eu tenha conseguido jogar à 2666MHz - as RAMs são 3200MHz)

1 curtida

Isso, 3400G. Sepa um ryzen 3 2200g que também tem video integrado e 16GB de ram. Acho que essas configurações já atenderiam bem as necessidades dela.

Ryzen 3 2200G ou Ryzen 3 3200G são bons processadores, mas estão com um preço ridiculo atualmente. Eu recomendaria esperar mais uns meses pra ver se cai o preço.
(o 3 3200G custava 600-700… o 2200G custa 1000+ agora, 3200 tá próximo…)

Que isso D: eu comprei um ryzen 3 2200g há uns meses e foi, se não me engano, uns 700 reais. Aumentou muito o preço mesmo. :frowning:

Vou fazer isso então. Vou comprar uma fonte torcendo pra esse ser o problema desse computador, mas já pensando na possibilidade de comprar um pc mais pra frente. Vou na sorte mesmo, porque o único técnico que consegui por aqui quis me cobrar 240 reais só pelo diagnóstico kkk ai melhor já comprar a fonte de uma vez que eu mesma consigo testar, se não for isso pelo menos vou ter uma fonte nova.

Na Kabum tá 799, na Terabyte 769. Se não estou errado, ele chegou à custar 499 antes da pandemia e dólar 5reau, na época que eu planejei montar esse Ryzen. Agora com a pandemia “passando” e surgimento da vacina… o preço dos hardwares deve voltar à normalidade… ou ao menos reduzir um tanto.

Tu também pode optar pela opção Intel como o Intel Core i3 9100

É pra dar e sobrar.
Esse Ryzen 5 3400G tem um TDP de 65W.
Vai precisar de uma placa de vídeo bem parruda pra precisar de uma fonte de mais de 450W com esse processador e esses outros componentes que você listou.
O Ryzen 3 2200g tem TDP de 45W, menos ainda.

O problema da fonte que você está usando agora provavelmente não é que 500W é insuficiente, mas sim que a fonte provavelmente não está conseguindo nem entregar a quantidade de watts que o sistema precisa pra funcionar direito (que provavelmente é bem menos do que 500W).

Aerocool não é uma marca famosa por sua qualidade primorosa de fonte, e fontes de baixa qualidade geralmente sofrem de ineficiência muito alta. Ou eles entregam menos do que falam que entregam ou esquentam demais pra conseguir entregar o quanto falam que entregam e a vida útil delas é mais curta.