Computador que substitui Tupã não faz previsões climáticas a longo prazo

PA RA BÉNS

A diferença entre iniciativa privada e Governo só fica mais escancarada nesse momento. Apple, Microsoft, Facebook, Google com fazendas de servidores movidas à energia solar e o (des)Governo não consegue implementar algo semelhante pra manter um supercomputador funcionando. Olha…

17 curtidas

“os documentos são importantes para ações e políticas públicas do governo para sugerir redução ou até racionamento de energia.”

Entramos em mais uma década, com milhares de fontes de geração de energia sustentável e a república falida da banalândia ainda presa em reservatórios/ hidrelétricas, pqp.

12 curtidas

Uma pena essa falta de investimento. Vai todo mundo pagar o preço.

9 curtidas

Espera privatizar a eletrobras que vai resolver. Hahahah

5 curtidas

E nem vão, qualquer coisa que seja para beneficiar a população, o estado/ governo vão dar as costas.

6 curtidas

O Inpe usa o Tupã para fornecer relatórios de estiagem ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão do ministério que supervisiona a geração de energia; os documentos são importantes para ações e políticas públicas do governo para sugerir redução ou até racionamento de energia.

Provavelmente a ONS não pague nada por esse serviço, ai as contas de quem mantem a maquina rodando obvio que não vão fechar nunca. Agora a ONS vai ficar sem dados importantes no meio de uma estiagem, que maravilha esse pais, não consegue nunca pensar a frente da próxima eleição.

10 curtidas

Não adianta muito ter supercomputadores mostrando resultados científicos se o governo não acredita no que a ciência diz.
Em 2019 quando o Inpe divulgou os dados de desmatamento e mostrou que o desmatamento havia aumentado, o nosso querido presidente não acreditou no que os dados mostravam, disse que estava errado e ele iria atrás de outra empresa pra coletar os dados. Mesmo que esses dados fossem consolidados com vários satélites, inclusive até de um satélite da Nasa e os dados são públicos para qualquer um conferir.
Aí o chefe do Inpe foi exonerado, simplesmente porque fizeram o trabalho corretamente e mostraram que o desmatamento aumentou.

Se o comitê científico mostra dados concretos de que Cloroquina não funciona, eles vão atrás de algum cientista que esteja disposto a dizer o contrário.

Em vez de coletar os dados, analisar e tirar as conclusões, eles pegam as conclusões e buscam dados que colaboram com o que pensam.

18 curtidas

Brazew, visite antes que acabe.
Sem verba pra pesquisa, ciência sendo descreditada a todo momento, verbas da educação cada vez menores, saúde então… é de se admirar como o SUS ainda está de pé.

E não sei como teve gente que achou que esse desgoverno seria diferente. Pior ainda, não sei como ainda há quem defenda.

9 curtidas

Uma piada mesmo

Do jeito que é esse governo, não ficaria surpreso se anunciarem a contratação da Fundação Cacique Cobra Coral pra previsão do clima a longo prazo.

7 curtidas

Conheci essa pérola no Nerdcast, fui pesquisar sobre ela agora e achei o artigo da Wikipedia que cita:

“Em 2009, a médium Adelaide Scritori, que preside a FCCC, foi convocada pela Prefeitura do Rio de Janeiro para usar seus supostos poderes para evitar a chuva prevista para o Reveillon de Copacabana.”

E depois de terem parado de “prestar serviços” ao Rio, em 2020 anunciaram que iriam voltar graças ao Eduardo Paes, como foi publicado pela Abril.

“A primeira coisa que vamos fazer é redistribuir as chuvas para que não caiam em excesso e no lugar errado”

Parabéns aos envolvidos.
O pior é que não é só no Rio, outros estados também pagavam pelos “serviços” deles.

3 curtidas

Semi-off/pergunta idiota: o que o pessoal faz com esses supercomputadores quando são descontinuados? Joga fora? Vende? Eu até queria um desses processadores para brincar. hahaha

Normalmente são vendidos pra alguma empresa ou, se tiver algum contrato de outsourcing, voltam pro fornecedor.

A maioria dos supercomputadores não é lá essas coisas pra jogos. Eles são projetados e otimizados pra uma função específica, que é fazer cálculos e modelos matemáticos complexos, não processar gráficos. Mas certamente rodaria Crysis com folga.

3 curtidas

Eu sei, mas brincar no sentido de ficar programando e/ou desmontando/zoando mesmo.

1 curtida

Muitos países desenvolvidos não tem uma matriz hidrelétrica como a nossa, ainda queimam carvão, China, US por exemplo. Nós por pior que sejamos, temos uma das matrizes energéticas mais limpas, o que não é realidade de muitos outros países. Sempre podemos melhorar.

Quanto a eletricidade usada para o Super computador, como muitas das coisas no Brasil, falta planejamento e investimento em ciência. É inadmissível que tenhamos chegado tão baixo, a ponto de se quer conseguirmos efetuar uma previsão do tempo de forma plena.

4 curtidas

Pega mal, publicar texto de outros veículos, sem analisar o que foi escrito, ainda que seja feita a citação.

“…EXTINTO MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA…”

Extinto aonde ? O cel. Marcos Pontes é Ministro do que ? Da Nasa ? Da Agricultura.

Ah ta, foi extinto o MCT, e foi criado um MCTI, com a inclusão da palavra Inovações.

“UM DOS MAIS RÁPIDOS DO MUNDO”. Posição, “chegou” a 29º. Bom, não adianta “pinçar” uma informação sem contexto.

Fornecia informações para ONS. Por favor, se fosse uma informação com valor para ONS, eles pagariam o valor que a informação vale. Lembrando que ONS é uma agencia, com autonomia inclusive de recursos.

Mais, o editor da matéria já tem a posição dele, é apenas um contexto para escrever algo “legal” contra o governo “genocida”…

1 curtida

No Brasil é capaz de deixarem num canto apodrecendo por uns 10 anos até se darem conta que deveriam ter vendido ele, e ai ele já não vale mais nada.

Ao meu ver é um grande erro desativar uma maquina dessas, deveriam é procurar alguém pra alugar uns 70% do poder computacional dela pra pagar seus custos de operação e os outros 30% ficarem a disposição da comunidade cientifica brasileira.

1 curtida

Depois que o governo descontinuou a CEITEC, já não espero mais nenhuma atitude sensata na area da tecnologia. Só coisa pra comprar o povão como redução de impostos sobre coisas qie poderiam ser fabricadas aqui porém são importadas ou se são, a maior parte de seus componentes ainda deverá ser importada por um longo tempo…

2 curtidas