Computador não inicia Windows mas funciona com Linux

Ok vou tentar explicar a situação recebi um computador velho pra colocar windows 10 configuração core e5500 2gh de ram HD 80 ele funciona normal com Linux mas não consegue dar boot no windows eu tirei o HD coloquei em outro computador e consegui colocar windows mas quando coloco de volta no computador não liga fica numa tela mostrando o consumo de energia já tentei colocar outro pente de 2gh fiz o pendrive tanto em MBR quanto GPT versão Ambas funciona tentei colocar windows de novo em cima da que já tava instalada na versão ueifi aparece a tela de que remover e muDar na BIOS pro modo correto não consigo pensar mais em nenhuma solução BIOS(ig31-m7s) v02.61

Primeiro que eu nem tentaria colocar Windows 10 num computador fraco desses, isso vai viver voltando pra dar suporte por qualquer problema.

Parece algum problema com o driver de video, tenta usar uma versão bem antiga do Windows 10, me lembro de um notebook que eu tive que não instalava algumas versões especificas por problema de driver, tenta uma versão como a 1709, ou uma inicial como a 1507.

1 curtida

Cara… E5500 não é Core e nem Core 2, é Pentium. Já tive um CPU desses a um tempinho atrás e ele mal rodava o Windows 7. É certeza absoluta que mesmo com SSD essa maquina vai sofrer para rodar qualquer coisa no Windows 10. Deixa com um Linux leve que é bem mais jogo.

Tu tem algum motivo para PRECISAR do Windows 10?

Instalar o Windows usando outro computador pode ser uma péssima idéia. Ainda mais se tu não tomar certos cuidados…

1 curtida

Usar versão antiga do win10 vai ser pior, pois nas primeiras versões ele não era compatível com vários chips onboard.

O ideal seria colocar uma versão antiga no windows como a 7, caso ele realmente precise de windows ou partir para um Xubuntu.

1 curtida

Problema do Windows 7 é que não recebe mais nem atualização de navegador, Chrome e Edge já pularam fora dele, Firefox acho que só atualiza até o meio desse ano, não sei se tem algum outro navegador que siga atualizado no Windows 7.

Mas até aí é questão de branding mesmo. O E5500 é parente dos Core 2 Duo mais tardios, usa a mesma arquitetura Wolfdale. Eu mesmo tenho um Q6600 (Core 2 Quad) baseado numa versão mais antiga da arquitetura Core 2 que funciona no Windows 10 de boa.
Eu não me espantaria ter problemas com drivers já que os drivers mais recentes pra esse hardware devem ter pelo menos 10 anos, fora que a falta de suporte à certas instruções pode causar problemas também(e Wolfdale não tem POPCNT, que impede de usar no Windows 11 24H2 mesmo se você der bypass pra forçar a instalação).

1 curtida

Não, não é só questão de branding. O N100 também tem a arquitetura Alderdale e a Intel tirou o branding dele pelo baixissimo desempenho…

O E5500 é 5.5 vezes mais lerdo que o N100 acima. E ele já sofria com desempenho no Windows 10. (Até dá pra usar o N100, mas pode esperar muita coisa… incluindo os programas rodarem… meu FX-6300 que pouca coisa mais lerda que o N100 já tava apresentando lentidão até em navegador.)

Detalhe: Eu tenho um E5200 e um 64 X2 5600+… não instalaria Windows 10 nem se fosse a ultima opção. O máximo que eu instalaria seria Linux com LXDE ou algo que não pesará tanto.

Tá, mas tô falando do E5500, que usa a mesma arquitetura de alguns Core 2 (e que é uns 15 anos mais antigo que o N100, haha).

Então, nem sei de onde tirei alderdale… é alder lake. A mesma da 12ª geração dos Core. hahaha

1 curtida

Dica: tem um botão de editar aqui heh

Eu tava respondendo ao teu comentário de ser 15 anos mais antigo. É a mesma coisa.
Um CPU que existe com uma arquitetura de um processador mais forte, mas que não tem desempenho para estar na mesma linha.

Intel N95 vs Core i5-12400F (400%), Pentium E5500 vs Core2 Duo E8400 (+40%). (O E5500 é da época que a Intel não tinha competição e ficou estagnada.)

1 curtida

Possivelmente o HD do windows feito em outra maquina está configurado com GPT, já o PC é velho e só roda BIOS.

Independente de ser windows 10, rodar ele vai rodar, possivelmente bem mal, mas iniciar vai. E vamos ser sinceros o win10 não funciona bem com 2giga de ram, nem em Pc bom, o ideal é Linux mesmo, talvez um ChromeOS…

É uma probabilidade… mas o UEFI é de 2005 e o CPU de 2010. (A placa mãe parece ser de 2008-2009) - e apesar disso, o G31 não tem suporte a UEFI.

Até bancos já estão cortando o acesso de usuários de Windows 7, eles exigem Windows 10 ou 11.
Dependendo o que o usuário for fazer, não tem como rodar no W7. O jeito é deixar com Linux mesmo.

UEFI só começou a aparecer em peso nos PCs “domésticos” quando a Microsoft lançou o Windows 8 (finalzinho de 2012), que exigia inicialização UEFI e boot seguro para vender um PC vindo com o SO de fábrica.

Do lado azul, suporte UEFI só é garantido a partir da 3ª geração dos Core i3/i5/i7, embora seja possível encontrar algumas placas-mãe de 2ª geração que adicionaram compatibilidade via atualização de firmware…