Compras em promobugs não concluídas

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Seguinte, hoje na madrugada postaram um promobug no telegram no site da americanas de praticamente tudo vendido e entregue pela loja oficial samsung.

Fiz 3 compras distintas e estou aguardando emissão da NF, mas nesse meio tempo já tem pessoas que tiveram as compras canceladas.

Alguém aqui já teve experiência com compras nessa situação e foram canceladas? Chegaram a proceder com Procon ou ação judicial? Qual foi o resultado?

Fiquei aqui avaliando se vale a pena gastar tempo e energia por conta disso. Exemplos dos bugs abaixo.



Que eu me lembre, as empresas não são obrigadas a cumprir ofertas quando o erro é óbvio. Entende-se que eventuais compras foram feitas com má-fé, então nem adianta reclamar.

2 Likes

Com exceção da geladeira e da TV todos os produtos estão com descontos plausíveis.

O problema é que o preço “normal” também está errado, então não sei como fica a situação nesse caso.

Então com certeza não são obrigadas a cumprir.

1 Like

Tive um caso parecido. Não foi promobug, mas sim incompetência do MercadoLivre e da loja vendedora na plataforma, que marcaram um item como se tivesse frete grátis para o meu endereço e cancelaram a compra alegando que não iriam arcar com o custo do frete.

Nesse caso, a justiça me deu razão, mesmo após recurso. Ainda aguardando o desfecho final. Mas isso rola na justiça a quase 1 ano, mesmo sendo na conhecida “pequenas causas” (juizado especial cível) onde as coisas costumam ser mais céleres.

No caso de promobugs, depende muito, pelo que lembro de outros casos. O preço não pode estar ridiculamente baixo, pois aí a justiça não daria ganho de causa (por exemplo, smartphone a R$ 50,00).

Neste seu caso, pelo visto os preços estão “plausíveis”, considerando que não estão tão distantes da realidade. Por exemplo, o celular por cerca de R$ 2.500,00. Há aparelhos nesse preço e poderia muito bem iludir um comprador enganado que não soubesse que se trata de um topo de linha muito mais caro, pois não é obrigação do consumidor conhecer dessas coisas, e sim da loja informar preços e características do produto.

Eu já tive compras canceladas, mas nem perdi tempo com processo ou reclamação.
As empresas tem a liberdade de cancelar a compra por qualquer motivo, então dificilmente você irá conseguir forçar eles a honrarem a compra. Eles podem alegar falta de estoque ou qualquer outra coisa que seja conveniente pra eles.

Se tivesse um anúncio da marca oferecendo esses produtos por esse preço ou então fosse em um evento como Black Friday, aí você teria mais chances, mas como não tinha anúncio ou alguma promoção grande anunciada, eu nem perderia tempo com isso.

E aí, o que virou?

Detalhe, meu cachorro pediu o link desse grupo.

1 Like

Até o momento, nada. No grupo postaram UMA pessoa q comprou uma TV e foi enviada. As minhas coisas e de mtos outros estão como pagamento aceito, mas a NF não foi emitida. Outros q estavam como pagamento pré aprovado tiveram as compras canceladas. Sigo na torcida.

Bem observado, não tinha me atentado nisso.

Não sei o q comprou, mas um ano é bastante tempo pra resolver uma simples compra. Sua experiência já seria suficiente pra me fazer desistir de abrir processo por causa disso.

Concordo com você, mas ainda acho que o caso que o colega comentou ia prevalecer. O próprio preço original está errado, só corrobora pro argumento de má fé.

E tenho que ser realista, eu comprei sabendo que era erro deles, é perfeitavamente viável q cancelem só por isso.

Não pretendo perder tempo tbm, muito tempo de espera e argumentação por pouco benefício. Até o processo ser concluído eu já não quero mais as coisas q comprei kkkkkkkkkk

3 Likes

Também não sabia que levaria todo esse tempo. Não sou advogado, fui sem advogado, não tinha experiência nenhuma. Processei porque achei muito errado o que fizeram.

Conversando com advogados depois soube que teria chances até de conseguir indenização por danos morais, mas isso pra mim agora não importa mais, só o fato de terem perdido mais uma vez na justiça me dá um reconforto, as empresas no Brasil agem como se não houvesse leis.

Pode até ser q desse indenização, mas isso pq vc ganhou. Sempre tem um risco de vc perder e ainda ter q pagar os honorários. No meu caso não valeria a pena por causa de um celular e um relógio.
Ainda assim é sempre bom quando a empresa quer abusar desse tipo de prática e perde.

Quando se entra com ação pelo juizado especial não há chance alguma de pagar os honorários, a justiça é gratuita para todos. Inclusive se perder a ação.

Só há chances de pagar honorários caso você tenha contratado um advogado, mas isso não é obrigatório. E ainda tem a possibilidade também de usar a defensoria pública nesses casos.

1 Like

Atualização dos caso: eu tinha comprado um celular, um relógio e uma tv. Hoje mais cedo cancelaram o relógio e o celular. Imagino q seja questão de tempo até cancelar a TV

Esquece cara. A Samsung não tem cumprido nem as ofertas nos sites deles, quem dirá um bug no site de uma empresa que tá contando os dias pra fechar as portas como a Americanas.

Se quiser entre no JEC exigindo o cumprimento das ofertas. Há uma chance de 50% de conseguir e o máximo que você vai perder é tempo, pois não haverá custos.

Faça a reclamação primeiro no Procon, não vai dar em nada. Mas pelo menos mostra que você tentou resolver na base da conversa e também o Procon te dá tudo mastigadinho pra ajuizar a ação no JEC.

1 Like

Meu deus kkkkkkk

Eu uma vez reparei o quão terrível é o site deles. Você consegue achar uns 3 preços diferentes dependendo do caminho que você seguir dentro do site ou link externo, uma vergonha.

A empresa que gerencia a Samsung BR é uma zona. Mancham a reputação da empresa.

O que tem de pedidos cancelados do nada pra não cumprirem oferta é absurdo. E quem vai atrás, ganha além de voucher uma indenização.

Pior q eu me lembro de uma época ser a magalu tbm. Não sei o quão melhor era, mas com ctz a atual é péssima mesmo. Tava vendo aqui q em 2019 eu fiz a compra de smartwatch, cancelei e mesmo assim me enviaram, aí depois o rastreio parou de atualizar e não dava pra saber se já tinha sido devolvido ou não.

Bom, se noã tem custo vale a perda de tempo de um processo no JEC.

1 Like

Voltei aqui pra dizer q depois do seu comentário eu vi propagandas do site no facebook e li os comentários e naquela publicação q nem era mto comentada já tinha duas pessoas reclamando de compra cancelada no site. Confesso q fiquei surpreso, acho q nunca vi algo do tipo em outros sites.

Cara, até hoje só tive experiencia desse tipo com a Samsung.

Tu compra a parada e é loteria se vão enviar ou cancelar. E nem se justifica os preços baixos, pois quase sempre o valor tá dentro da realidade.

São promoções agressivas sim, mas nada que justifique cancelar. Da ultima vez cancelaram um Z Flip 5 por 2500 (com cupom) sendo q o preço normal vendido no site tava 2999.

Pior q tirando o problema q tive em 2019 e minhas críticas a como o site funciona acho que POR SORTE nunca tive problemas com eles. Sempre recebi td e mto rápido. Ok q não compro TANTO assim tbm. Devo ter comprado menos de 2x/ano até então.

Mas acho que curioso q em toda promoção eles colocam um migué na página do produto que devido a demanda alta os prazos estão maiores.