Compras de iPhone e outros itens no exterior terão IOF zero (mas não agora)

2 curtidas

Bom, antes tarde do que mais tarde.

7 curtidas

Entretanto, a pasta de Paulo Guedes considera criar um novo imposto sobre transações internacionais no futuro, desde que ele seja “linear” e “não discriminatório”.

Como sempre o Estado nunca quer largar o osso e deixar de sugar em cada lugar que pode.

3 curtidas

Sei lá… porque o IOF internacional tem de ser zerado e não o nacional? O nacional não seria mais importante pro povo? :I

É complicado, não existe “renúncia fiscal” no Governo. Eles podem até zerar essas alíquotas mas com certeza irão transferir o preço da conta pra outros setores. A única coisa que acho complicado é quando uma alteração que beneficia um grupo restrito de pessoas impacta negativamente pra uma maioria menos privilegiada.

10 curtidas

Pelo que eu entendi só fizeram isso pra entrar na OCDE.

2 curtidas

Ah… por um lado é bom, por outro…

Isso nem é necessário para entrar na OCDE, como consta na matéria.

Provavelmente o governo fez isso pra afagar os empresários, já que a IOF de 6% afeta a remessas feitas por multinacionais com sede no Brasil.

3 curtidas

Isso pq eles se diziam libertários…

1 curtida

Ou seja, bora enviar os ganhos no Brasil pra fora. :I

porque o IOF internacional tem de ser zerado e não o nacional?

Não lembro de pagar IOF localmente em qualquer operação financeira, mas essa parte de outra matéria confirmou minha hipótese: O que é IOF: como funciona e para que é usado - Jornal O Globo

Quando é necessário pagar IOF no Brasil?
Seja para pessoas físicas, seja para pessoas jurídicas, o IOF incide na grande maioria das operações financeiras – mas não em todas. Um exemplo de operação financeira em que não incide o IOF é o uso de cartão de crédito dentro do território nacional (desde que a tarifa seja paga em dia).

IOF para pessoa física é perceptível em parcelamento da fatura do cartão de credito, financiamento de casa ou veiculo, empréstimo e renegociação de divida

Tecnicamente falando, isso explica o porque a gente tem de pagar IOF no Brasil, mas Isso não responde a pergunta que era porque o IOF estrangeiro foi zerado ao invés do Brasileiro para ajudar os brasileiros em sua maioria e não só os que lavam dinheiro e empresários… hahaha

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.