Compensa importar o MacBook Air M1 de 512 GB?

Visto que aparentemente não teremos novos Macbooks Air essa ano, estava pensando em comprar a versão atual, porém acho 256GB pouco e temo que, no futuro, tenha dor de cabeça com armazenamento (não costumo consumir muita memória).

Convertendo o Macbook Air de 256GB custando $1199 dólares, daria R$6609, valor muito abaixo do cobrado no Brasil, porém: e quanto aos impostos e frete?

Será que alguém possui alguma média de quanto custa o frete + impostos que é cobrado pra importar?

2 curtidas

Como passa dos US$500, vai ter custo de despacho aduaneiro mais o imposto de importação de 60% mais o ICMS do seu estado. Além disso vai ter o IOF.

Os 60% é sobre o valor do produto+frete. O ICMS incide sobre o valor do produto+frete+impostos+custo de desembaraço. O despacho aduaneiro depende de qual serviço você usa, se vai ser via transportadora ou pelo Correios (usando o Importa Fácil). No Importa Fácil custava R$250, não sei se ainda é esse valor.

Então considerando só o valor do produto, com 60% de imposto daria R$10.574,40.

Supondo um frete de US$51 pra arredondar pra US$1250, o preço em reais com o imposto daria R$11.024,18.
Supondo um desembaraço de R$250 e o ICMS de SP (18%), o valor final vai pra R$13.303,54.
Isso desconsiderando o IOF.

Como eu não sei qual o seu estado, a lista de alíquotas de ICMS cobrada por cada estado é a seguinte (acho que está atualizada):

ICMS no Acre – 17%
ICMS em Alagoas – 12%
ICMS no Amazonas – 18%
ICMS no Amapá – 18%
ICMS na Bahia – 18%
ICMS no Ceará – 18%
ICMS no Distrito Federal – 18%
ICMS no Espírito Santo – 17%
ICMS em Goiás -17%
ICMS no Maranhão – 18%
ICMS no Mato Grosso – 17%
ICMS no Mato Grosso do Sul – 17%
ICMS em Minas Gerais – 18%
ICMS no Pará – 17%
ICMS na Paraíba – 18%
ICMS no Paraná – 18%;
ICMS em Pernambuco – 18%
ICMS no Piauí – 18%;
ICMS no Rio Grande do Norte – 18%
ICMS no Rio Grande do Sul – 18%
ICMS no Rio de Janeiro – 18%
ICMS em Rondônia – 17,5%
ICMS em Roraima – 17%
ICMS em Santa Catarina – 17%
ICMS em São Paulo – 18%
ICMS em Sergipe – 18%
ICMS no Tocantins – 18%

Talvez eu tenha errado em alguma conta, talvez eu tenha superestimado o frete, mas não parece ter muita margem pra valer a pena importar.

12 curtidas

Eu vou ser bem sincero, não compensa importar por conta própria dessa maneira, pois como o @centauro demonstrou, os impostos vão inflar o preço.

Apesar de ainda sair mais barato que no site da Apple, tem importadora vendendo esse modelo por R$9100 já aqui no Brasil, o que eu acho ser bem mais vantajoso.

2 curtidas

Valeu!

Eu tava achando q compensaria pq vi vários videos de pessoas pagando muito menos q isso nos impostos

N vale, o custo é importação é extremamente alto e com o dólar no preço q tá… Faz um bom tempo q n vale importar produtos caros dessa maneira.

Claro q vc pode ter a sorte de n ser taxado ou pagar uma taxa baixa, aí nesse caso “é lucro”,. Porém, quando se importa produtos desse porte por meios corretos, raramente não pagará as taxas corretas.

3 curtidas

A maioria desses vídeos são de quem compra pelo Paraguai, atravessa a fronteira de forma terrestre e ai economiza nos tributos graças a cota que é maior.

Se for despachar por transportadora, é mais do que certo que será taxado como o @bbcbreno comentou, ai o custo-benefício é bem menor.

1 curtida

Você acha importadores vendendo o MacBook Air aqui no Brasil por quase esse preço aí. Não vale a pena se dar ao trabalho de importar você mesmo e correr o risco de pagar o imposto (ou até mesmo um eventual extravio dos Correios, por se tratar de algo muito caro).

2 curtidas

Eu acho que não, o Air com M1 se acha num bom custo benefício aqui no Brasil mesmo. Você pode pegar o de 256 se tiver dificuldade de achar o de 512 e no futuro fazer o upgrade, pq em Notebok, vc vai ser taxado.

1 curtida

Infelizmente o MacBook n permite upgrade nenhum, seja armazenamento ou RAM.

Você consegue armazenamento externo (HDs e SSDs externos) ou na nuvem (caso internet não seja um problema) por uma fração do preço que a Apple cobra pra saltar de 256 pra 512gb.

1 curtida

E quanto a RAM? Acha q 8GB é suficiente para um Mac no futuro?

1 curtida

8GB eu acho pouco, meu atual PC tem 16GB e já gasta metade disso para abrir meu usuário, iniciar o discord, o qBitorrent e o edge.

2 curtidas

O gerenciamento de RAM do Mac é diferente do Windows. Hoje, o meu de 8GB aguenta as porradas que precisa, mas pensando no futuro pegaria o de 16 sem sombra de dúvidas.

1 curtida

O uso agressivo de swap dos SSDs nvme faz com que os 8GB sejam bons para uso básico por um bom tempo, o custo das memórias RAM não diminuiu nos últimos anos a ponto de justificar que apps de uso cotidiano usem mais do que 8gb

Por upgrade eu falo de um aparelho para outro.

1 curtida

Olha pode ser uma opção ir em Foz do Iguaçu passar umas férias e comprar no Paraguai… Meu primo tinha uma noiva que fazia medicina no Paraguai e acabava tendo que ir pra lá 1x por mês, pra pagar a passagem e coisas do tipo, comprava coisas lá e revendia em Salvador…

Tem muita gente que faz a travessia, do produto e dão garantia, se der merda, lhe dão outro… Pode ser uma opção, fora que você terá a nota fiscal original do Paraguai para garantia já que a garantia da Apple é a única que vale no mundo todo.

1 curtida

Valeu! Vc tem alguma ideia de quanto deve sair um MacBook de lá?

Esse site mostra o valor nas principais lojas da cidade, as mais confiáveis! https://www.comprasparaguai.com.br/ porém deve levar um tempo para os novos modelos estarem disponíveis por lá.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.