Eu vejo muita confusão quando pessoas pedem indicações de aparelhos. Pensando isso, decidi criar essa “discussão” sobre como você usa, o que mais preza no seu aparelho, o que você abre/abriria mão no uso?
No meu caso eu o uso num misto de trabalho e diversão, para trabalho, manejo muito documento estilo PDF, foto, e office, uso ele para digitalizar arquivos, por esse motivo, eu nunca consegui usar iPhone, fico sempre no Android e sempre preciso de câmeras boas para poder digitalizar. Jogo no celular, porém jogo jogos leves e quando vou jogar algo mais pesado, eu diminuo os gráficos de proposito, o que me faz ser muito bem atendido por tops de linhas de anos anteriores. Atualmente uso um S20+.
Trabalho basicamente.
Hoje em dia eu abro mão de ter a câmera mais top e a tela mais top, para ter outras coisas q acho mais importantes no meu dia a dia, como NFC, wifi de 5Ghz.
Não q eu ache as câmeras q tenho boas - às vezes penso em pegar algo melhor, mas depois vejo q só tiro foto de documento e uma foto ou outra em ocasião especial e q só vai ser compartilhada no whatsapp da família. Então eu desencano.
Tela a mesma coisa - por maior q seja o celular, acabo vendo vídeos em 720px, então qualquer coisa acima não faz diferença pra mim - ou melhor, claro q faz, mas não me incomoda.
Dólar à parte, por mais q seja uma peça de tecnologia de ponta, não consigo gastar mais do que 1500, 2000 reais em um aparelho hoje em dia. Esse valor já foi menor (época dos 700 reais do Moto G1). Por mais q seja justificável pagar 4, 5, 6k num aparelho, eu prefiro gastar meu dinheiro com outras coisas caras (ou não), q não seja um smartphone.
Quanto ao trabalho, meu intermediário dá conta, sem maiores travamentos - não uso apps pesados, então não me incomoda.
Jogo não faz parte do meu portfolio de apps.
Acho que nada. Uso o celular pra praticamente tudo, desde resolver coisas do trabalho, fazer fotos e vídeos (que também uso para o trabalho), jogar de vez em quando, ouvir músicas fora de casa, redes sociais, lidar com bancos (odeio ter que usar o Internet Banking no computador, os apps costumam ser mais rápidos e intuitivos)… a lista vai longe.
Para o meu uso, eu não consigo mais abrir mão de ter um topo-de-linha. O meu aparelho atual é um iPhone 12 Pro Max — desempenho, câmera e bateria boa influenciam bastante na hora da escolha. Eu confesso que o tamanho dele as vezes é incômodo, mas eu não consigo mais voltar para um modelo mais simples/menor e perder essas outras características.
Eu sempre falo, se o teu celular te trás lucro, ou seja, usa pra trabalho e a potencia dele influencia nos teus rendimentos, então vale a pena investir em um bom celular, se é só para lazer, então é um supérfluo e pode se economizar um pouco ai.
Por isso falei da potencia dele influenciar nos teus rendimentos, muitos trabalham exigem uma cabem boa, por sorte a maioria dos celulares a câmera já é o suficiente. Outro caso bem comum é abrir arquivos com formatos pesados.
No trabalho:
uso bastante para fotos, tanto com zoom quanto em ultrawide;
wifi direct para impressão
dual messenger
Para uso pessoal:
Uso muito as bixby routines ( a assistente pode ser uma porcaria mas as automações são super úteis);
Dex e espelhamento;
Apps bancários: Fiquei meio com pé atrás ao voltar para o android por conta destes mas eles estão tão bons quanto no ios;
O codec ldac do bluetooth. Boa parte dos smartphones android possui o codec, mas aliado ao espelhamento de tela, posso assistir filmes com o dolby atmos ativado, já que o fone também oferece o suporte, além de ouvir música com melhor qualidade. Uso mais coisas que não vem à mente agora rsrs
E tem o uso genérico. Agora, se abro mão? Não. Se caso eu pegasse um aparelho android que não fosse samsung, ou então, se voltasse a ter um iPhone, eu perderia mais da metade das coisas que faço atualmente e que acho indispensáveis. A One UI é muito capaz.