Como seria se o Windows fosse open source?

E se o Windows fosse código aberto? Para mim, talvez ele seria um “linux” da vida que tem várias distribuições, mas no caso do Windows, além de qualquer um ajudar no desenvolvimento e reportar bugs e ir concertar, seria fácil ter Windows 10 que rode muito bem em celeron de 2GB de RAM e outras coisas, acho que seria uma festa grande hein?

O que vocês acham?

1 curtida

o que muda é que seria confiável, os governos fariam auditoria para ver o que MS tanto coleta de dados.

1 curtida

Não tem nada impedindo de fazerem agora, a Microsoft tem um programa que permite alguns governos, empresas e instituições de ensino a terem acesso ao source Microsoft | Shared Source Initiative

Não é por que é closed-source que o código fica num cofre no porão da mansão do Bill Gates…

5 curtidas

isso eu não sabia

e mesmo com isso, governos continuam reclamando da coleta de dados da MS, na Alemanha isso é mais forte, ao ponto de serem banidos em alguns setores

Acho que a Microsoft deixou de ser uma empresa que se foca no Windows faz algum tempo. Se eu fosse chutar, diria que algo entre 2/3 e 4/5 do faturamento dela é SaaS e Big Data…

O que mudaria é que a Microsoft perderia muito poder de big data e etc… pro usuário normal, nada mudaria. Só que os patchs provavelmente estariam descentralizados e toda vez que surgisse um bug, ao inves de falar com a Microsoft… tu teria de torcer pra alguém resolver. O que não muda nada.

Quando à Windows 10 rodando em Celeron com 2GB de RAM, se tiver SSD, até dá pra fazer… meu pai usa um Athlon 64 X2 5200+ (umas 5 vezes mais lento que um Celeron atual) com 4GB de RAM e Windows 10… não é super rápido, mas dá para fazer o básico. Existem alguns scripts para desligar serviços inúteis e talz… mas não usei isso no pc dele.

Ps.: OpenSource não é uma maravilha, o Linus que gosta de tiltar…

Bethoven ou Mozart? :V

Linux é leve, mas não faz milagre. Certamente haveria versões mais leves do SO, mas devido a sua natureza atual, ele ainda seria mais pesado e exigiria mais recursos para rodar bem.

Sinceramente, não vejo tanta diferença para o usuário final. O Windows hoje é até que bem aberto, se você compará-lo ao MacOS, por exemplo.

O sistema já conta também com um amplo suporte de drivers e correções de segurança, o que permite a ele funcionar em basicamente qualquer PC.

Talvez com o código aberto teríamos mais tablets com SO, já que a Microsoft não parece estar se dedicando muito no setor mobile e chips ARM.

De resto, não vejo o SO crescendo para uso em servidores ou alguma outra coisa muito fora da curva do que já citei acima.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.