Como saber se minha placa-mãe utiliza SSD M.2 SATA ou M.2 NVMe?

Sou novo em SSD M.2 e queria saber se a placa-mãe A520M-E utiliza M.2 Sata ou M.2 NVMe.

Eu li que o M.2 Sata é a mesma coisa que um tradicional de 2,5", só que é menor. Já o NVMe, além de também ser pequeno, é mais rápido. É isso mesmo?

Aproveitando o embalo, gostariam de me recomendar um bom SSD M.2? Usarei para os programas e os jogos.

Tá literalmente na imagem que você anexou (que veio do site da Asus) a resposta: os dois.

Basicamente isso. Ambos obviamente vão usar o formato M.2 (pela foto, parecem ser 2280, 2242 e 2230, os tamanhos mais típicos para SSD e outras placas M.2).
A diferença de preço de um SSD M.2 SATA para um NVMe hoje em dia é pouca, pelo menos nos modelos mais básicos, então não vejo por que pegar um SATA.

O site da Asus não mostra as especificações de forma fácil, como pode, nem nas especificações mostra algo, tem que ir no suporte e ver a documentação

E eu achando que o da gigabyte ja não era lá essas coisas

Se a placa suporta M.2 PCIe, pra que tu enfia SATA? Sério. Se for pra limitar a velocidade de SATA, enfia SATA 2.5" e não torra o slot com SSD lixo.

Depende do valor que tu tá disposto à pagar, mas o mais barato que eu recomendaria é o Kingston NV2. (E evita sempre Western Digital GREEN e marca diabo como Asgard e xingling)

Eu não tinha certeza se esse slot servia somente para o Sata ou se servia para o NVMe.
Agradeço a sugestão, ficarei de olho já Black friday.

Alguns modelos da Asgard são bem decentes, mas os que prestam custam o mesmo de marcas mais conceituadas, aí fica difícil recomendar ¯\_(ツ)_/¯

Nos primeiros 6 meses, sim… essa marca tem um qc horrivel…

Mais uma vez, você tá generalizando os modelos mais baratos da marca (que de fato, são descartáveis), com os modelos mais caros.

Uma boa parte dos topo de linha da Asgard usam o mesmo controlador e memórias flash dos modelos equivalentes da concorrência e contam com garantias generosas (5 anos – se você estiver na China, claro), mas custando o mesmo (em alguns casos até mais) do que as marcas mais conhecidas, que vendem oficialmente por aqui, fica difícil considerar o Asgard.

O que eu quero dizer é que a Asgard pelo menos entrega alguns modelos decentes, diferente das outras marcas chinesas que ninguém nunca ouviu falar, em que todos os modelos são descartáveis…

Sim… porém como eu disse, o QC deles não é bom… até mesmo os highends deles são problemáticos. Não adianta ter 5 anos de garantia se tu tem de trocar ele duas, três, cinco vezes até pegar um que preste… E como tu mesmo disse, não dá pra considerar eles pelo valor… (Claro que tem muita gente que pega um bom direto…)

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.