Como saber até qual GPU a placa-mãe aceita?

Boa tarde,
Gostaria de saber quais as informações técnicas preciso ficar de olho para saber qual é o limite do modelo de GPU que minha placa-mãe aceita.

Sei que tem a especificação de largura de banda (não adianta apenas comprar uma GPU e conectar no PCI-e x16 e não ter todo o proveito da placa).
Possuo uma placa-mãe Asus Prime B450-M Gaming/BR. E gostaria de saber qual é a GPU que posso usar aproveitando 100% do hardware.
Tenho uma GTX 1660 6gb. Pensei em comprar a linha RTX 30xx mas não sei se terei todo o proveito.

Quais os pontos que preciso ficar de olho e como saber o ultimo modelo de GPU para ter máximo aproveitamento com a placa-mãe?

Obrigado

Praticamente vc tem que ver só se a versão da PCIe é a mesma, no caso da sua placa mãe o ela suporta no máximo o PCIe 3.0 x16 se houver uma CPU Ryzen de 1ª ou 2ª geração conectada, já as placas de video RTX30xx usam PCIe 4.0 x16, então embora seu PC vá reconhecer a placa de video, ela nunca conseguira ser usada em potencia maxima por não haver banda suficiente.
Além disso a outra coisa que vc tem que ver é o tamanho físico da placa, para ver se ela não é grande demais para o seu gabinete.
Edit: esqueci de avisar que é bom ficar de olho em certos recursos exclusivos de alguma placa, pois as vezes elas dependem que a placa mãe tenha suporte.

Boa, entendi.

Eu tenho um Ryzen 7 3700x.

Mas tem a limitação da banda no slot né? 3.0 contra 4.0 da RTX :frowning:

Obrigado

sim a sua placa só tem metade da banda usada pela placa, então a performance seria bem capenga.

Testes práticos usando uma RTX 3080

Os resultados não foram tão ruins, a placa ainda não saturou o PCI 3.0 na maioria dos cenários.

1 curtida

Boa,

É que eu queria saber qual a ultima GPU que posso usar nessa placa mae… a mais top pra essa placa mae. E to por fora dos modelos… o ultimo que sei são essas RTX mas sem condição

Depende mais do processador. Acredito que a B450 com um Ryzen 3xxx ou 5xxx seja capaz de rodar uma RTX 3090 sem gargalo.

CPU vai ser mais importante aqui, há diferenças entre PCI gen 3 e gen 4, mas tão pequena que não vai notar a diferença. Ia postar o video do Gamers Nexus, mas o @Felipe_Silva já postou. (E feliz dia do bolo Felipe!)

Melhor placa é a 3090.

1 curtida

Tendo em vista que tu tem um 3700, e ele vai rodar até a 3090 sem gargalo… Qual o orçamento para a placa de vídeo?

Pensei nuns 4K

Infelizmente os preços de placa de vídeo estão nas alturas, então com 4K tu só vai conseguir comprar a mesma placa que tu tem hoje. :confused:

Vixi, 4k não dá nem para comprar uma RTX 2060, que é entrada no mundo RTX e já custa 5k… as RTX 3060 pelo que lembro já estavam 6-7k. RIP mercado de informática 2020-2025. Os preços tão tudo fora da casinha. hahaha

Só pra tu ver quão ridiculo estão os preços por causa do covid e da escassez de chips: RTX 3090 chega à custar 30k (tem umas de 26-27k)… trinta mil numa placa de vídeo. (e nem dá pra dizer que é um carro popular… porque esses pularam para 40k+)

Se fosse meu caso, eu esperaria mais uns anos antes de tentar trocar. (Se a situação normaliza)

Com esses preços é mais fácil contratar o GeForce Now para poder usar Ray Tracing

Mais barato. Não sei se necessáriamente mais fácil. Tem de ver a latencia e etc… aqui, por algum exemplo, eu tenho uns pings insanos em jogos online… tipo 170ms. hahaha

Nem tinha me dado conta disso, muito legal!

@Gabriel_Garcia hoje e pelos próximos 2 ou 3 anos o limitador dessa tua maquina vai ser o teu bolso mesmo, pq todas as placas de video do mercado ainda rodam bem nela, acho que só daqui uns 5 ou 6 anos pras placas intermediarias precisarem do pcie 4.0

Todos os PCI-Express são retrocompatíveis. Logo, até o momento e enquanto PCI-Express for padrão na indústria, sua placa mãe aceita qualquer GPU.

Na verdade não, como foi mostrado no teste do colega acima é extremamente raro ter algum gargalo perceptível em matéria de placa, por causa do PCI-Express, em 2021.

Vai ter sim, relaxa

O modelo que couber no seu bolso. A tendência ao longo dos anos é ter gargalo na CPU muuuuuuito antes de ter no PCI-Express.

Traduzindo em miúdos:
Sua GPU só não vai utilizar 100% de uso se ela for muito superior à CPU, o que no caso do seu Ryzen 7 há de demorar uns 2-3 anos para começar a ser possível em uma placa topo-de-linha dos próximos anos

Exemplo de Gargalo: Core 2 Duo E7500 só usava 60% de uma GTX 550TI, enquanto o i3 3220 usava 100%

Seu pensamento é bom, por esse preço você consegue comprar a sua GTX 1660 que você já tem

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.