Como repropositar duas caixas de som de um sistema antigo?

Olá, pessoal.

Recentemente, ganhei de um familiar um antigo sistema de som da Sony que possui um som muito bom.

No entanto, o sistema em si (não as caixas) é muito grande, pesado e possui várias funções que nunca usarei, como ler fitas e CDs.

Gostaria de usar as caixas desse sistema, mas sem precisar desse caixote enorme. Até porque, não costumo ouvir música muito alta, então algo que fosse menor e mais simples seria excelente para mim.

Não me incomodo que seja um sistema usado, desque funcione adequadamente e não seja um trambolho.

Sistema ao qual me refiro. Quero aproveitar apenas as caixas:

Me metendo num assunto que não entendo nada, MAS, se você não faz uso de CD/Fita, provavelmente vai usar pra PC/TV. O aparelho já deve ter as entradas de que necessita pra esses fins, gastar uma grana num aparelho, mesmo que usado, é “besteira”, a não ser por falta de espaço onde for usar o aparelho.

Tempos atrás comprei um sistema desse também, até maior porque tinha uma caixa subwoofer dedicada, mas infelizmente não serviu muito bem ligado na TV, mas gostava de ouvir meus CDs nele.

Não conheço o sistema, mas se essas caixas não estiverem usando um conector P2 ou P10 pra conectar ao corpo principal, você provavelmente vai ter que cortar o cabo de cada caixa e soldar você mesmo num conector P2 ou P10 pra poder usar com outro aparelho.

Eu vou usar no meu PC, sim.
Mas as caixas se conectam com dois fios “expostos” (não conheço termo melhor).
E meu PC não possui esse tipo de saída.
Os fios:
image

Então você vai ter que comprar um conector P2 e soldar os fios.
Você também tem a opção de pegar um cabo com conector P2 e soldar nesse cabo ao invés de comprar só um conector P2. Única coisa é que talvez não seja muito fácil saber qual fio é pro lado esquerdo e qual é pro lado direito, então se você soldar errado pode acabar ficando com as caixas com o lado invertido.

Será que esses fios também não passam a corrente elétrica pras caixas? Não sei se elas funcionariam apenas fazendo a emenda do P2 como citaram. Elas são potentes e talvez necessitam de uma corrente de energia mais forte.

O som deve ter entrada auxiliar P2, que já resolveria o problema, mas vai ter que conviver com o trambolho em casa mesmo rs.

Talvez algo como uma mesa de som simples possa te atender, mas que tenha as conexões que você precisa pras caixas e PC.

Me recomendaram comprar um microsystem simples usado.

Compra um receiver. (Se o receiver tiver RCA apenas, acho que os plugzinhos não são caros)

Quase certeza que essas caixas devem ser passivas, então é necessário um amplificador para elas funcionarem. Você acha alguns AMPs no Aliexpress, só pesquisar por “speakers amp”, vai achar algumas placas mais baratas e outras mais caras. Não sei qual recomendar, pois faz um tempo que não acompanho esse mercado.

O único detalhe que talvez seja necessário fazer é o que o Keaton avisou acima, soldar plugs RCA nos cabos das caixas.

A parte interessante desse sistema ao meu ver é o amplificador e ele tá justamente nesse trambolho do meio, não imagino que consiga a mesma qualidade nesses amplificadores baratinhos da internet, talvez valha a pena desmontar o som e pegar as placas uteis e montar em outro gabinete menor.

Como se montasse um novo sistema a partir das placas do trambolho? Eu não tenho ideia de como fazer isso, então por onde eu começo?

Se não entende o básico de eletronica ai fica dificil de explicar o que tu está procurando pra montar o novo sistema.

Tenho conhecidos que entendem, então, se me explicar, posso mostrar pare eles e ver se é possível.

Desculpa, mas vai ter que ser textão.

Existem 2 tipos de caixas:
Ativas, onde tem um sistema eletrônico dentro delas que faz tudo, e é necessário que se ligue em uma fonte de energia. Estilo as “caixas para computador”, que só recebem o sinal do PC.
Passivas, que são apenas caixas de madeira com autofalantes.

Essas 2 caixas do sistema são passivas, toda a aparelhagem está no trambolho do meio.


Pra fazer as caixas funcionarem, você precisará de um conjunto de DAC + AMP.

O DAC recebe um sinal digital, pode ser por bluetooth, USB ou coaxial (ou seja, dá pra conversar com qualquer eletrônico, seja computador, TV, tocadores… Este equipamento faz a conversão de tudo que é digital e transforma em analógico, impulsos elétricos que serão enviados pras caixas.

No entanto, o sinal que o DAC produz é muito “pequeno” e não consegue alimentar as caixas. Por isso precisa ligar ele a um AMP (amplificador) de caixas (pois existem amplificadores somente de fones). O AMP, como o nome diz, amplifica o sinal e empurra as caixas. Empurra mesmo, pois é ele que determina o quão forte será o movimento de ida pra frente e pra trás dos falantes pra produzir som.


Você pode adquirir esses 2 equipamentos separados ou em soluções tudo em um. Separados é melhor pois geralmente possuem mais conexões, além de mais potência. Porém, como é de se esperar, são mais caros.


O esquema ficaria (por exemplo): Computador envia o sinal por USB para o DAC, converte de digital pra analógico, este se liga ao AMP por meio de conexões XLR, que amplifica o sinal e envia por RCA pras caixas.
Pra transformar esses 2 fiozinhos em um conector RCA é bastante simples, só pesquisar no YouTube, não requer conhecimento especializado.

1 curtida

Dito tudo isso, você tem 3 opções:

Fazer o que o @Monin recomendou, usar a entrada P2 e ligar diretamente no PC. É a mais simples e não requer gastos adicionais.

Ou então o que disse @Felipe_Silva, que é tentar pegar apenas o amplificador e DAC do módulo central. Porém eu não sei até que ponto isso é viável, e o quanto os componentes são modularizáveis. Talvez não dê muita diferença no tamanho físico.

E por fim minha sugestão acima, porém ela é a mais cara (muito mais cara), e é overkill. Por mais que o som dessas caixas seja bom, elas são extremamente limitadas em resolução, detalhamento, espacialidade, agilidade… Se quer futuramente investir nisso, pode ser a porta de entrada. Se não, um par de monitores ativos da Edifier já superam essas caixas, pelo mesmo valor dos equipamentos que citei e trazem muito mais conveniência.

1 curtida

E você possui alguma recomendação de DAC e AMP? Eu não costumo ouvir nada alto, então se isso afeta o preço, melhor.

Complementando a minha 2ª resposta. Ouvir som alto ou baixo não faz muita diferença, pois se o amplificador não consegue empurrar corretamente, não é que o som vai sair baixo, mas ele sai oco, sem autoridade, principalmente nos graves.

SMSL AO200 provavelmente toca essas caixas. É pela bagatela de quase R$ 1.500,00.
Pelo mesmo valor você compra uma Edifier R1700BT. Que possivelmente é bem melhor. :man_shrugging:

É, aí fica bem fora do meu orçamento.

Será que a qualidade das caixas ficariam muito ruim usando como P2 diretamente no PC?

O jeito mais fácil de descobrir é testando.
Se você tiver um cabo com ponta P2 sobrando você nem vai precisar comprar um plug P2.

Sem testar, é difícil falar da qualidade. Fora que quem vai decidir se a qualidade está boa o suficiente é você no seu ambiente.
De resto, o que eu sei que dá pra ver sem testar é ver qual a impedância dessas caixas e ver qual a impedância máxima que a placa de som do seu PC consegue alimentar.
Se o da caixa for maior, o som vai ficar baixo e você vai precisar de um amplificador.

Você fala ligar elas diretamente, sem o módulo central? Eu chuto que não vão nem funcionar. O amplificador do computador aguenta fones pouco exigentes, numa caixa dessas vai sair um zumbido só.
Com o módulo central, vai ter o mesmo som do aparelho, só é pouco conveniente, por causa do tamanho.