Como remover arquivos duplicados no OneDrive?

Olá!

Possuo 1TB de armazenamento no OneDrive e finalmente o dia de ficar quase sem armazenamento chegou. Tenho nele o backup de muitas fotos. Sei que muitas são duplicadas, por isso pergunto:

Como posso remover esses arquivos/fotos duplicadas de maneira automática? Há uma ferramenta nativa, plugin ou aplicativo que faça isso?

Se tiver 1TB de espaço em um HD externo, pode sincronizar com o computador e rodar uma ferramenta local de busca por arquivos duplicados.

2 Likes

Se vc usa um Samsung e está sincronizado com o OneDrive, o app de arquivos mostra os duplicados na nuvem.

Você consegue selecioná-los com um toque e excluir. Ou fazer o processo separadamente, por arquivo.

Existem dois tipos de duplicações: a duplicação de um arquivo e a duplicação de uma imagem.

Na duplicação de um arquivo, o conteúdo binário duplicado é ipsis literis. Nesses casos, uma verificação por hash digesting (md5 por exemplo) é suficiente para revelar quais arquivos duplicam um conteúdo. É um processo que exige calcular o hash de todos os arquivos e agrupar os nomes de arquivos pelas suas hashes. Aquelas hashes que tiverem mais de um nome de arquivo, serão os conteúdos duplicados.

Já na duplicação de uma imagem, a detecção é mais complexa. Às vezes muda o formato, às vezes muda a resolução, às vezes muda a compressão, às vezes são fotos sequenciais de um mesmo evento, cujos ângulos serão ligeiramente diferentes. Os hashes serão totalmente diferentes. Nesses casos, uma ferramenta de visão computacional se fará necessária, computando modelos e referências fotográficas para cada imagem e então agrupando pela similaridade de itens da cena. Às vezes essa visão computacional envolve reconhecimento facial. Tem um programa que esqueci o nome, que não sei se tem pra Windows, mas que faz reconhecimento de similaridade de fotos e ainda consegue agrupar fotos por reconhecimento facial, tudo sendo computado diretamente em sua máquina, sem enviar nada pra nuvem.

Boa! Por sorte tenho um HD dando sopa. Tens algum software de detecção de arquivos para recomendar? Muito obrigado!

É uma ótima dica. Mas teria que fazer por partes né, baixar algumas pastas, fazer a análise e depois fazer com outras. Meu telefone até tem armazenamento suficiente para todas as fotos, mas para todos os arquivos que tenho a nuvem acho que faltaria espaço.

Acho que o Auslogics Duplicate File Finder deve te atender bem.

Não não. A partir do momento que vc sincroniza o app de arquivos da Samsung com o OneDrive, ele já detecta os arquivos duplicados de lá. Aí vc vai em Analisar Armazenamento e tem a opção de arquivos duplicados.

Eu, particularmente, não sei se o próprio aplicativo do OneDrive tem essa função. Ou a versão web. Mas eu me surpreendi quando vi que o app de Arquivos tem.