Como proteger pendrives e adaptadores de cartão de memória quando não estão em uso?

Deixo meus pendrives numa caixinha na gaveta, mas estou preocupado quanto à poeira. O cartão de memória eu coloco num saquinho plástico, que tem um aquele sistema de abre-fecha, a fim de proteger os contatos metálicos do adaptador. Será que esse saquinho é a melhor forma de proteger os pendrives e adaptadores de cartão de memória?

A propósito, alguém sabe como se chama esse saquinho?

Se for o que estou pensando, é zip lock.

1 curtida

Pega na mão de deus e vai, ficar se preocupando com pendrive é perda de tempo, afinal não é para ter nada importante em um.

Nunca entendi paranóia com pendrive, cartão de memória, CD/DVD/BD. Eu mesmo deixo em um estojo de qualquer jeito.

Enfim, cartão de memória você compra aqueles cases de cartão e pronto, ajuda também a manter os cartões organizados.
Pendrive coloca a tampa e boa. Se não tem tampa, pode fazer que nem um cara que eu conheci que fazia tampa com papel. Ou pode fazer que nem eu sugeri pra esse cara de colocar um durex no pendrive mesmo.
Se for paranóico ao extremo, deixa cada um guardado dentro de um saco anti-estático individualmente.

1 curtida

O meu está jogado em algum lugar, de vez em quando uso para assistir série na TV.

1 curtida

Agora eu até me senti mal pelos meus cartão de memória dentro de um pote plástico misturado com os parafusos de computador e notebook em cima da minha mesa.

Os pendrive são cuidados da mesma maneira, sempre rolando por aí, já tive pendrive que até na máquina de lavar foi parar.

Se vai ser cuidadoso com eles, mais importante do que não pegar poeira e arranhar é a umidade, compra saquinhos de sílica e coloca jundo deles.

1 curtida

Poeira não vai afetar os chips de memória em si.
Minha única preocupação com um ziplock é a possibilidade de gerar estática.
Se você está muito preocupado com pó no conector USB, compre um pendrive com tampa.

Kkkkkkk tô na mesma situação

A sorte que até hoje só um morreu, os outros nem sei onde está apara dizer a situação

O que geralmente faz estragar mais equipamento eletrônico parado é umidade, então como disse o @Felipe_Silva coloca eles dentro de um saquinho zip-lock com um saquinho de sílica dentro.

No mundo ideal ainda seria armazenar no famoso local fresco e arejado, abaixo de 25ºc que não manifesta mofo, sem muita variação de temperatura e umidade bem baixa.

valeu!

na verdade tem coisa importante sim. eu armazeno backups muito importantes

mas é que a case também tem contatos de metal. eu guardo ela num saquinho pra não prejudicar os contatos

hmmm, vou ver isso

o que acontece se colocar eles num pote bem pequeno ou num saquinho zip lock sem silica? não quero ficar comprando silica ahsuahs

mas isso pode danificar mesmo os dispositivos?

valeu pela ajuda, pessoal!

Se tiver humildade dentro deles ou no ar do saquinho, pode oxidar com o tempo, especialmente com a variação de temperatura que gera condensação.

Na boa, toda a frescura de guardar em saquinhos zip Lock e não se preocupar com o principal inimigo dos eletrônicos que é a umidade e a oxidação é totalmente sem sentido.

Eu não sei que raios de case você viu, mas provavelmente não era para cartão.




Se você conseguir a façanha de dar curto no cartão com algum desses cases, o problema muito provavelmente não vai ser do case.

2 curtidas

Pelo jeito vc já “pega na mão de deus e vai”, pois ninguém em sã consciência armazena algo realmente importante em um pendrive, espero que pelo menos vc tenha esse backup também em outros lugares como HDDs e nuvem.

1 curtida

Sim, se o saco for humilde, ele deixa o ar entrar.
Se o saco for arrogante, a arrogância expulsa o ar! : D

pendrives criptografados são ótimos pra armazenar códigos de recuperação de 2FA. não se pode armazenar códigos de recuperação de 2FA na nuvem. tanto que ao configurar 2FA geralmente aparece um aviso pedindo ao usuário que não faça isso

ah, faz sentido :frowning: acho que foi desistir dessa ideia de zip lock

ah eu escrevi rápido e não prestei atenção. era pra ser cartão SD (não o micro)

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.