Como portar uma ROM no Android?

Queria aprender de forma didática como portar uma Custom/ROM de um smartphone para outro. Os tutorias na internet são muitos complexos e difícil de compreender.

Alguém conhece um site ou vídeo que ensina a fazer?

Tenho certa familiaridade com tecnologia em geral.

Abraços.

De um celular pro outro não sei. Sei baixar uma rom no XDA e instalar onde é basicamente baixar o .zip no cartão e reiniciar o celular no modo recovery. Tem vídeos no YouTube ensinando o procedimento.

Da maneira que entendi, seria modelo diferente de aparelhos? Se for, penso que é inviável, até porque as ROMs são direcionadas para modelos específicos.

Também busco como posso realizar um backup de toda minha rom, salva-lo em algum lugar, testar outra rom, e caso queira, retornar pro backup anterior que criei. Ainda não sei como resolver isso.

Curiosidade, para que tu quer isso?
a. Instalar o Android 11 (por exemplo) num aparelho que ficou parado no 9?
b. Criar uma custom ROM tipo cyanogenmod para algum modelo que não tenha?
b. Para fazer backup completo do sistema para testar ROMs alternativas?
c. Clonar o celular e dados por causa de algum defeito do primeiro?

a. e b. é muito complicado mesmo, sendo quase impossível para nós simples mortais, sendo mais fácil tu procurar no cyanogenmod/etc que portar toda a ROM.
c. e d. deve ter como fazer… mas acredito que precise de acesso à nivel de hardware para copiar todo o flash.

Pra compilar sua própria ROM, precisa de um conhecimento f*dido de Linux/Android. Porque vc vai ter que consertar um milhão de problemas durante o processo. Tanto que tem aquelas custom ROM’s no XDA com uma lista enorme de funcionalidades com defeito (What doesn’t work? You tell me). Eu não tenho experiência com isso. Mas pra começar recomendaria que vc tentasse compilar uma ROM que vc já tem certeza que funciona no seu celular (tipo Lineage OS). E aos poucos ir aprendendo sobre o assunto… Vale lembrar que vc vai precisar de um PC potente com SSD, pq o negócio leva horas pra terminar.

Dependendendo do poder da sua máquina vai ficar um dia inteiro compilando. Melhor pegar uma ROM já feita para o hardware que quer instalar.

Se o seu aparelho for compatível com o Project Treble (todo smartphone que tenha saído de fábrica com o Android 8 ou mais novo deve suportar o Project Treble, obrigatoriamente), você pode utilizar imagens de sistema genéricas (GSI) e muito provavelmente elas funcionarão diretamente, sem nenhuma modificação, independente do modelo do seu aparelho.

Das GSIs, a mais “famosa” provavelmente é a Phh-Treble, que é baseada no AOSP, então é só o Android puro, sem frescuras. Desde o Android 9, GSIs de teste passaram a ser disponibilizadas pela própria Google, mas a compatibilidade nem sempre é garantida. Caso o seu aparelho não seja compatível com o Project Treble, convém visitar o subfórum desse smartphone no XDA Developers, se der sorte ele pode ter recebido suporte não-oficial ao Treble…

Interessante isso. dá pra instalar o GSI em qualquer smart compativel? Tipo o Redmi7?

Sim. Único requerimento é que o aparelho seja compatível com o Project Treble. Tem várias maneiras de verificar isso, mas acredito que esse app seja a maneira mais rápida e fácil…

Instalei isso mais cedo, só não tem aquele seamless update. hahaha

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.