Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless]

Se o pagamento é por aproximação, está óbvio que não existe contato físico, não? HAHAHA Título redundante.

Mas aí q tá, as empresas usam o termo contactless quando querem falar do NFC… mas na prática vc tem q encostar, já q por segurança a tecnologia só funciona quando praticamente encosta um dispositivo no outro.

Atualmente o método mais “contactless” possível seria o QR Code.

@lucaslima acho q faltou um sem aqui na parte 5 do post:
“Outra maneira de conseguir pagar gerar contato físico é com a leitura de códigos QR.”

Na verdade isso acontece somente naquelas máquinas ligadas ao caixa (q dependem de softwares terríveis pra funcionar). As máquinas sem fio n tem esse limite e vc pode pagar qualquer valor sem digitar senha.

1 curtida

Opa, valeu. Faltou sim

Mas a distância é até considerável. Com pelo menos uns 10cm já vai sem problemas.

Como se alguma dessas opções funcionasse com cartão de débito. Nem o aplicativo do próprio banco do brasil habilita a função sem o cartão ser crédito.

Na vdd funciona. Só tem de ver com o banco antes.

Samsung Pay funciona com débito também. Basta verificar a lista de banco.

Na teoria, o limite de R$ 50 para pagamento por aproximação sem senha vale para todos os meios de pagamento por aproximação (Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay, app do banco, pulseira, adesivo, o próprio cartão…).

2 curtidas

As três principais carteiras têm suporte a débito (inclusive em cartões do BB - Visa Electron no Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay; Elo débito no Google Pay e Apple Pay).

Falando nisso, eu paguei por QR Code apenas uma vez, com o PicPay, e no final da transação tive que falar o número do comprovante para o caixa, como forma de identificar o pagamento. Confesso que achei meio demorada, e o tempo economizado não passando o cartão/celular/digitando senha foi perdido nesse ditado. Isso ocorre sempre ou eu que dei azar num estabelecimento que pediu esse código?

1 curtida

você que deu azar, geralmente as lojas já tem um sistema integrado, quando vc lê o QR Code e paga a compra o sistema do caixa será avisado e já imprime o comprovante normalmente.

1 curtida

Encontrar terminal com suporte ao NFC (exceto tecnologia MST da Samsung): para usar o pagamento por aproximação, a máquina com a qual o celular se comunicará também precisa ter o chip habilitado.

Ah, então é por isso que muitas máquinas, mesmo com o ícone que indica pagamento por aproximação, não aparece a opção para aproximar o cartão, somente para inserir ou passar? Quando pergunto o operador do caixa, em geral de mercado, por que não aparece a opção pra pagar via NFC, a maioria não tem nem ideia do que estou falando.

1 curtida

Estou pagando tudo pelo Token e nada de dinheiro em espécie

Normalmente os caixas conhecem a opção mais como “pagamento por aproximação”. Se perguntar o que é NFC é difícil saberem mesmo.

1 curtida

Mas eu digo que quero pagar por aproximação, é que tava com preguiça de escrever e substitui a expressão por “NFC” rsrs. Mas mesmo falando que quero aproximar pra pagar, muitos caixas ficam boiando, geralmente esses não demonstram vontade alguma de aprender o procedimento.

1 curtida

Estão colocando essa opção de pagamento nas cabines de pedágios, pelo menos na Bandeirantes e Washington Luiz no interior de São Paulo já existem os leitores só nao estão ativos ainda. Não vejo a hora de usar o NuCard para pagar o pedágio sem contato com dinheiro (ainda mais em tempos de covid19) e sem mensalidade (motivo qual não utilizo sem parar e outras tags)

Eu nunca consegui pagar usando QR code, porque a pessoa no caixa não sabe como habilitar na maquininha, e muito menos eu.

Esses leitores existem faz tempo. Talvez você que não tenha reparado, mas eles são utilizados por quem tem isenção. A carteirinha geralmente é em RFID ou NFC.

Minha ex-namorada tinha isenção por morar em uma cidade e trabalhar em outra, aí ela tinha um cartão desses.

Se eles começarem a usar esses equipamentos pra receber pagamento da geral vai ser excelente.

2 curtidas

Eu realmente não sabia disso, vou me informar melhor porque também é meu caso, se conseguir isenção de pelo menos 1 dos 7 pedágios que pago de São Carlos a São Paulo ja vai ajudar demais! Esse tipode coisa não fazem questão de divulgar, perguntei na cabine me disseram que ainda não recebia pagamentos no dispositivo, mas havia planos para isso. Valeu demais pela informação!!!

1 curtida