Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless]

Originally published at: Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless] – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Pagamento por aproximação é seguro e ajuda a não ter contato físico com o caixa ou a máquina de cartão; conheça algumas opções

Uso o Samsung Pay e ele tem um limite de valor da compra, acredito. Se atingir esse limite, você tem que digitar a senha na máquina de qualquer jeito.

1 curtida

Se o pagamento é por aproximação, está óbvio que não existe contato físico, não? HAHAHA Título redundante.

“E” sem contato físico, no sentido de adição, citando outras opções além do NFC.

A maioria das compras contactless são assim, se não todas. O valor pro Samsung Pay e pro cartão da Nu, ao menos, é de R$50,00.

Se o pagamento é por aproximação, está óbvio que não existe contato físico, não? HAHAHA Título redundante.

Mas aí q tá, as empresas usam o termo contactless quando querem falar do NFC… mas na prática vc tem q encostar, já q por segurança a tecnologia só funciona quando praticamente encosta um dispositivo no outro.

Atualmente o método mais “contactless” possível seria o QR Code.

@lucaslima acho q faltou um sem aqui na parte 5 do post:
“Outra maneira de conseguir pagar gerar contato físico é com a leitura de códigos QR.”

Na verdade isso acontece somente naquelas máquinas ligadas ao caixa (q dependem de softwares terríveis pra funcionar). As máquinas sem fio n tem esse limite e vc pode pagar qualquer valor sem digitar senha.

1 curtida

Opa, valeu. Faltou sim

Mas a distância é até considerável. Com pelo menos uns 10cm já vai sem problemas.

Como se alguma dessas opções funcionasse com cartão de débito. Nem o aplicativo do próprio banco do brasil habilita a função sem o cartão ser crédito.

Na vdd funciona. Só tem de ver com o banco antes.

Samsung Pay funciona com débito também. Basta verificar a lista de banco.

Na teoria, o limite de R$ 50 para pagamento por aproximação sem senha vale para todos os meios de pagamento por aproximação (Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay, app do banco, pulseira, adesivo, o próprio cartão…).

2 curtidas

As três principais carteiras têm suporte a débito (inclusive em cartões do BB - Visa Electron no Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay; Elo débito no Google Pay e Apple Pay).

Falando nisso, eu paguei por QR Code apenas uma vez, com o PicPay, e no final da transação tive que falar o número do comprovante para o caixa, como forma de identificar o pagamento. Confesso que achei meio demorada, e o tempo economizado não passando o cartão/celular/digitando senha foi perdido nesse ditado. Isso ocorre sempre ou eu que dei azar num estabelecimento que pediu esse código?

1 curtida

você que deu azar, geralmente as lojas já tem um sistema integrado, quando vc lê o QR Code e paga a compra o sistema do caixa será avisado e já imprime o comprovante normalmente.

1 curtida

Encontrar terminal com suporte ao NFC (exceto tecnologia MST da Samsung): para usar o pagamento por aproximação, a máquina com a qual o celular se comunicará também precisa ter o chip habilitado.

Ah, então é por isso que muitas máquinas, mesmo com o ícone que indica pagamento por aproximação, não aparece a opção para aproximar o cartão, somente para inserir ou passar? Quando pergunto o operador do caixa, em geral de mercado, por que não aparece a opção pra pagar via NFC, a maioria não tem nem ideia do que estou falando.

1 curtida

Estou pagando tudo pelo Token e nada de dinheiro em espécie