Como pagar a multa eleitoral

Eu não votei e moro no exterior. será que alguém que vive no Brasil poderia pagar a multa e ir no cartório por mim? É que a cidade que eu vivo no exterior não tem consulado e não quero ter que pegar um avião e gastar com hotel para ir até a capital onde esta o consulado só para pagar e regularizar meu título. Minha irmã, que vive no Brasil poderia fazer isso por mim?

OS SERVIÇOS ELEITORAIS ESTÃO SUSPENSOS ATÉ NOVEMBRO DE 2020

Os serviços eleitorais estão suspensos, em cumprimento à legislação eleitoral, até novembro de 2020.

Durante esse período, o eleitor que não estiver em dia com suas obrigações poderá gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento, no Brasil, de eventuais multas, no seguinte endereço: http://www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/votacao-no-exterior

De acordo com o Cartório Eleitoral do Exterior (CEE), em alguns casos, o pagamento da multa será suficiente para a regularização da situação do eleitor, que ocorrerá em até 48 horas após o pagamento.

Se o título estiver cancelado, o pagamento da multa não será suficiente. O interessado deverá entrar em contato com o CEE pelo endereço eletrônico eleitor.exterior@tre-df.gov.br, enviando imagem do boleto, comprovante de pagamento e dados pessoais de identificação (nome completo, data de nascimento, número do título eleitoral, CPF). O CEE poderá, após análise da documentação, gerar “certidão circunstanciada”, a qual tem valor idêntico ao comprovante de quitação. Na certidão, o eleitor será alertado para a necessidade de buscar a regularização a partir da reabertura do cadastro, após as eleições.

Dúvidas deverão ser encaminhadas diretamente ao CEE no endereço de email informado acima.

Atenção! Essa certidão apenas atesta que o eleitor procurou a Justiça Eleitoral para regularizar a sua situação, mas não conseguiu a tempo. A aceitação ou não dessa certidão fica a critério de cada órgão ou organização.

Consulado-Geral do Brasil em Londres

Porém não sei se se aplica a todos os consulados.

Acho que no caso é só justificar… mas tu tá falando da eleição de 2018? Porque esse ano ainda não teve. hahaha

Em complemento ao post do amigo, se você pretende ficar por longos períodos no exterior é indicado que você transfira seu título de eleitor para o exterior por dois motivos:

  1. Você só terá que votar a cada 4 anos
  2. O processo de justificar será mais fácil
1 curtida

Apesar do serviço suspenso, já estão selecionado os mesários :grimacing::triumph:

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.