Como organizar os meus aplicativos de organização

Assim como o Josué comentou, aqui uso o Notion para coisas complexas e o Google Keep para notas rápidas.

Mas confesso que o Notion é complexo e bem ruim para visualização no celular.

Gosto do Evernote também, mas o conceito de hierarquia de páginas (páginas dentro de páginas) que o Notion permite me atende mais. Se o Evernote tivesse o mesmo conceito de hierarquia de páginas do Notion, acho que eu voltaria a usá-lo.

E também uso o Google Agenda para eventos/compromissos e o TickTick para tarefas.

2 curtidas

Desde a gravação do episódio, comecei a testar outro aplicativo para notas, o Obsidian. Ele é bem focado nisso, sendo inclusive um tanto limitado, mas estou curtindo. Além disso, também estou experimentando um método específico de tomar notas chamado Zettelkasten, pensado para ser algo analógico, mas que funciona em apps como o Obsidian. Aqui um vídeo bem objetivo explicando o método: Zettelkasten Method Explained: A Beginner's Guide - YouTube

1 curtida

Eu também, após ouvir o episódio comecei a testar o Craft, tão bem comentado pelo @mobilon , @ViviWerneck e @higa e vou te dizer que to gostando! Não abandonaria o Notion até porque gosto dele e é multiplataforma, mas acho que vou acabar mantendo os 2!

2 curtidas

qual é o link do Craft ?

Aqui uso apenas o Todoist.

Notion é sensacional mas a gente gasta mais tempo organizando do que usando.

1 curtida
1 curtida

+1 que abandonou o Evernote.
Tenho usado o Notion mas pra mim é mta fricção ainda. Parece q é um eterno trabalho de melhoria na promessa de que algum dia vou conseguir ter um fluxo que realmente funcione facilmente na plataforma

Por aqui eu gosto muito de usar apps nativos. Quando estou com Samsung (atualmente, por exemplo) eu uso o Samsung Notes para… notas, Reminder para lembretes rápidos e Calendário para eventos. Mesma coisa, só que em seus devidos apps, para iPhone. Não ligo pra isso de multiplataforma porque quando eu faço a transição de sistemas eu faço tudo (absolutamente) manualmente e algumas coisas eu até crio novas. Sem erro e embora a função seja enorme, eu curto a sensação do novo.

Aproveitando o tópico, alguém sabe de um Notion self-hosted, principalmente com Kanban?
Quero pra usar colaborativo, e sem o limite dos 1000 blocos.
O mais próximo que achei foi o affine.pro, mas ainda está em Alpha e sem algumas visualizações.

Por aqui utilizo o Todoist para tarefas e o Notion para documentar.

Gosto muito também do Clickup. Bem completo.
Para empresa e também utilizo: Zoho (top demais)

Desde 2005 trabalho com o ecossistema do Google, pois sincronizo tudo no celular e Notebook e começou assim: Gmail, com Gmail veio a Agenda do Google, depois comecei a trabalhar com o Drive, depois o Keep como Notas.

Conheço apenas esse: https://appflowy.io/

1 curtida

Acredito que é um erro achar que o Notion por si só é uma ferramenta de produtividade, pq na verdade ele é um banco de dados em branco e “facilmente programável”. Sou mentor de startups e posso dizer com tranquilidade que para a maioria das pequenas empresas ele consegue atender muito bem como ferramenta de gestão e centralização. O problema é que a maioria das pessoas não sabem organizar a informação para que fique bem estruturada e de fácil acesso, aí realmente fica uma confusão, mas esse mesmo problema pode acontecer com o excel, drive e até notas não organizadas.

Atualmente estou criando um template no Notion voltado para startups em que vou dedicar algumas dezenas de horas para que tudo fique organizado, de fácil acesso e que possa ser personalizado caso necessário. Hoje já existem templates, inclusive gratuitos, que ajudam nesse início, mas minha recomendação é sempre procurar algum template com a base do que você precisa e depois é só adaptar as suas necessidades.

Não conhecia o Craft e baixei para testar, mas parece bom, obrigado pela dica!

Apps que eu uso:
Anotações/textos: OneNote
Tarefas: Microsoft Todo
Calendário: do Google

@mobilon , nesse Tecnocast, você fala sobre o uso do Todoist e também sobre o Twist.com ?

Você diz de app de tarefas? Acredito que Todoist, TickTick e Things foram mencionados

Foi Things então. Vou dá uma olhada nesse.
Ainda usa essas ferramentas para organizar?

Uso o Things

1 curtida