Como organizar milhares de fotos digitais?

Galera, gostaria de saber por vocês como organizam suas fotos, há um tempo utilizei o Google Photos, pois a IA deles é muito boa, porém armazenamento no Google acho caro-fora as questões de privacidade, até tentei usar o Onedrive pois tenho o Microsoft 365 porém a seção de fotos deles é muito podre. Uso Android, se tiverem sugestões ficarei agradecido.

De forma automática e eficiente acho que só o google fotos mesmo, agora se estiver disposto a etiquetar tudo na mão ai da pra procurar outras soluções locais.

4 curtidas

Bom, há uma solução um pouco arcaica, mas que é uma solução também, que é transferir pra um SSD externo (pelo amor às suas fotos, não use HD kkkk). A outra solução é infelizmente ter que pagar mesmo o armazenamento do Google.

Eu tenho sorte de ter o Dropbox com armazenamento grande, da época que ele te dava “gigas” gratuitos por compartilhar o serviço com um amigo. Uso atualmente iCloud (200GB), Dropbox (uns 30GB) e G Drive no padrão mesmo.

1 curtida

Quem tem 2 backups tem só 1, quem tem 1 não tem nenhum.

Ideal é ter o segundo backup fora de casa, seja na nuvem ou na casa de algum amigo (to aqui tentando fazer isso)

4 curtidas

Pelo que dizem, HD externo, se tu não for um ogro, é mais interessante pois não precisa ser ligado algumas vezes por década.

2 curtidas

Dessa não sabia!

Mas ainda assim carrego trauma de HD kkkkk
Em 2012 tinha um que tinha coisa de uma vida ali e perdi tudo. Desde então não arrisco mais usar em lugar nenhum.

2 curtidas

Como se diz… dois é um, um é nenhum… hahaha três é o ideal, um sendo offsite em caso algo aconteça no local e tu perca os dois. hahaha

1 curtida

No caso seriam 2 backup.
Tem o de uso normal, seja interno ou externo e mais 2 backup, um local e outro remoto.

O pessoal confunde muito de pq tá num HD externo esse seria o backup só que não tem nenhuma copia do arquivo em outro dispositivo.

1 curtida

Sim, três cópias em ao menos três tipos midias diferentes. HD externo, dvd e núvem, por exemplo.

Eu uso um combo de Google Photos + OneDrive. Um é backup do outro. A melhor opção atualmente pra fotos é o Google Photos. E armazenamento externo (HD/SSD) não uso há MUITOS anos, pela falta de praticidade e por trauma de já ter perdido fotos num HD que morreu.

Como você já tem o OneDrive pois assina o Microsoft 365, tenta fazer um plano familiar com alguém no Google pra dividir o valor, acaba saindo bem em conta se você conseguir mais 3 pessoas (fora você), por exemplo, e assinar o de 2T, cada um ficaria com 500GB e ficaria bem leve pra pagar, menos de R$10 por mês pra cada e bastante espaço.

Como o @Felipe_Silva disse, quem tem 2 backup, tem apenas 1, e quem tem 1, não tem nenhum backup.

4 curtidas

As minhas fotos por enquanto estão armazenadas no Mega + Filen + iDrive + Yandex - Tudo em cópia sob copia

O problema é a organização, se prezar pela privacidade, a organização fica quase impossível, dividir uma assinatura do Google one poderia ser uma solucao, mas tipo eu tenho o 365 por 5 reais mês /1TB pagar 10 reais mês por 500GB acho absurdo sendo assim KKKKK

Qual é exatamente o problema com privacidade que você se refere? Se for coleta de dados, tenha certeza que a Microsoft pratica também no OneDrive e qualquer outra empresa fará também. Nesse caso o ideal seria você montar seu próprio NAS.

No caso, se acha um absurdo pagar menos de R$10 pra 500GB do Google Photos que é o melhor serviço atualmente pra fotos, melhor ficar no OneDrive mesmo.

2 curtidas

Eu fiz um comparativo uma vez que o Onedrive sai menos de R$5,00/mês por 1TB enquanto o Google cobra R$10,00 por 500GB.

Eu não consigo agrupar as fotos pelos Álbuns que eu salvei na Galeria para o Google Fotos, é possível? Acho isso bem ruim, por que organizo tudo no meu cel, por álbuns, dai quando sobe para o Fotos, sobem aleatórios, não quero ter que ficar criando os mesmos álbuns e organizando depois de subir…entende :confused:

Mas qual programa tu usa no celular para criar os álbuns?
Pq o google fotos já trabalha com os álbuns direto na nuvem, eles não são criados localmente.

Então eu não gosto do display do Google Fotos no cel para visualização das fotos e álbuns, então prefiro organizar usando outro, o que estou usando no momento é um APP chamado Galeria, então eu crio os álbuns e edito através do app , mas apenas algumas pastas sobem para a Nuvem do Google, mas quando sobem, não ficam organizadas no álbum. Engraçado que nas configurações do Fotos, existe opção para eu escolher quais álbuns da minha galeria eu quero manter na nuvem do FOTOS.

e não vai subir mesmo, são 2 aplicativos diferentes, eles não conversam entre si, se quer organizar o google fotos por álbuns então tem de fazer nele essa organização.

imagino que se refira a quais pastas ele vai mandar para a nuvem, só que ele junta tudo, não mantem as fotos separadas por pasta na nuvem.

1 curtida

AH isso mesmo Felipe, quis dizer as pastas, certo entendi. Obrigado então, é que se for pensar se podemos escolher no Google quais pastas podem ser subidas para a nuvem, deveria dar a opção para subir e realizar a sincronização da pasta raiz inteira né…mas vou me virando aqui então, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Por mais que não goste do Google Photos, é melhor organizar direto por lá. Pelo menos só vai ter o trabalho uma vez. Se não sobe organizado pra nuvem, não faz sentido organizar localmente e depois ter retrabalho. Atualmente eu faço algo semelhante.

1 curtida