Como monitorar tráfego pelo roteador?

É possível que eu monitore os sites acessados por dispositivos que estão conectados no meu roteador? Além disso, onde posso aprender sobre cada uma das opções avançadas no roteador?

1 curtida

Acho que depende do modelo do seu roteador. Eu sei que alguns têm recursos de monitoramento como você deseja, mas não sei se daria pra implementar algo em um roteador que não venha com esse recurso de fábrica.

De qualquer forma, mencione por favor o modelo e marca do seu roteador pra galera que manja mais poder te ajudar.

1 curtida

Ajudaria dizer qual é o modelo.

Existem simuladores dos routers nos sites da maioria dos fabricantes. Ai é só fuçando pra ver o que tu acha e pesquisando para saber como funciona.

1 curtida

Se o teu roteador tiver suporte ao *WRT, dá pra monitorar os sites acessados pelo DNS.

1 curtida

Utilizo o roteador da NET, o HGJ310.
Também tenho um ASUS RT-AC51U que não estou usando no momento, mas o usaria caso soubesse como fazer o que quero nele.

Muito obrigado pela resposta.

Esse é bem simples, é modem barato. “modem de operadora”. Provavelmente não faz.

Esse é bem simples, eu tinha um deles e não fazia com o firmware original, mas tem suporte ao OpenWRT. [OpenWrt Wiki] ASUS RT-AC51U (RT-AC750)
No firmware original, o máximo que dá é para bloquear sites não HTTPS.

1 curtida

No seu cenário, usando o roteador que você tem atualmente:

O @Keaton já passou a dica do OpenWRT, que você vai instalar no seu roteador ASUS. Daí você tem que instalar um servidor proxy no seu roteador e obrigatoriamente ter algum armazenamento externo ligado ao roteador pra armazenar os logs de acesso. No caso o seu roteador tem uma porta USB 2.0 que serve pra isso.

Depois de instalado o OpenWRT, você vai instalar o squid: [OpenWrt Wiki] Squid

Daí você vai ter que configurar pra que haja o monitoramento do tráfego. Google é seu amigo.

1 curtida

Uma outra opção seria comprar um RPi e instalar o PiHole.
Por essa opção você não precisa ficar trocando sistema de roteador nem nada, só trocar o servidor DNS e boa. E você ainda ganha um bloqueador de anúncio pra rede toda.
A desvantagem é que tem um gasto.

3 curtidas

Ele quer monitoramento de acesso por dispositivo. Até onde sei o PiHole não faz isso.

Você consegue ver qual dispositivo acessou qual site pelo PiHole na coluna “Client”.

Eu não lembro se dava pra colocar um nome específico em cada cliente ou se ele pega o nome automaticamente (e usa o IP caso não tenha nome), mas dá pra ver o acesso por dispositivo.

Hum. Essa lista aí tem limite de tamanho de armazenamento? Na listagem parece que mostra somente os 100 últimos.

De qualquer forma, instalar OpenWRT no roteador ou pegar um RPi pra colocar o PiHole vai ter algum trabalho pra configurar e deixar tudo redondo.

O padrão é apagar a lista a cada 24 horas, mas eu acho que dava pra mudar esse intervalo. Na interface web, por padrão, fica pra mostrar só os 100 últimos registros, mas dá pra ver todos os registros salvos no momento da checagem.

E realmente, tanto instalar OpenWRT no roteador ou o PiHole no RPi vai dar trabalho.
A vantagem do OpenWRT é que não precisa comprar nada.
A vantagem do PiHole é que você não tem que ficar modificando o roteador.
Dai vai da preferência de cada um.

1 curtida