Como melhorar um desktop, sem gastar muito?

Eu tenho um PC de mesa (DELL Inspiron 5675 - AMD Ryzen 5 1400,8gb RAM GPU AMD Radeon RX 580 2gb de video,HD SSD 250gb)
Como eu posso melhorar ele, sem gastar muito? tenho em mente um SSD maior,mais 1 pente de memoria ou depender do caso uma pv nova. Nao queria ter que comprar outro PC. instalei o Ubuntu 22.04 LTS para ter um melhor uso. sem depender muito do RWindows. Porque o Rwindows obriga a pessoa a comprar uma maquina nova. Quase nao jogo muito. Pode ser uma PV que de conta de alguns jogos.

Você quer melhorar porque sente ele lento (pouco poder de processamento) ou porque quer jogar jogos mais atuais?
Qual é o orçamento disponível?

Aliás, não é o Windows que deixa lento. É um HDD ou SSD Sata.

1 curtida

Então, pensei em gastar até 1.000. menos até seria o ideal. Não sinto que ele está lento. Mas sim, meu desejo de deixar ele mais rápido e eficiente. Renovar o hardware e usar ele por mais tempo.
https://www.kabum.com.br/produto/91431/placa-de-video-vga-galax-nvidia-geforce-gt-1030-2gb-gddr5-64bits-30nph4hvq4st
Sera que essa PV aqui da conta do recado?

Se o link for pra um GT 1030, então ele é pior do que a Radeon RX 580 e não faz sentido a troca.

Se quiser aumentar a velocidade, compra um SSD M.2 NVMe e usa como o drive de boot (a princípio o Inspiron 5675 tem um slot NVMe livre e o Ryzen 5 suporta sem problemas), troca o processador pra um Ryzen 7 1XXX (porque o 5675 não suporta Ryzen de segunda geração) e/ou coloca mais um pente de RAM pra deixar rodando em dual channel.
O NVMe provavelmente é o que vai ter o maior impacto. Entre processador novo e mais memória RAM é difícil dizer sem saber como é o seu uso, mas ambos devem ajudar.

Placa de vídeo se jogo ou edição de gráficos for importante pra você, caso contrário, não tem muitos motivos pra trocar a placa agora.

2 curtidas

Ou placa placa tá errada ou essa quantidade de memória tá errada. Se de fato é uma RX580, eu faria o que Centauro falou acima.

Cara. O Windows 10/11 roda liso num FX-6300 com 2x4GB DDR3-666 e SSD SATA… Se tiver uma placa de vídeo, até jogo roda… é só tu não entopir de lixo na inicialização… (tipico usuário: deixa 500 programas iniciando com o computador e ai a culpa é do Windows.)

Primeiro, pra que tu usa o PC? Tem jogo no Linux?
Segundo. 2x8GB já ajudaria um tanto. Adicionar mais um SSD só aumentaria o espaço. Se for para guardar arquivos, pega um HD que é mais em conta.
Terceiro, de onde tu tirou uma RX 580 com 2GB de VRAM?

Que belo upgrade… RX 580 => GT 1030. Daria um bonus de -300% de desempenho de vídeo. hahaha

2 curtidas

Pois é, nao sei qual exatamente é a placa de video.
Acho que vou adicionar mais um pente de memoria e so.

É uma RX 560. E ainda assim a GT 1030 é inferior à sua.
Com os R$ 1.000,00, faça o que o @centauro disso, adicione mais 8Gb de RAM e um SSD NVMe:
RAM 16Gb (2 x 150,00 = 300,00) + SSD 500Gb (300,00) = R$ 600,00.
E você pode tentar vender o pente de memória que está no computador pra cobrir custos de frete (não é obrigatório, mas é ideal que ambos os pentes sejam iguais, pois o seu pente é de 2400MHz e ele vai limitar a velocidade da nova memória).
https://www.kabum.com.br/produto/176680/memoria-crucial-ballistix-8gb-2666mhz-ddr4-cl16-vermelho-bl8g26c16u4r
https://www.kabum.com.br/produto/127700/ssd-512-gb-xpg-s41-tuf-m-2-pcie-leitura-3500mb-s-e-gravacao-2400mb-s-agammixs41-512g-c

3 curtidas

Se ele não está lento e você consegue executar tudo o que deseja no momento, não precisa trocar nada agora. Guarde o dinheiro e aguarde por promoções, ai vai adquirindo novo hardware aos poucos para cobrir suas necessidades.

2 curtidas

Se não tiver pressa compre tudo pelo Aliexpress.

Sei lá essa de comprar tudo pelo AliExpress… se pegar taxa, sai próximo ou mais caro que aqui… e sem garantia.

1 curtida

Depende. Se você comprar de lojas oficiais do AliExpress de marcas que também vendem oficialmente aqui no Brasil (ADATA, Kingston, Lexar, etc.), costumam dar suporte numa boa caso você precise…

Sim, sim… nesse caso até é interessante… mas quando pega taxa… hahaha

Processador, RAM e SSD costumam passar sem taxa, por serem caixas bem pequenas. Claro, pode ter o azar de taxar, mas é bem baixo o risco.
Já placa-mãe e placa de vídeo é mais arriscado.

Ótimas sujeitões, mas é bom lembrar que antes de comprar um SSD M.2 NVMe, ele deve verificar se a placa mão suporta.

É possível instalar um SSD NVMe em qualquer computador de mesa, até mesmo em placas-mãe que não tenham slot M.2 dedicado (nesse caso você instala o SSD diretamente em um slot PCI Express com auxílio de um adaptador)…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.