Como manter o computador e internet ligados na falta de energia?

Pessoal, trabalho remoto e às vezes passo uns tempos na chácara dos meu pais. O problema é que lá em algumas épocas do ano, por conta das chuvas, a energia oscila um pouco e as vezes passa algumas horas sem eletricidade.

É uma área um pouco isolada e pra ter internet uso 2 rádios Intelbras WOM 5A e um modem Elsys Amplimax. Gostaria de algumas sugestões pra manter essa estrutura, que a meu ver consome pouco, e um notebook ligado por algumas horas (4 já bom, se der mais melhor) em caso de falta de energia.

Já dei uma pesquisada em nobreaks associados a bateria estacionária externa e até gerador a gasolina. Gostaria de opinião de vocês, se têm alguma sugestão ou experiência com algo parecido.

Não sei o teu orçamento, mas eu daria uma pesquisada em soluções de energia solar offgride (sistemas que usam bateria e não precisam de autorização da concessionária de energia).

Da para usar tanto sistemas sem painel solar que recarregam na energia da concessionária como ter uns 2 ou 3 painéis para manter o sistema sempre carregado e ainda economizar um pouco na conta de luz.

Valeu pela sugestão @Felipe_Silva. Não cheguei a mencionar o orçamento, mas não tenho um valor em mente, pretendo estudar as opções e implementar o que for mais em conta, levando em consideração que não seria algo de uso extremamente constante.

Essa ideia de ter o auxílio da placa solar é até interessante, visto que expandiria o tempo que consigo ficar sem energia não dependendo totalmente da bateria

Sistema off-grid é basicamente uma bateria e uma forma de alimentar o gerador sem depender da rede elétrica da companhia de energia.
O principal mesmo é a bateria e esse você escolhe o que couber no seu orçamento, espaço, tipo de combustível, etc.

Um exemplo seria:
https://www.amazon.com.br/Portátil-Proteção-Curto-circuito-Carregamento-americano/dp/B0C8BSRHCK
Esse você pode carregar usando painel solar ou espetando na tomada.
O importante é ver se a capacidade de output da bateria é compatível com o que os equipamentos que você quer ligar precisam.

a opção do @Felipe_Silva é a melhor, a outra é gerador como o @centauro mencionou ou gerador a diesel/gasolina mesmo.

a Honda vende no site dela geradores de energia a gasolina

Conforme mencionado, energia solar sempre é uma boa, o produto que o colega mencionou, acredito ser bem caro, talvez seja melhor procurar alternativas para montar separado, eu sigo um canal sobrevivencialista que fizeram exatamente isso com uma bateria comum de carro + um inversor e claro o painel solar, da uma olhada

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.